Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Sporting goleia e 'Saca' o apuramento para os '16-avos' da Taça

Leões derrotaram o Sacavenense, por 7-1, e ficam, agora, à espera de conhecer o adversário que terão pela frente na próxima eliminatória da prova-rainha do futebol nacional.

Sporting goleia e 'Saca' o apuramento para os '16-avos' da Taça

O Sporting carimbou, esta segunda-feira, o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, ao golear o Sacavenense, por 7-1, no estádio do Jamor, num encontro que teve sempre na ‘mão’.

Sebastian Coates, Pedro Marques (ambos com bis), Nuno Santos, Jovane Cabral e Gonçalo Inácio foram os autores dos golos que permitiram ao clube de Alvalade chegar à quinta vitória consecutiva. Iaquinta marcou o golo de honra para os visitados.

Ritmo de treino chegou e sobrou

O Sporting sabia que iria ter pela frente um Sacavenense empenhado em adiar o golo o máximo possível para, eventualmente, operar uma surpresa, pelo que optou por um jogo de paciência, fazendo a bola circular com critério, em busca de espaços.

E a verdade é que os homens de Rúben Amorim não poderiam desejar melhor início, uma vez que chegaram à vantagem logo ao terceiro minuto de jogo, quando Nuno Santos atirou para o fundo da baliza, a passe de Jovane Cabral.

As oportunidades foram-se sucedendo em catadupa, e, depois de o conjunto do Campeonato de Portugal ensaiar uma tímida resposta, os leões voltaram a fazer ‘estragos’. Nuno Santos mudou de ‘papel’ e, após asneira da defesa adversária, assistiu Sebastian Coates para o 2-0.

Aos 32 minutos, Jovane Cabral vez o terceiro golo da noite, na cobrança de uma grande penalidade que suscitou protestos dos adversários, e, em cima do intervalo, Nuno Santos ainda marcou, mas Hélder Malheiro anulou (bem) o lance por posição irregular do extremo.

Sacavenense fez pelo momento de glória

A segunda parte arrancou, precisamente, da mesma maneira do que a primeira. Apenas dois minutos após o regresso dos balneários, Nuno Santos cruzou para o coração da grande área, onde apareceu o capitão Sebastian Coates a bisar de cabeça.

Desta feita, o Sacavenense conseguiu impor uma resposta mais contundente, e, depois de Diogo Pinto realizar o primeiro remate dos homens da casa, aos 49 minutos, Iaquinta aproveitou uma desatenção da defesa leonina para reduzir a desvantagem no marcador.

Daí em diante, o jogo ‘quebrou’ e adquiriu, por vezes, um ritmo frenético, com diversas oportunidade, particularmente, do Sporting, que selaria o resultado final já bem perto do final, graças a um bis de Pedro Marques e a um golo de Gonçalo Inácio.

O Sporting assegura, assim, o apuramento para os 16-avos-de-final da Taça de Portugal, e fica à espera de conhecer o adversário que terá pela frente. O sorteio, recorde-se, está agendado para a próxima quarta-feira.

Momento do jogo: O cabeceamento imperial de Sebastian Coates não poderia ter chegado em melhor altura. Após sofrer o primeiro golo, o Sacavenense reagiu e, aos poucos, foi-se aproximando da baliza de Luís Maximiano. No entanto, o tento do uruguaio ‘matou’ o jogo.

Acompanhamento

90' - Apito final no Jamor. O Sporting goleia o Sacavenense, por 7-1, e garante o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.

90+2' - GOOOOOLOOOO do Sporting! Após cruzamento certeiro de Bruno Tabata, Gonçalo Inácio atirou para o 7-1.

90' - GOOOOOLOOOOO do Sporting! É de Pedro Marques, jovem avançado que saiu 'endiabrado' do banco!

86' - GOOOOOLOOOOOO do Sporting! Pedro Marques, a cruzamento de Matheus Nunes, cabeceou para o quinto dos leões no Jamor.

81' - Grande oportunidade de golo para o Sacavenense! Yuk, de ângulo apertado, atirou para uma defesa atenta de Luís Maximiano.

79' - Rui Gomes esgota as substituições. Sai Iaquinta, autor do único golo dos visitados, e entra Luís Silva.

72' - Mais mexidas no Sporting. Entram Pedro Marques e João Palhinha, para o lugar de Nuno Santos e Andraz Sporar.

67' - Mais uma grande oportunidade para o Sporting! Gonçalo Inácio, de cabeça, acertou em cheio na trave.

64' - O Sacavenense promove mais substituições. Saem Didi e Ricardo Santos, entram Guilherme Silva e Yannick Medina.

62' - O Sporting esteve à beira do quinto! Matheus Nunes cruzou para João Mário, que, de cabeça, atirou ligeiramente ao lado do alvo.

59' - Rui Gomes promove as primeiras alterações da noite. Entram Rogério Varela e Yuk Jinyoung, saem Saavedra e Léo Mofreita. Rúben Amorim também mexe e lança Bruno Tabata para o lugar de Jovane Cabral.

Assim foi o golo de Iaquinta que surpreendeu o Sporting

53' - GOOOOOOLOOOOO do Sacavenense! Iaquinta aproveitou um erro da defesa leonina para atirar para o fundo das redes.

49' - Aí está o primeiro remate do Sacavenense. Daniel Pinto resistiu à pressão de Daniel Bragança e, de fora da grande área, atirou por cima do alvo.

Foi assim que os leões chegaram ao 4-0 no Jamor

47' - GOOOOOOLOOOOO do Sporting! Sebastian Coates bisa na partida, graças a mais um cruzamento certeiro de Nuno Santos.

46' - Os jogadores de Sacavenense e Sporting estão de volta ao relvado. Hélder Malheiro apita para o reatar da partida da terceira eliminatória da Taça de Portugal. Rúben Amorim aproveita para mexer e lança Daniel Bragança para o lugar de Antunes.

45' - Termina a primeira parte no Jamor. O Sporting recolhe aos balneários em vantagem sobre o Sacavenense graças aos golos de Nuno Santos, Sebastian Coates e Jovane Cabral.

44' - Golo anulado ao Sporting! Nuno Santos colocou a bola no fundo das redes, mas estava adiantado na altura em que recebe o passe de Jovane Cabral.

42' - Quase que o Sporting faz o quarto! João Mário, com um grande remate à entrada da grande área, fez a bola passar a milímetros da barra da baliza adversária.

37' - Mais um cartão amarelo. Desta feita, para o capitão João Job, por travar um contra-ataque perigoso conduzido por Jovane Cabral.

Eis o polémico lance que origina o terceiro golo da noite

32' - GOOOOOOLOOOOO do Sporting! Jovane Cabral não vacila e atira para o 3-0. Tiago Mota ainda se lançou para o lado certo, mas não conseguiu lá chegar.

31' - Grande penalidade assinalada a favor do Sporting! Iaquinta derrubou Sporar e Hélder Malheiro apontou de imediato para a marca dos 11 metros.

26' - GOOOOOOLOOOOO do Sporting! Nuno Santos cruzou e Sebastián Coates, com um cabeceamento imperial, atirou para o 2-0 a favor dos leões.

25' - Hélder Malheiro exibe o primeiro cartão amarelo da noite. É para Ricardo Santos, que pisou o calcanhar de Sporar quando o avançado do Sporting tentava rodar para a baliza.

23' - O Sacavenense esboça uma tímida resposta. Após canto cobrado a partir do lado direito do ataque, Ricardo Santos foi às alturas cabecear para uma defesa simples de Luís Maximiano.

17 ' - Mais uma oportunidade para os leões! Tiago Mota, com uma bela defesa, desviou um 'míssil' de João Mário à entrada da grande área.

14' - Esteve à vista o segundo golo do Sporting! Um lance em tudo semelhante ao do tento inicial. A passe de Jovane Cabral, Nuno Santos acertou em cheio no poste.

Não perca as imagens do madrugador golo leonino

3' - GOOOOOLOOOOO do Sporting! Após um belo passe de Jovane Cabral, Nuno Santos desviou para o fundo das redes e quebrou o nulo no Jamor.

0' - Hélder Malheiro dá o apito inicial no Jamor. Já se joga o Sacavenense-Sporting.

'Onzes'

Sacavenense: Tiago Mota; Bebé, Ricardo Santos, Duque, André Pires; Job, Pinto; Léo Mofreita, Saavedra, Didi; Iaquinta

Sporting: Luís Maximiano; Borja, Gonçalo Inácio, Luís Neto, Coates, Antunes; Matheus Nunes, João Mário; Nuno Santos, Jovane Cabral e Sporar.

Antevisão

Com a paragem para compromissos internacional devidamente ultrapassada, o Sporting prepara-se para regressar à competição já esta segunda-feira, diante do Sacavenense, em partida referente à terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Um encontro que, por motivos ligados à transmissão televisiva, terá lugar no estádio do Jamor, o que permitirá aos leões tomar o gosto ao palco da final, onde Emanuel Ferro assumiu querer estar em maio do próximo ano.

O conjunto verde e branco chega a esta fase da prova-rainha do futebol nacional num bom momento, fruto de quatro vitórias consecutivas, mas já sabe que não poderá contar com Pedro Gonçalves, principal figura na presente temporada, que se encontra a recuperar de lesão.

O Sacavenense-Sporting será ajuizado pelo árbitro Hélder Malheiro, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 21h15 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório