Sporting goleia e 'Saca' o apuramento para os '16-avos' da Taça

Leões derrotaram o Sacavenense, por 7-1, e ficam, agora, à espera de conhecer o adversário que terão pela frente na próxima eliminatória da prova-rainha do futebol nacional.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
23/11/2020 23:08 ‧ 23/11/2020 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Taça de Portugal

O Sporting carimbou, esta segunda-feira, o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, ao golear o Sacavenense, por 7-1, no estádio do Jamor, num encontro que teve sempre na ‘mão’.

Sebastian Coates, Pedro Marques (ambos com bis), Nuno Santos, Jovane Cabral e Gonçalo Inácio foram os autores dos golos que permitiram ao clube de Alvalade chegar à quinta vitória consecutiva. Iaquinta marcou o golo de honra para os visitados.

Ritmo de treino chegou e sobrou

O Sporting sabia que iria ter pela frente um Sacavenense empenhado em adiar o golo o máximo possível para, eventualmente, operar uma surpresa, pelo que optou por um jogo de paciência, fazendo a bola circular com critério, em busca de espaços.

E a verdade é que os homens de Rúben Amorim não poderiam desejar melhor início, uma vez que chegaram à vantagem logo ao terceiro minuto de jogo, quando Nuno Santos atirou para o fundo da baliza, a passe de Jovane Cabral.

As oportunidades foram-se sucedendo em catadupa, e, depois de o conjunto do Campeonato de Portugal ensaiar uma tímida resposta, os leões voltaram a fazer ‘estragos’. Nuno Santos mudou de ‘papel’ e, após asneira da defesa adversária, assistiu Sebastian Coates para o 2-0.

Aos 32 minutos, Jovane Cabral vez o terceiro golo da noite, na cobrança de uma grande penalidade que suscitou protestos dos adversários, e, em cima do intervalo, Nuno Santos ainda marcou, mas Hélder Malheiro anulou (bem) o lance por posição irregular do extremo.

Sacavenense fez pelo momento de glória

A segunda parte arrancou, precisamente, da mesma maneira do que a primeira. Apenas dois minutos após o regresso dos balneários, Nuno Santos cruzou para o coração da grande área, onde apareceu o capitão Sebastian Coates a bisar de cabeça.

Desta feita, o Sacavenense conseguiu impor uma resposta mais contundente, e, depois de Diogo Pinto realizar o primeiro remate dos homens da casa, aos 49 minutos, Iaquinta aproveitou uma desatenção da defesa leonina para reduzir a desvantagem no marcador.

Daí em diante, o jogo ‘quebrou’ e adquiriu, por vezes, um ritmo frenético, com diversas oportunidade, particularmente, do Sporting, que selaria o resultado final já bem perto do final, graças a um bis de Pedro Marques e a um golo de Gonçalo Inácio.

O Sporting assegura, assim, o apuramento para os 16-avos-de-final da Taça de Portugal, e fica à espera de conhecer o adversário que terá pela frente. O sorteio, recorde-se, está agendado para a próxima quarta-feira.

Momento do jogo: O cabeceamento imperial de Sebastian Coates não poderia ter chegado em melhor altura. Após sofrer o primeiro golo, o Sacavenense reagiu e, aos poucos, foi-se aproximando da baliza de Luís Maximiano. No entanto, o tento do uruguaio ‘matou’ o jogo.

Acompanhamento

90' - Apito final no Jamor. O Sporting goleia o Sacavenense, por 7-1, e garante o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.

90+2' - GOOOOOLOOOO do Sporting! Após cruzamento certeiro de Bruno Tabata, Gonçalo Inácio atirou para o 7-1.

90' - GOOOOOLOOOOO do Sporting! É de Pedro Marques, jovem avançado que saiu 'endiabrado' do banco!

86' - GOOOOOLOOOOOO do Sporting! Pedro Marques, a cruzamento de Matheus Nunes, cabeceou para o quinto dos leões no Jamor.

81' - Grande oportunidade de golo para o Sacavenense! Yuk, de ângulo apertado, atirou para uma defesa atenta de Luís Maximiano.

79' - Rui Gomes esgota as substituições. Sai Iaquinta, autor do único golo dos visitados, e entra Luís Silva.

72' - Mais mexidas no Sporting. Entram Pedro Marques e João Palhinha, para o lugar de Nuno Santos e Andraz Sporar.

67' - Mais uma grande oportunidade para o Sporting! Gonçalo Inácio, de cabeça, acertou em cheio na trave.

64' - O Sacavenense promove mais substituições. Saem Didi e Ricardo Santos, entram Guilherme Silva e Yannick Medina.

62' - O Sporting esteve à beira do quinto! Matheus Nunes cruzou para João Mário, que, de cabeça, atirou ligeiramente ao lado do alvo.

59' - Rui Gomes promove as primeiras alterações da noite. Entram Rogério Varela e Yuk Jinyoung, saem Saavedra e Léo Mofreita. Rúben Amorim também mexe e lança Bruno Tabata para o lugar de Jovane Cabral.

Assim foi o golo de Iaquinta que surpreendeu o Sporting

53' - GOOOOOOLOOOOO do Sacavenense! Iaquinta aproveitou um erro da defesa leonina para atirar para o fundo das redes.

49' - Aí está o primeiro remate do Sacavenense. Daniel Pinto resistiu à pressão de Daniel Bragança e, de fora da grande área, atirou por cima do alvo.

Foi assim que os leões chegaram ao 4-0 no Jamor

47' - GOOOOOOLOOOOO do Sporting! Sebastian Coates bisa na partida, graças a mais um cruzamento certeiro de Nuno Santos.

46' - Os jogadores de Sacavenense e Sporting estão de volta ao relvado. Hélder Malheiro apita para o reatar da partida da terceira eliminatória da Taça de Portugal. Rúben Amorim aproveita para mexer e lança Daniel Bragança para o lugar de Antunes.

45' - Termina a primeira parte no Jamor. O Sporting recolhe aos balneários em vantagem sobre o Sacavenense graças aos golos de Nuno Santos, Sebastian Coates e Jovane Cabral.

44' - Golo anulado ao Sporting! Nuno Santos colocou a bola no fundo das redes, mas estava adiantado na altura em que recebe o passe de Jovane Cabral.

42' - Quase que o Sporting faz o quarto! João Mário, com um grande remate à entrada da grande área, fez a bola passar a milímetros da barra da baliza adversária.

37' - Mais um cartão amarelo. Desta feita, para o capitão João Job, por travar um contra-ataque perigoso conduzido por Jovane Cabral.

Eis o polémico lance que origina o terceiro golo da noite

32' - GOOOOOOLOOOOO do Sporting! Jovane Cabral não vacila e atira para o 3-0. Tiago Mota ainda se lançou para o lado certo, mas não conseguiu lá chegar.

31' - Grande penalidade assinalada a favor do Sporting! Iaquinta derrubou Sporar e Hélder Malheiro apontou de imediato para a marca dos 11 metros.

26' - GOOOOOOLOOOOO do Sporting! Nuno Santos cruzou e Sebastián Coates, com um cabeceamento imperial, atirou para o 2-0 a favor dos leões.

25' - Hélder Malheiro exibe o primeiro cartão amarelo da noite. É para Ricardo Santos, que pisou o calcanhar de Sporar quando o avançado do Sporting tentava rodar para a baliza.

23' - O Sacavenense esboça uma tímida resposta. Após canto cobrado a partir do lado direito do ataque, Ricardo Santos foi às alturas cabecear para uma defesa simples de Luís Maximiano.

17 ' - Mais uma oportunidade para os leões! Tiago Mota, com uma bela defesa, desviou um 'míssil' de João Mário à entrada da grande área.

14' - Esteve à vista o segundo golo do Sporting! Um lance em tudo semelhante ao do tento inicial. A passe de Jovane Cabral, Nuno Santos acertou em cheio no poste.

Não perca as imagens do madrugador golo leonino

3' - GOOOOOLOOOOO do Sporting! Após um belo passe de Jovane Cabral, Nuno Santos desviou para o fundo das redes e quebrou o nulo no Jamor.

0' - Hélder Malheiro dá o apito inicial no Jamor. Já se joga o Sacavenense-Sporting.

'Onzes'

Sacavenense: Tiago Mota; Bebé, Ricardo Santos, Duque, André Pires; Job, Pinto; Léo Mofreita, Saavedra, Didi; Iaquinta

Sporting: Luís Maximiano; Borja, Gonçalo Inácio, Luís Neto, Coates, Antunes; Matheus Nunes, João Mário; Nuno Santos, Jovane Cabral e Sporar.

Antevisão

Com a paragem para compromissos internacional devidamente ultrapassada, o Sporting prepara-se para regressar à competição já esta segunda-feira, diante do Sacavenense, em partida referente à terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Um encontro que, por motivos ligados à transmissão televisiva, terá lugar no estádio do Jamor, o que permitirá aos leões tomar o gosto ao palco da final, onde Emanuel Ferro assumiu querer estar em maio do próximo ano.

O conjunto verde e branco chega a esta fase da prova-rainha do futebol nacional num bom momento, fruto de quatro vitórias consecutivas, mas já sabe que não poderá contar com Pedro Gonçalves, principal figura na presente temporada, que se encontra a recuperar de lesão.

O Sacavenense-Sporting será ajuizado pelo árbitro Hélder Malheiro, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 21h15 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Ayrton Senna

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas