Equipa que ganha não se mexe. A frase não é de Jorge Jesus, mas bem podia ser. O técnico do Benfica lançou apenas Vertonghen para o eixo da defesa, em relação ao último encontro frente ao Farense. Já Mário Silva revolucionou quatro peças do seu xadrez, todas do meio-campo para cima. E a verdade é que o Rio Ave começou muito cedo a ver a sua estratégia a ir por água abaixo.
Luca Waldschmidt marcou logo aos seis minutos e adiantou o Benfica no estádio dos Arcos. Seguiram-se mais dois golos, um de Darwin e outro novamente de Waldschmidt, mas ambos foram anulados por posição irregular. O Rio Ave agradecia o adiantamento dos avançados do Benfica, uma vez que não estava a conseguir responder à superioridade demonstrada pelos encarnados.
A equipa de Vila Conde somava erros defensivos e esses, ao mais alto nível, pagam-se caro. Não contou à segunda contou à terceira para Waldschmidt. Em cima do intervalo, o alemão, assistido por Darwin Nuñez fez balançar as redes e chegou ao bis nos Arcos. Foi de resto a quarta assistência para o uruguaio e o quarto golo para Waldschmidt com a camisola encarnada.
No segundo tempo, a toada ofensiva do Benfica manteve-se, apesar de um ligeiro crescimento da equipa do Rio Ave. Porém, a equipa vilacondense esteve longe de conseguir ameaçar com reais argumentos a formação encarnada. Sempre muito desinspirado, o Rio Ave viu o Benfica novamente partir em busca de mais um golo e se na primeira parte foram anulados golos, nesta segunda parte foi revertida uma grande penalidade.
João Pinheiro tinha assinalado falta de Aderllan sobre Darwin Nuñez, mas o VAR anulou a decisão e o jogo seguiu. Não de penálti, foi de jogo corrido que, com naturalidade, chegou o 3-0. Dono e senhor do jogo, o Benfica sentenciou a partida com um golo de Gabriel. Os três pontos acabaram assim por ser levados para Lisboa e o conjunto de Jorge Jesus é assim a única equipa só com vitórias na I Liga. As águias lideram o campeonato com 12 pontos em quatro jogos, enquanto o Rio Ave procura ainda o primeiro triunfo. Os vilacondenses têm apenas três pontos, fruto de três empates.
_______________________________________________________________________________________
90+4'- FINAL DO JOGO! O Benfica vence o Rio Ave por 3-0 na 4.ª jornada da I Liga e é líder isolado do campeonato com 12 pontos.
90+2'- Cartão amarelo para Weigl.
89'- Ainda se joga em Vila do Conde, mas o vencedor do encontro parece estar encontrado... Muito pouco Rio Ave esta noite para um Benfica em dia sim.
Fique com as imagens do golo de Gabriel
84'- GOLOOOOOOOOOO DO BENFICA!!! MARCA GABRIEL! Seferovic falha o cabeceamento, após cruzamento de Pizzi, e o médio brasileiro faz o terceiro das águias.
82'- Substituição no Benfica: Sai Darwin e entra Seferovic.
79'- Cartão amarelo para Gilberto.
78'- GABRIELZINHO! O Rio Ave muito perto do golo! Ronan colocou em Gabrielzinho e Gilberto cortou na hora H para canto!
76'- Diego Lopes e Gabrielzinho entram no Rio Ave. Saem Lucas Piazón e Carlos Mané. Estão esgotadas as substituições na equipa vilacondense.
70'- VAR REVERTE GRANDE PENALIDADE! Afinal, não há falta de Aderllan sobre Darwin.
69'- O lance está a ser analisado pelo VAR.
68'- PENÁLTI PARA O BENFICA! Darwin Nuñez cai na grande área após ser derrubado por Aderllan.
67'- Novo erro de Aderllan e Darwin aproveitou. O uruguaio tira o cruzamento, mas não aparece nenhum jogador a fazer a emenda.
66'- Substituição no Benfica: Sai Everton e entra Julian Weigl.
62'- Mário Silva vai fazer três substituições. Entram Gelson Dala, Ronan e David. Saem Tarantini, Geraldes e Bruno Moreira.
59'- Livre de Grimaldo à figura do guarda-redes do Rio Ave.
55'- Olha o Rio Ave! Piazón atira para boa defesa de Vlachodimos. É o primeiro lance de perigo para a baliza encarnada.
52'- Perda de bola do Rio Ave e remate perigoso de Darwin! Ao lado da baliza de Kieszek.
46'- Já se joga novamente em Vila do Conde.
45+5'- INTERVALO!
Fique com as imagens do bis de Waldschmidt
45+4'- GOLOOOOOOOOOO DO BENFICA!!!! MARCA WALDSCHMIDT!! AGORA CONTA!! É a quarta assistência de Darwin Nuñez e o quarto tento marcado pelo alemão de águia ao peito.
45+4'- Grimaldo remata ao lado da baliza de Rio Ave. Foi de muito longe...
45+4'- Fora de jogo marcado a Bruno Moreira! Era um lance perigoso para a baliza das águias.
45'+2'- Muita superioridade do Benfica. Veremos se o intervalo trará outro Rio Ave para o relvado.
45'- Vão jogar-se mais quatro minutos.
43'- Remate de Darwin ao lado da baliza de Kieszek.
40'- Mais bola para o Rio Ave, mas a equipa de Mário Silva não está a conseguir criar perigo junto à baliza de Odysseas.
37'- Grande corte de Otamendi a cortar um contra-ataque da equipa vilacondense.
31'- Só dá Benfica no estádio dos Arcos...
29'- GOLO ANULADO A WALDSCHMIDT! O Benfica marca novamente, mas o lance é anulado por fora de jogo do avançado alemão.
21'- GOLO ANULADO A DARWIN NUÑEZ! O uruguaio estava ligeiramente adiantado.
19'- Darwin Nuñez marca, mas parece estar em posição irregular. O VAR está a analisar o lance...
14'- André Almeida sai agarrado ao joelho. Gilberto entra e rende o capitão das águias.
12'- André Almeida muito queixoso no relvado. Jesus manda Gilberto aquecer.
10'- Geraldes remata torto e não assusta Odysseas. Ainda assim, tinha sido assinalado fora de jogo.
Fique com as imagens do golo de Waldschmidt
7'- GOLOOOOOOOOOO DO BENFICA!!!!! Marca Luca Waldschmidt!!! Kieszek sai dos postes e bola sobra par Everton após passe de cabeça de Darwin. O brasileiro trabalha bem e toca de calcanhar para o avançado alemão. Waldschmidt não se fez rogado e só teve de encostar para uma baliza sem guarda-redes. Está feito o primeiro do jogo!
6'- O Benfica está mais ofensivo. É já o terceiro canto para a equipa encarnada.
4'- Jogo disputado nestes primeiros minutos. O Benfica tem utilizado mais o lado direito para subir no terreno.
1'- COMEÇA A PARTIDA!
0'- Jorge Jesus lançou apenas Vertonghen para o lugar de Jardel em relação ao último encontro frente ao Farense.
0'- Mário Silva fez quatro alterações em relação ao último jogo do Rio Ave, e as mudanças foram todas do meio-campo para a frente.
Onzes iniciais
Rio Ave: Kieszek, Ivo Pinto, Nélson Monte, Borevkovic, Aderllan Santos, Felipe Augusto, Tarantini, Geraldes, Piazón, Carlos Mané e Bruno Moreira.
Benfica:Vlachodimos, André Almeida, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo, Gabriel, Pizzi, Rafa, Everton, Waldschmidt e Darwin Nuñez.
Antevisão
Rio Ave e Benfica defrontam-se este domingo, no Estádio dos Arcos, a partir das 20h00. Num jogo referente à 4.ª jornada da I Liga, as duas equipas defrontam-se sem qualquer derrota no campeonato. O Benfica só conhece o sabor da vitória, enquanto o Rio Ave só alcançou empates nos três primeiros encontros.
Mário Silva, apesar de ainda não ter perdido, quer encontrar o caminho das vitórias, mesmo sabendo que o adversário desta noite é o Benfica.
Já Jorge Jesus demonstrou que não estava, de todo, preocupado com o resultado do Clássico. O importante para o técnico do Benfica é a conquista dos três pontos em Vila do Conde.