Já lá vão 20 anos desde que Luís Figo surpreendeu o mundo ao trocar o Barcelona pelo Real Madrid, mas a 'galáctica' experiência continua a dar que falar, ainda que quem a viveu por perto tenha uma perceção bastante diferente.
É o caso de Emmanuel Amunike, antigo internacional nigeriano que partilhou balneário com o português no Sporting na temporada 1994/95, que, em entrevista concedida ao jornal espanhol As, revelou como encarou a situação.
"Não me surpreendeu, porque há que perceber por que deixou o Barcelona, que também lhe deu muito, pelo Real Madrid. Os dirigentes nunca assumem as culpas quando as coisas acontecem", começou por dizer o ex-avançado, agora com 49 anos.
"Figo saiu, não porque não estivesse satisfeito, mas sim devido ao assunto da renovação com o Barcelona. Não lhe ofereceram aquilo que o Real Madrid e Florentino [Pérez] lhe ofereceram", acrescentou.
Emmanuel Amunike não pensou, de resto, antes de eleger o ex-avançado português como o melhor jogador com quem partilhou balneário, apesar de ter jogado com craques como "Ronaldo, Rivaldo, Guardiola ou Stoichkov".
"Fico-me com o Figo, não só porque coincidi com ele no Sporting e vivemos muitas experiências juntos, mas também porque é especial", rematou.