Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

"FC Porto tem mais condições do que o Sporting, mas neste Clássico..."

Em conversa com o Desporto ao Minuto, Tonel diz que o encontro deste sábado entre Sporting e FC Porto pode ser resolvido nos pormenores, recusando ainda a ideia de que os dragões vão entrar em campo afetados pela derrota com o Marítimo. O antigo defesa aponta ainda à qualidade que João Mário traz ao Sporting.

"FC Porto tem mais condições do que o Sporting, mas neste Clássico..."
Notícias ao Minuto

08:01 - 16/10/20 por Rodrigo Querido

Desporto Tonel

Terminada a paragem para o cumprimento dos jogos de seleções, o campeonato português retoma este fim de semana com um sempre escaldante Clássico que coloca frente a frente Sporting e FC Porto, numa partida a contar para a quarta jornada.

Se por um lado os dragões chegam a Alvalade duas semanas depois de terem deixado fugir o Benfica na liderança do campeonato, quando perderam na receção ao Marítimo (3-2), e depois das vendas de Alex Telles e do capitão Danilo, os leões apresentam-se no Clássico depois de duas vitórias seguidas no campeonato - com a eliminação da Liga Europa pelo meio - e com a contratação por empréstimo de João Mário, que brilhou nos último jogos com os azuis e brancos com duas assistências magistrais.

Com estes números em mente, o Desporto ao Minuto conversou com Tonel, antigo jogador de FC Porto e Sporting, que salientou que neste tipo de encontro não há favoritos.

"Não há favoritismo para este jogo porque há demasiadas condicionantes. Desde logo o de não ter público, que já dura há algum tempo, depois o facto de os jogadores terem estado na seleção e não treinarem há dez dias com o clube, não se sabendo em que estado físico e anímico chegam, porque uns jogaram muito e outros jogaram pouco. Ainda há a integração dos novos jogadores que chegaram e isso tem influência, porque nós de fora não sabemos como se integraram e treinaram quer no FC Porto quer no Sporting. Há por isso demasiadas condicionantes, e ainda há o facto de dois jogadores do FC Porto, o Uribe e o Luis Diaz, que a priori, não se sabe se vão jogar, mas acredito que vão a jogo. Se já era complicado atribuir favoritismo, com estas condicionantes todas vão ser um equilíbrio no jogo", começou por dizer o antigo internacional português em conversa com o Desporto ao Minuto, ressalvando que o encontro pode resolver-se nas bolas paradas ou transições ofensivas.

"São equipas que têm jogadores de qualidade e, quando os há de um lado e do outro, que quando têm espaço, num contra-ataque ou numa transição ofensiva, uma equipa até pode estar a dominar, mas se a outra tiver uma transição ofensiva, quer de um lado e do outro, há jogadores verticais  que conseguem aproveitar espaços nas costas e entre linhas, e isso pode ser um momento preponderante. Depois há as bolas paradas, em que há jogadores que conseguem desequilibrar nas duas equipas. Quando ambos os conjuntos jogam em organização defensiva, e com os jogadores a saberem posicionarem-se em campo, cada vez é mais difícil fazer golos. Com jogadores de qualidade há erros, mas menos do que com jogadores sem qualidade", atirou.

Questionado sobre a juventude do Sporting em contraponto com a experiência do FC Porto, Tonel responde que isso poderá fazer a diferença no final do campeonato, porém não no Clássico deste sábado.

"Num jogo tudo pode acontecer e daí eu achar que não há favoritismo para este jogo. Mas se me perguntarem ao final de 34 jornadas? O FC Porto é o campeão nacional e detentor da Taça de Portugal. No final, entre FC Porto e Sporting quem será o favorito a ficar à frente terei de apostar no FC Porto porque tem mais condições do que o Sporting", atirou.

Sobre a saída do Sporting da Liga Europa, Tonel destaca que isso pode trazer benefícios, mas também pode retirá-los, como a motivação de uma vitória contra um adversário estrangeiro.

"Vejo benefícios nisso, mas também não os vejo. O fator motivação nos jogos europeus é muito importante e o Sporting não o vai ter. Vitórias contra equipas estrangeiras e de outros patamares catapulta as equipas e o Rúben Amorim não vai ter isso. Agora, nestas situações, o treinador tem mais influência naquilo que é a preparação de um jogo do campeonato. Neste aspeto, o treinador do Sporting tem alguma supremacia em relação ao Benfica, ao FC Porto e até ao Sporting de Braga. Isso é uma vantagem", referiu o antigo defesa-central, que considera que a derrota do Marítimo não vai ter qualquer influência nos jogadores do FC Porto.

"O jogo com o Marítimo não vai ter nenhuma influência negativa no jogo do FC Porto, antes pelo contrário. Vejo é uma reação. As equipas grandes quando perdem querem é jogar logo a seguir e reagir. O FC Porto perdeu em casa e tem aí um factor de maior motivação para tentar ganhar o jogo. O encontro estará muito pouco na memória dos jogadores e o que fica é aquela reação. Se o FC Porto perder o jogo pode ficar a seis pontos do Benfica, mas isso vale de pouco porque estamos no início do campeonato. Ainda assim, nunca é bom deixar um rival com seis pontos de avanço. Não vejo que possa ser influenciado por essa derrota em casa com o Marítimo", disse.

O Sporting garantiu no último dia de mercado João Mário, jogador que brilhou no último jogo que fez com o FC Porto no Dragão. Tonel considera que o jogador vai trazer qualidade e experiência que o plantel não tinha, sublinhando mesmo que o internacional luso pode ser um catalisador para toda a equipa.

"Pode ser decisivo no Clássico, mas nem tem nada a ver com o facto de ter brilhado no Dragão no último jogo que fez lá pelo Sporting. Que é um jogador e que traz qualidade acima da média à equipa do Sporting isso é verdade. Foi formado em Alvalade e foi lá que foi feliz. Saiu do Sporting para outros campeonatos melhores para ganhar dinheiro e agora volta à casa onde se sente feliz. Ele precisa de ter prazer no jogo que, como o próprio disse, não teve quando esteve lá fora. O João vem para ajudar", atirou.

"Não o conheço fora do que ele é nos relvados, nem sei o peso que ele tem no balneário. Aquilo que eu vejo dentro de campo, que é o principal, é que ele pode ser uma referência para os jovens pelo passado e pela ligação que tem ao Sporting, pela experiência que tem e que adquiriu lá fora e porque é alguém que tem uma qualidade acima da média que pode emprestar dentro de campo. Ele pode elevar a fasquia dentro do Sporting porque é um jogador diferenciado e tem mais qualidade do que a maioria do plantel", finalizou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório