Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

"Pedro Marques voltou mais forte": O perfil da nova coqueluche do leão

Em exclusivo ao Desporto ao Minuto, Alexandre Santos, antigo treinador da equipa de sub-23 do Sporting, analisou a exibição não só do avançado, como também de Daniel Bragança e Matheus Nunes na goleada imposta ao Sacavenense.

"Pedro Marques voltou mais forte": O perfil da nova coqueluche do leão

O Sporting carimbou, esta segunda-feira, o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, ao golear o Sacavenense, por 7-1, numa partida que permitiu a Rúben Amorim adquirir a certeza de que jovens (e boas) opções não lhe faltam no plantel.

Uma delas é Pedro Marques, que tem vindo a realizar um arranque de temporada avassalador, e, depois de marcar quatro golos nos quatro primeiros jogos ao serviço da equipa B, bisou assim que foi chamado para junto dos 'graúdos', no Jamor.

Alexandre Santos trabalhou com o avançado ao serviço dos sub-23 do conjunto verde e branco, e, em exclusivo ao Desporto ao Minuto, disse não ter ficado "surpreendido" com aquilo que dele viu, após empréstimos a Dordrecht e Den Bosch, em 2019/20.

"O Pedro é um jogador que, ao longo dos últimos anos, tem vindo a participar na equipa principal. Mesmo na altura em que cheguei ao Sporting, ele tinha acabado de fazer um jogo para a Liga Europa. Depois, acabou por sair naturalmente, para encontrar forma de jogar com mais regularidade", recordou.

"Regressou ao Sporting, provavelmente, mais forte. Pelo menos, o campeonato que está a fazer pela equipa B e o rendimento que teve ontem, derivado da produção ofensiva que a equipa estava a ter, é revelador daquilo que ele gosta de fazer, que é marcar golos, estar perto da área e ser muito oportunista", acrescentou.

O agora treinador do Alverca avisa, no entanto, que assegurar um lugar assíduo na equipa principal não será fácil: "O facto de ter entrado e marcado não significa automaticamente que consiga ocupar o espaço de outros. Significa que a oportunidade foi bem aproveitada por quem entrou".

"Daniel Bragança tem tudo para ser um jogador de referência"

Outra das figuras da noite no conjunto leonino foi Daniel Bragança. O médio de 21 anos, que na temporada transata representou o Estoril a título de empréstimo, entrou para o lugar de Antunes ao intervalo, e comandou as operações no meio-campo, colocando toda a "qualidade" que lhe é reconhecida em prática.

"Tem tudo para ser um jogador de referência no Sporting. Este ano, tem sido jogador da equipa principal, e isso satisfaz-me muito, porque é sinal que o Rúben entende que o Daniel Bragança tem as qualidades para pertencer e jogar bem. Tem-no feito quando entra, como contra o Gil Vicente, em que fez uma grande assistência. Fico contente", afirmou Alexandre Santos.

E Matheus Nunes na ala direita?

A entrada de Daniel Bragança acabou, de resto, por provocar uma 'manobra' inesperada por parte de Rúben Amorim, que 'empurrou' Matheus Nunes para o lado direito da defesa, fazendo Cristian Borja regressar ao lado esquerdo, que, até ao final da primeira parte, vinha a ser ocupado por Antunes.

Na opinião do treinador do Alverca, este é um sinal, não só de que "os jogadores entendem o que o treinador pretende para as várias posições", como também que o luso-brasileiro "é um jogador, taticamente, muito inteligente", que "sabe cumprir com o que o treinador lhe pede para as diferentes posições".

"Não me admira, porque ele sempre se destacou por ser muito equilibrado defensiva e ofensivamente. Isso ajuda a cumprir qualquer posição. Acabou por fazer um bom jogo e cumprir muito bem naquela posição, com muita dinâmica ofensiva, o que também privilegiou a capacidade que tem de assistir e ver linhas de passe", completou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório