"Estamos perante um jogador que será um dos grandes avançados da próxima década no futebol mundial", disse Rui Costa no dia da apresentação de Darwin Núñez no Benfica. Contratado por 24 milhões de euros ao Almería, a verdade é que a expectativa sobre o avançado uruguaio era muita, mas no clube da Luz a escolha inicial era... Edinson Cavani.
Não veio o ex-PSG, veio Núñez, de apenas 21 anos. Chegou com o peso de ser o mais caro da história do Benfica, mas o mesmo Rui Costa quis retirar-lhe esse peso. O jovem uruguaio não acusou a pressão e depressa começou a dar nas vistas.
Primeiro com várias assistências, depois chegaram os golos. O futebol de Darwin não enganou e, mais uma vez pegando nas palavras de Rui Costa, se já havia interessados no avançado, a lista adensou-se com as exibições nestes primeiros meses no Benfica.
Colossos à espreita após brilho europeu
Sem estranheza é do país vizinho que surgem os principais observadores de Darwin Núñez. Barcelona e Real Madrid são, segundo a imprensa espanhola, os dois colossos do futebol europeu estão de olho no uruguaio, que tem também vindo a dar cartas ao serviço da sua seleção.
Também de Itália chegaram alguns relatos de que o Manchester City está também atento aos jogos realizados pelo atacante do Benfica. E não é para menos todo este 'cartel' atrás do futebolista de 21 anos. Afinal de contas, em 11 jogos na equipa orientada por Jorge Jesus, Darwin já apontou cinco golos e deu outros seis a marcar.
E é até na Europa que o internacional uruguaio tem dado nas vistas. Em três encontros realizados, Darwin marcou quatro golos e fez uma assistência. Com estes números, o avançado das águias tem, em média, um golo a cada... 48 minutos.
À procura da melhor época da carreira
Foi precisamente no ano passado que Darwin Núñez atingiu a época mais goleadora até aqui. Apesar da sua tenra idade, ao serviço do Almería, o uruguaio marcou 16 vezes em 32 encontros. Ou seja, contas fáceis de fazer, um golo a cada dois jogos.
Na sua primeira época fora do Uruguai, proveniente do Peñarol, o agora avançado do Benfica demonstrou todo o seu valor na II Liga espanhola e provou que merecia, claramente, outros voos. O mercado trouxe-o para a Luz e é agora ao serviço dos encarnados que tenta suplantar a época realizada em 2019/20.
Neste momento, recorde-se, Darwin Núñez encontra-se a recuperar da Covid-19 e não deverá alinhar esta segunda-feira no encontro entre o Marítimo e o Benfica, a contar para a 8.ª jornada da I Liga.