Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Sporting-FC Porto: Clássico à porta fechada com a rivalidade do costume

Leões e dragões medem forças, neste sábado, para a 4.ª jornada do campeonato nacional.

Sporting-FC Porto: Clássico à porta fechada com a rivalidade do costume

Sporting e FC Porto defrontam-se, neste sábado, pelas 20h30, no estádio de Alvalade, num duelo relativo à quarta jornada da I Liga.

Em igualdade pontual na classificação, com seis pontos, os leões beneficiam ainda de ter menos um jogo disputado do que o opositor, por força do adiamento do encontro da ronda inaugural diante do Gil Vicente.

Os dragões visitam Alvalade, recinto de boas memórias para Sérgio Conceição, já que na última deslocação ao recinto verde e branco triunfaram por 2-1 (em janeiro de 2020).

Desta feita Alvalade estará despido de público, por força das normas sanitárias contra a Covid-19, sendo que os pupilos de Rúben Amorim esperam que isso não signifique um entrave para colocar um ponto final na sucessão de maus resultados frente ao rival. Basta recordar que o Sporting já não vence o FC Porto, em casa, e para o campeonato, desde agosto de 2016, na altura com golos verde e brancos de Slimani e Gelson Martins.

O Clássico entre leões e dragões, e com início agendado para as 20h30, pode acompanhar ao detalhe na página do Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Rúben Amorim

Análise à paragem antes do Clássico: Perdemos o Quaresma por algum tempo, o que não foi bom. Tivemos alguns jogadores nas Seleções, outros conseguimos subir o rendimento neste período, mas acredito que vamos ter uma equipa muito competitiva nesta partida diante do FC Porto.

Clássico tem um factor decisivo para melhorar o estado anímico dos adeptos? Basta uma derrota para a confiança cair e isso é normal nos clubes grandes. Uma derrota nestes clubes e ainda para mais no Sporting tem um impacto muito grande. Nós não nos podemos desviar do nosso caminho com base num resultado. Nós vamos dar a mesma resposta ao FC Porto, caso ainda estivéssemos na Europa. Nada vai mudar. Temos confiança no nosso trabalho.

Plantel atualÉ claro para todos que estamos a passar uma fase difícil, mas estou contente com o plantel que tenho. A revolução neste plantel não começou no verão, mas já no decorrer da temporada anterior.

Sérgio Conceição

FC Porto com pouca margem de erro: Os resultados importantes são as vitórias. Quando cheguei há quase quatro anos, disseram que tinha um teste importante no primeiro jogo, depois num outro, depois na Liga dos Campeões... Andei em testes, e ainda bem. Gosto de me sentir no fio da navalha, porque gosto de ir à luta. Sou um lutador. Nem sempre faço bem as coisas, mas faço-as em consciência de que estou a fazer o melhor. É um jogo, vale três pontos, contra um concorrente direto. O Sporting é um histórico candidato ao título.

Sporting mais competitivo: Espero um FC Porto ganhador como na época passada. A outras equipas, não me cabe comentar.

Como pode surpreender o Sporting: Poderá haver surpresa na caraterística do jogador que se encaixa num modelo de jogo. Um Nakajima e um Felipe Anderson são diferentes de Corona ou Otávio, por exemplo. A diferença é dada pelas caraterísticas. Mas existe um conhecimento coletivo e também individual, cada vez mais, dos jogadores que compõem o onze. Estamos preparados para isso.

Últimos resultados

Sporting: V-D-V-V-V

FC Porto: D-V-V-V-D

Últimos onzes

Sporting: Adán, Pedro Porro, Neto, Sebastián Coates, Feddal, Nuno Mendes, Pedro Gonçalves, Matheus Nunes, Vietto, Nuno Santos, Tiago Tomás.

FC Porto:  Diogo Costa; Manafá, Pepe, Mbemba e Alex Telles; Danilo, Sérgio Oliveira e Otávio; Corona, Luis Díaz e Marega.

Ausências

Sporting: Borja e Eduardo Quaresma.

FC Porto: Mbaye e Marcano.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório