"Juventude do Sporting pode levar a nervosismo e condicionar o Clássico"

Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, Domingos Paciência coloca o FC Porto como favorito à vitória no Clássico diante do Sporting, e recusa a ideia de que a equipa vai sentir as ausências de Alex Telles e Danilo.

Notícia

© Global Imagens

Rodrigo Querido
16/10/2020 08:00 ‧ 16/10/2020 por Rodrigo Querido

Desporto

Domingos Paciência

O próximo sábado reserva-nos o jogo de maior cartaz deste início de temporada e coloca frente a frente Sporting e FC Porto, num encontro a contar para a quarta jornada do campeonato nacional.

Enquanto a equipa orientada por Rúben Amorim chega a este encontro depois de uma vitória diante do Portimonense, o FC Porto entra em campo depois de uma surpreendente derrota em casa com o Marítimo e que colocou os campeões nacionais a três pontos do líder Benfica.

Com um Clássico cheio de emoções à porta, o Desporto ao Minuto falou com Domingos Paciência, antigo jogador dos azuis e brancos e treinador dos leões, que colocou a equipa orientada por Sérgio Conceição como favorita à conquista dos três pontos no encontro do próximo sábado em Alvalade.

"Temos noção do que têm sido os resultados nos Clássicos, por vezes ha surpresas. Não quer dizer que a equipa que esteja melhor vá ganhar, mas o FC Porto parte com algum favoritismo em função do que foi a época passada, por ter sido campeão e a estrutura se manter. Mas sabemos que o Sporting é uma equipa que está a consolidar-se, tem um treinador novo, e a jogar em casa irá querer naturalmente criar essas dificuldades ao FC Porto e eles já mostraram esta época que tiveram jogos bem conseguidos e podem voltar a ter", começou por dizer o antigo internacional português, apontando ainda quem, na sua opinião, pode ser decisivo no desenrolar do encontro.

"No lado do FC Porto o Marega continua a ser o jogador mais perigoso, e agora da forma que está a jogar com maior liberdade na frente é natural que seja o jogador que crie mais perigo. No lado do Sporting, o Jovane se jogar é aquele jogador que pode fazer a diferença pela qualidade que tem, mas não sei se ele irá jogar", atirou aquele que é um dos avançados com mais golos marcados em Clássicos com o Sporting

O encontro com o Sporting em Alvalade surge depois da derrota com o Marítimo do Dragão, na jornada anterior à paragem para os compromissos de seleções. Domingos Paciência recusa a ideia de que o desaire tenha retirado confiança à equipa, mas acredita que o resultado pode pesar na cabeça dos jogadores do FC Porto.

"O FC Porto tem consciência de que perdeu três pontos com o Marítimo e foi algo inesperado. Apesar de ter perdido, e é preciso dar o mérito ao Marítimo pelo que fez, o FC Porto fez um bom jogo. Errou em poucos momentos do jogo e isso ditou a sua derrota. Os jogadores e o Sérgio tem consciência daquilo que fizeram. O jogo não retira confiança, mas foi uma derrota e isso pode pesar", salientou. 

O FC Porto viveu uma reta final de mercado frenética com as saídas de Alex Telles e do capitão Danilo, mas Domingos Paciência não acredita que a estrutura da equipa de irá alterar, apesar de admitir que a formação orientada por Sérgio Conceição irá sentir mais a falta do lateral brasileiro.

"Pesar não pesa porque tirando o Alex Telles, que era o jogador que fazia a diferença no FC Porto, o Danilo não estava a ser aquele jogador que nos habituou. Acho que o FC Porto perdeu um jogador que era fundamental em termos de assistências e bolas paradas que era o Alex Telles. O FC Porto mantém a estrutura. Jogaram muitas vezes com o Danilo, e bem, e ganharam. O Sérgio não vai alterar muito a estrutura" atirou.

Domingos Paciência salienta ainda que a juventude do Sporting poderá fazer a diferença na discussão pelo resultado final em Alvalade.

"O Sporting vive esse momento que é apostar em jovens da formação e integrar jovens que chegaram pela primeira vez. Em termos de abordagem ao jogo, o FC Porto, pela experiência e os jogadores que tem, é natural que o aborde de uma forma mais confiante e segura. A juventude da equipa do Sporting pode levar a algum nervosismo e ansiedade que por vezes pode condicionar o seu jogo. É aí que reside uma percentagem de favoritismo em relação ao FC Porto", frisou o antigo treinador dos leões, que prevê uma luta a três pela disputa do título de campeão nacional, apesar de reconhecer que Benfica e FC Porto têm um plantel mais rico para enfrentar essa luta.

"Esta saída da Liga Europa dá mais tempo para consolidar uma equipa e assimilar as ideias de um treinador. É evidente que o Sporting lutará contra duas equipas muito fortes que é o caso do FC Porto e do Benfica. Isso pode não chegar porque por muito tempo que se tenha para trabalhar requer que exista qualidade na equipa. O Benfica e o FC Porto têm um plantel mais rico que o Sporting", finalizou.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Trubin 'destronou' Rui Silva e dedicou prémio ao plantel do Benfica

I Liga

Trubin 'destronou' Rui Silva e dedicou prémio ao plantel do Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Rali de Portugal

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas