Meteorologia

  • 22 OUTUBRO 2020
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Edição

BBC junta Abramovich, Sporting e Carrilo em caso de conflito de interesse

Investigação coloca o milionário russo como estando por detrás da Leiston Holdings, uma empresa sediada nas Ilhas Virgens Britânicas.

BBC junta Abramovich, Sporting e Carrilo em caso de conflito de interesse

A estação televisiva britânica BBC publica, esta segunda-feira, o resultado de uma investigação que aponta Roman Abramovich como estando por detrás da Leiston Holdings, uma empresa sediada nas Ilhas Virgens Britânicas.

A empresa em causa foi responsável pela aquisição de parte dos direitos económicos de diversos jogadores (uma prática que, entretanto, acabou por ser proibida a nível internacional em 2015), entre eles de André Carrillo.

A entidade avançou, em 2011, para a compra de 50% do passe do internacional peruano ao Alianza Lima, tendo, de seguida, "emprestado um milhão de euros ao Sporting", clube que acabaria por contratá-lo nesse mesmo ano.

O acordo em causa contemplava várias cláusulas, uma delas que obrigaria o clube de Alvalade a reembolsar a Leiston Holdings em 45% de qualquer proposta acima dos seis milhões de euros que fosse rejeitada.

Este é, de resto, apontado como o caso mais polémico, uma vez que, recorda a publicação, André Carrillo acabaria por defrontar o Chelsea, equipa detida, precisamente, por Roman Abramovich, na fase de grupos da edição 2014/15 da Liga dos Campeões.

Leiston Holdings detinha percentagens de outros jogadores do Sporting, como é o caso de Gael Etock e Valentim Viola, mas a BBC aponta o caso de André Carrillo como um de possível "conflito de interesses".

No entanto, uma porta-voz de Roman Abramovich nega qualquer tipo de "transgressão": "O facto de as transações terem sido confidenciais não significa que tivessem sido ilegais ou que houvesse uma violação das regras ou regulamentos aplicáveis na altura".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório