Meteorologia

  • 01 MARçO 2021
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 18º

Edição

Cláudia Neto aponta aos seis pontos na dupla jornada com o Chipre

A capitã da seleção portuguesa de futebol feminino, Cláudia Neto, colocou o objetivo da dupla jornada com o Chipre, a contar para a fase de apuramento para o Europeu, na obtenção dos seis pontos.

Cláudia Neto aponta aos seis pontos na dupla jornada com o Chipre

"Estamos motivadas e contentes de poder estar outra vez a competir. Estamos confiantes, queremos os seis pontos nesta dupla jornada e isso é o mais importante. Estar tanto tempo paradas, sem competir, é difícil, mas temos de ser superiores a isso", afirmou, em declarações à Lusa.

A equipa das 'quinas' parte hoje para Larnaca, onde joga na sexta-feira, a partir das 19:00 (17:00, em Lisboa), recebendo a seleção cipriota quatro dias depois, pelas 18:00, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.

"Começámos agora a nossa preparação e tem corrido bem. As expectativas são boas. Sabemos que vai ser um jogo difícil e competitivo. Somos favoritas, mas temos de mostrar a nossa superioridade em campo. Estamos a preparar-nos da melhor maneira possível para chegar lá e fazer um bom resultado", assegurou, perspetivando a primeira partida.

A fase final do Campeonato Europeu, a disputar-se em Inglaterra, deveria ocorrer no verão de 2021, mas acabou adiada para julho de 2022, devido à pandemia de covid-19, que 'parou' as competições de futebol feminino durante vários meses e trouxe novas regras e adaptações no seio das equipas.

"Já estamos habituadas. São as regras normais que nos são exigidas, da higiene e dos testes à covid. Já é um processo natural, não influencia em nada. É só o facto de termos estado muito tempo paradas, sem competir, mas temos de nos adaptar da melhor maneira possível", frisou.

Cláudia Neto, de 32 anos, conta com 128 internacionalizações, sendo uma das futebolistas mais experientes na seleção portuguesa feminina. A centrocampista procura transmitir a sua "experiência e sabedoria" às atletas mais jovens, como são os casos de Maria Negrão (16 anos), Alicia Correia (17), Andreia Jacinto (18) ou Telma Encarnação (19), entre outras.

"São miúdas com muita qualidade, jovens com grande projeção. Claro que lhes tento transmitir a minha experiência e sabedoria, tal como a minha confiança, para que possam também jogar contra o Chipre e contribuírem com bom futebol, que qualidade têm bastante", expressou.

A viver uma nova experiência na carreira, tendo trocado esta temporada as alemãs do Wolfsburgo pela Fiorentina, de Itália, Cláudia Neto almeja a conquista de "outro campeonato noutro país diferente", que apresenta um futebol "não tão físico, um pouco mais tático".

Portugal ocupa a terceira posição no Grupo E de qualificação, com quatro pontos, atrás da Escócia, que tem seis, e da líder Finlândia, com 10, mas mais dois encontros realizados. Albânia, com três, segue em quarto, enquanto o Chipre, em último, ainda não somou qualquer ponto.

Apuram-se para a fase final os vencedores de cada grupo mais os três segundos classificados com melhores resultados face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto no seu grupo.

Os restantes segundos vão disputar um 'play-off' em data a definir, para assegurar as últimas três vagas na fase final.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório