Powered bySolverde
Disclaimer

"City ou Gil? A preparação do jogo é sempre feita para ganhá-lo"

Dragões recebem, neste sábado, os gilistas, numa partida relativa à quinta jornada da Liga portuguesa.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
23/10/2020 14:03 ‧ 23/10/2020 por Notícias Ao Minuto

Desporto

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição fez esta sexta-feira a antevisão da partida de amanhã frente ao Gil Vicente, lamentando o pouco tempo que tem para trabalhar a equipa e os reforços, mas mostrando-se empenhado em responder com uma vitória ao mau momento vivido pelos azuis e brancos (duas derrotas e um empate).

Numa longa exposição, o técnico analisou ainda reforços e sistemas de jogo, dando a entender que, em breve, todo o grupo de trabalho se apresentará mais coeso.  Confira o essencial das palavras do técnico.

 

TaremiO Taremi é um excelente jogador, que se movimenta muito bem no último terço. Ele treinou meia dúzia de dias comigo e foi para a seleção. Estive sem ele 15 dias. Voltou agora e não posso treinar com ele. Conhece o campeonato, mas entrar na dinâmica da equipa é outra coisa. Ele tem entrado quase sempre. O Toni Martínez trabalhou comigo 15 dias na preparação do jogo com o Sporting. O Taremi esteve um dia comigo. E acham estranho que tenha sido o Toni Martínez a entrar primeiro? Sou verdadeiramente intratável quando perco. Não gosto de perder. Acha que eu quero perder? Não meto o Taremi porque gosto de perder? Não faz sentido.

4-4-2 na primeira época. Marega agora a jogar sozinho baixa de rendimento. Opção tática ou avançados ainda estão longe do pretendido: Não podemos olhar só para os avançados. Temos de olhar para os alas e para o duplo pivot. Quando jogava em 4-4-2 sentia que jogava com quatro médios. Não posso jogar em 4-2-4. O Otávio é um ala diferente do Luís Díaz. Se meter o Otávio ou o Luís Díaz no lado esquerdo vão dar coisas diferentes ao jogo. O Otávio funciona mais como médio e o Díaz como avançado.

OtávioTemos alguns problemas físicos. Mais vale jogar de três em três dias do que ficar fechados em casa por causa da pandemia. A pré-época foi muito curta para preparar jogadores para 70 jogos. O Luís Díaz em princípio está fora. O Otávio vamos reavaliar. Tem um problema muscular.

Sistema em Manchester pode ser padrão para o futuro: Os treinadores têm uma forma de ver o jogo e não abdicam do sistema. O sistema é a base para as dinâmicas. Pensámos que a melhor estratégia para o jogo que nos faria mais perigosos a atacar. Não foi pensar em meio jogo. É arranjar soluções para não sofrermos e termos soluções para atacar e ganhar o jogo. Já joguei assim algumas vezes. Não estou a falar de mudar de 4-4-2 para 4-3-3... isso é básico. Defender com três defesas, não cinco, já requer outro trabalho. A preparação do jogo é sempre feita para ganhá-lo. Jogar em casa, para o campeonato, é diferente do que jogar em Manchester com o City.

Gil Vicente - três jogos sem perder: É uma equipa que ainda não perdeu, salvo erro só sofreu um golo. É uma equipa bem organizada e que defensivamente se organiza num 5-4-1. Os alas quando ganham a bola transformam-se em três atacantes. É uma equipa interessante com uma dinâmica interessante. Cabe-nos a nós levar o jogo para onde nós queremos e sentirmo-nos confortáveis no jogo, sendo muito fortes ofensivamente e equilibrados defensivamente

Quanto tempo para os reforços estarem confortáveis e ambientados: O tempo agora é pouco. Quando tenho o grupo à disposição os jogadores e trabalho com eles um ou dois dias... Houve jogadores que trabalharam um dia e tivemos o jogo com o Sporting. Não posso querer resultados imediatos com o que são jogadores que estão há três ou quatro dias a trabalhar. Mas há a pressão da conquista dos três pontos. Entre o jogo do Sporting e do City houve muito pouco tempo para trabalhar. Pouco tempo de recuperação agora para irmos para o Gil Vicente. Aos poucos vamos passando a mensagem. Até à próxima paragem de seleções vamos ter mais cinco jogos, uns em cima dos outros. Estamos confortáveis no jogo e com um resultado positivo, é altura de pôr um jogador... 

O FC Porto, este ano, tem de jogar o triplo para revalidar o título?: Não tem de jogar o triplo. Tem de encontrar soluções para ganhar jogos. Pode ser jogar ligeiramente diferente. Em muitos jogos do ano passado, jogámos muito. Jogar acima disso... Pode fazer-se, podemos atingir esse nível competitivo, mas constantemente jogar assim... Houve jogos muito interessantes o ano passado. Este ano temos de encontrar nuances para surpreender os adversários.

Sem tempo para treinar, foco é recuperação física e emocional?: Isto é correr atrás do tempo. Entre análises de adversários, dos jogos que fizemos e preparar o próximo. Temos um dia para trabalhar um bocadinho a estratégia para o jogo de amanhã. Não é fácil. Uma coisa é estarmos parado ali no quadro. Eu gosto é da dinâmica no treino. O quadro e o vídeo é bom, mas eu acho que o importante é no campo, é pisarem o espaço. No quadro é tudo muito bonito e fácil. No campo é que eu gosto. Tem o espaço físico. Ultimamente ouço conferências com um português tão mau.

Jogadores emprestados: Como eu disse, não é fácil chegar ao FC Porto e entrar de caras. Entrava o Ronaldo, o Messi e uma dúzia de jogadores. Mas não é o caso. Vieram jogadores de realidades diferentes, de outro país... É normal que haja um período de adaptação que contrasta com a exigência de vitórias. Ouvi dizerem que sou um treinador conservador. O que é isso? Eu nem nas contas sou conservador. Nas primeiras jornadas pus os jogadores que me deram confiança. São jogadores que jogam comigo há anos. Vocês até apelidaram o FC Porto de rolo compressor pelos golos que fazia. Eu jogo para ganhar sempre, isto não é ser conservador. 

Três jogos sem vencer. Como se dá a volta?: Ganhando amanhã. É o primeiro passo para se dar a volta. Não podemos andar a trabalhar mais ou menos ou estar motivados ou não por um resultado. Sabemos do nosso caminho e sabemos que não vai ser sempre um mar de rosas. Cabe-nos ter confiança no trabalho e no que os jogadores podem fazer. E ir à luta. Olhando para o que foi a situação de perda de pontos, foi em casa de um rival. Em muitos momentos direi que fomos um grande FC Porto em Alvalade e temos também a ideia que fizemos o mesmo com o City. Não vivemos de vitórias morais, vivemos de pontos. A melhor maneira de dar a volta é ganhar.

Cinco pontos de atraso à quinta jornada: Não é uma questão de preocupação, é achar que não devíamos ter perdido ou cinco pontos. Pensar que por um motivo ou outro perdemos podemos mas que são recuperáveis. Isto é uma maratona. Exigentes como somos, não queremos deixar pontos mesmo que seja no início de campeonato. Cabe-nos a nós ir atrás. Amanhã temos a possibilidade de voltarmos às vitórias e de uma forma sólida que é o que quero da minha equipa.

Gil Vicente - resposta depois da Champions: Acho que o resultado nos deve motivar. Lutamos por objetivos claros e não temos de andar ao sabor dos resultados. Sabemos o que é o nosso trabalho diário e sabemos que o jogo da Liga dos Campeões é passado. Foi analisado esse jogo e agora queremos concentrar-nos no jogo de amanhã. A dinâmica e os princípios de equipa estão sempre lá, podem variar por uma situação ou outra, ou pelo adversário, mas a nossa forma de jogar e dinâmica está sempre lá.

Antevisão: Depois do desaire para a jornada inaugural da Liga dos Campeões, diante do Manchester City, por 1-3, os dragões voltam este sábado à ação, desta feita para a 5.ª ronda da I Liga, para um duelo frente ao Gil Vicente. 

Com sete pontos na classificação, o FC Porto situa-se agora a cinco do líder Benfica.

A partir das 13h15, no centro de treinos do Olival, Sérgio Conceição fará a antevisão a esta partida.

Confira as declarações do técnico azul e branco na página do Desporto ao Minuto. 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morte inesperada de Diogo Jota dias após casamento. "Dia inesquecível"

Diogo Jota

Morte inesperada de Diogo Jota dias após casamento. "Dia inesquecível"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Fórmula 1

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas