Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Diferenciado", gosta do um para um e desequilibrador. O perfil de Tabata

Luís Mata cruzou-se com Tabata no Portimonense, e desde logo percebeu que estava perante um "jogador diferenciado" e que gostava muito de entrar no "um contra um". O defesa português acredita que o antigo companheiro reúne todas as condições para se impor em Alvalade, mas sublinha que o futebol é sempre imprevisível.

"Diferenciado", gosta do um para um e desequilibrador. O perfil de Tabata
Notícias ao Minuto

08:00 - 01/10/20 por Francisco Amaral Santos

Desporto Exclusivo

Bruno Tabata é o mais recente reforço que já está às ordens de Rúben Amorim. O extremo brasileiro de 23 anos chega ao Sporting depois de um par de boas temporadas ao serviço do Portimonense, e quem se cruzou com ele no Algarve não tem dúvidas em afirmar que este salto para um dos três grandes é mais do que "justo". Luís Mata foi companheiro de equipa de Tabata na época 2016/17, em que o Portimonense foi campeão da II Liga, e afirma que desde logo percebeu que o brasileiro era um jogador "diferenciado".  

"Sem dúvida que esta chegada do Tabata ao Sporting é justa por tudo aquilo que ele fez nas últimas épocas. Acho que ele mostrou no Portimonense todo o talento que tem e até já foi chamado à seleções jovens do Brasil. É um jogador jovem que pode dar muito ao Sporting, mas também pode crescer imenso no Sporting", começa por dizer Luís Mata, em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, prosseguindo.  

"Senti que era um jogador diferenciado. Cheguei em janeiro, naquela época em que fomos campeões, e ele já lá estava. Naquele meio ano que trabalhei com ele deu para perceber que se tratava de um jogador que desequilibrava, que gostava muito do um para um e que fazia a diferença. Agora está mais consistente, algo que ganhou com a experiência. Na altura tinha qualidade, agora diria que está no ponto de jogador feito", explica o lateral português, que alinhou por 14 ocasiões ao lado de Tabata em campo. 

Depois de se ter afirmado como uma das melhores unidades do Portimonense, o novo desafio de Tabata passa por conquistar os adeptos do Sporting e... Rúben Amorim. Ora, Luís Mata acredita que o antigo companheiro de equipa reúne todas as capacidades para ser titular nos leões, mas alerta que o nível de exigência vai aumentar.  

"Acho que o que ele pode dar ao Sporting é desequilibrar no último terço do terreno. É um jogador que gosta muito do um para um. É um jogador que assiste muito bem e que também tem finalização. No Sporting, vai conseguir fazer isso e mostrar este ponto forte. Num dito clube grande é sempre mais difícil ser titular, mas pelo que conheço dele e pela qualidade que apresenta, acho que se pode afirmar e ser um titular na equipa do Sporting. Mas no futebol tudo é imprevisível. Depende da maneira como ele chegar. O Sporting tem jogadores de muita qualidade, mas se o Tabata mostrar a qualidade que tem, acho que se pode afirmar como titular e sobretudo como um jogador importante para o Sporting nesta época", vaticina. 

Arranque azarado na Polónia

A aventura de Luís Mata em solo polaco não começou da melhor maneira. O antigo capitão da equipa B  do FC Porto ainda não se estreou no Pogon Szczecin devido a uma lesão que contraiu logo nos primeiros treinos e por conta das duas quarentenas que já foi obrigado a fazer. Ainda assim, Mata não perde a motivação e já só pensa em fazer o primeiro jogo. 

"Foram dois meses um bocadinho diferentes. Tive uma lesão, estive parado um mês e entretanto já tive de fazer duas quarentenas, como ainda estou a fazer neste momento. Já tivemos vários jogos adiados. Não foi o início de que estava à espera, porque nunca estamos a contar com isto, mas estou confiante para o regresso aos treinos. Estou muito motivado para fazer uma grande época e afirmar-me aqui no Pogon. Espero que a estreia seja o mais depressa possível. Agora só temos jogo depois da pausa das seleções, e aí espero já estar a jogar. Gosto de pensar passo a passo. Só isso me fará ser melhor jogador”, remata o lateral português de 23 anos. 

Talento de Tabata blindado em Alvalade 

Bruno Tabata é encarado pelos responsáveis do Sporting como um dos grandes talentos do futebol brasileiro. O agora jogador leonino é presença assídua na seleção canarinha de sub-23 e está 'blindado' por uma cláusula de rescisão que não deixa dúvidas. Pois bem, quem quiser levar Tabata de Alvalade terá que pagar 60 milhões de euros. O vínculo que liga o jogador de 23 anos e o Sporting é válido por cinco temporadas. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório