Dragão fez o que não conseguiu em 2019/20 e entra a ganhar na I Liga

Após uma época onde não conseguiu vencer o Sp. Braga, o FC Porto entra na I Liga em 2020/21 com um triunfo sobre a equipa minhota. Os golos de Sérgio Oliveira e Alex Telles garantiram os três pontos dos azuis e brancos.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
19/09/2020 22:58 ‧ 19/09/2020 por Notícias Ao Minuto

Desporto

I Liga

Resumo

Foi com vontade de mandar no jogo que o FC Porto entrou nesta primeira jornada frente ao Sp. Braga. Num sistema já habitual, Sérgio Conceição foi igual a si mesmo e repetiu uma fórmula já muito utilizada na temporada passada, com a diferença que Marega jogou mais isolado na frente de ataque dos dragões. Quanto ao Sp. Braga alinhou num 3-4-3, com Sequeira e Esgaio mais subidos, e com Abel Ruiz na frente, a fazer o papel de Paulinho, que não recuperou de lesão.

O FC Porto, como dissemos, entrou mais forte, com mais bola e a querer causar perigo desde cedo. Otávio até chegou a fazer balançar as redes, mas o golo foi anulado por posição irregular de Tecatito Corona. A equipa azul e branca dominou o primeiro quarto de hora, mas a verdade é que o Sp. Braga aprecia estar expectante e à espera da altura certa para atacar. E essa altura chegou.

Na primeira vez que Marchesín foi colocado à prova, Castro… inaugurou o marcador. Aos 21 minutos, o médio formado nos dragões finalizou uma jogada da equipa arsenalista, onde Esgaio e Sequeira também têm o seu mérito. Logo no minuto seguinte, Abel Ruiz nem deixou o FC Porto respirar e bateu Marchesín novamente. Desta feita, João Pinheiro anulou, por posição irregular do avançado do Sp. Braga.

Os comandados de Carvalhal estavam por cima e o FC Porto foi atrás do prejuízo. Conceição incentivava a equipa a chegar ao golo, que chegou já em tempo de compensação. Perdão, chegaram. Alex Telles assistiu Sérgio Oliveira para o empate e três minutos depois foi ele a consumar a reviravolta no marcador ainda antes do intervalo. Marega foi derrubado na grande área do Sp. Braga por Raúl Silva e o brasileiro não vacilou da marca dos 11 metros.

No segundo tempo, a equipa bracarense entrou determinada a chegar ao empate, mas a pontaria não era a mais afinada. Ricardo Horta perdeu a melhor oportunidade para fazer o 2-2 logo aos 49 minutos. Só com Marchesín pela frente, o camisola 21 dos minhotos atirou… para as nuvens.

Uns minutos depois, aos 53’, Abel Ruiz podia ter feito melhor depois de uma boa transição do Sp. Braga que conseguiu colocar-se em superioridade numérica em relação à defesa do FC Porto (três para dois). O conjunto orientado por Carlos Carvalhal não marcou cedo e o jogo começou a complicar-se. O técnico dos arsenalistas quis mexer e promoveu três alterações de uma assentada: Entraram André Horta, Galeno e Schettine. Era o tudo por tudo do Sp. Braga, que aos 74 minutos viu Raúl Silva ser expulso do banco de suplentes. O central já tinha sido substituído, mas viu o vermelho por protestos.

O relógio foi continuando a rodar e os campeões nacionais foram gerindo o encontro até ao final dos 90 minutos. O Sp. Braga não marcou e o FC Porto aproveitou. Mesmo antes do final ainda houve tempo para Telles sentenciar o resultado. Taremi foi derrubado na grande área bracarense por Tormena e o internacional brasileiro bisou, novamente da marca dos 11 metros. Os três pontos ficaram no Dragão com este 3-1 final.

_______________________________________________________________________________________

90+4'- FINAL DO JOGO!

90+2'- Fábio Vieira entra para o lugar de Otávio na equipa do FC Porto.

89'- GOLOOOOOO DO FC PORTO! Novamente Alex Telles a cobrar e a marcar! Está feito o 3-1 e estão praticamente garantidos os três pontos para os azuis e brancos.

88'- PENÁLTI PARA O FC PORTO! Tormena faz falta sobre Taremi e João Pinheiro assinala grande penalidade.

86'- Dupla substituição no FC Porto: Saem Marega e Uribe, entra Taremi e Loum. O avançado iraniano estreia-se com a camisola azul e branca.

79'- Cartão amarelo para David Carmo.

79'- Esgotadas as substituições no Sp. Braga: Saem Sequeira e Al Musrati, entram Iuri Medeiros e Tormena.

75' - Cartão vermelho para Raúl Silva.

74' - O FC Porto continua a tentar chegar ao terceiro e o Sp. Braga corre atrás do empate. A partida está com muita intensidade e os jogadores das duas equipas estão a dar tudo.

71'- Substituição no FC Porto: Entra Zaidu e sai Sérgio Oliveira. O ex-Santa Clara estreia-se com a camisola dos dragões.

69'- Ricardo Horta enche o pé, mas o remate de fora da área sai por cima da baliza do FC Porto.

68'- Sérgio Oliveira vê o cartão amarelo.

66'- Lance perigoso para o FC Porto! Marega aparecia isolado na área, mas valeu Matheus a sair dos postes e a afastar.

63'- O Sp. Braga tem agora mais bola e procura o empate. O FC Porto está mais retraído e a tentar utilizar a velocidade de Marega nas costas da defensiva minhota.

60'- Tripla substituição no Sp. Braga: Saem Raúl Silva, Castro e Abel Ruiz. Entra André Horta, Galeno e Schettine.

60'- Cartão amarelo para Esgaio.

56'- Pepe! Canto de Sérgio Oliveira e cabeceamento do central do FC Porto ligeiramente por cima da baliza defendida por Matheus.

53'- Boa transição do ataque do Sp. Braga que fica em superioridade númerica em relação à defesa do FC Porto (3 para 2). Abel Ruiz, no entanto, perde ligeiramente o ângulo e atira de pé esquerdo muito torto... Perde-se outra boa oportunidade.

49'- QUE PERDIDA DE RICARDO HORTA! Com tudo para marcar, no frente a frente com Marchesín, o extremo arsenalista faz o mais difícil e atira por cima da baliza do FC Porto.

46'- Recomeça a partida! Nenhum dos treinadores fez alterações nas equipas.

45+4'- Intervalo no Dragão.

45+4'- GOLOOOOOO DO FC PORTO! Alex Telles não desperdiça e consuma a cambalhota no marcador. Está feito o 2-1 para os azuis e brancos!

45+3'- PENÁLTI PARA O FC PORTO! Marega é derrubado por Raúl Silva.

45+1'- GOLOOOOOOO DO FC PORTO! SÉRGIO OLIVEIRA! Cruzamento de régua e esquadro de Alex Telles e o médio português faz o empate para os dragões. Está feito o 1-1!

41'- Sérgio Conceição é avisado por João Pinheiro. O árbitro do encontro pediu calma ao técnico portista.

37'- TECATITO! Cruzamento de Alex Telles e o mexicano no coração da área atira por cima.

35'- Remate de Sequeira, Marchesín afasta para canto!

27'- Sérgio Oliveira abre na direita em Tecatito que cruza, mas Bruno Viana faz o corte.

25'- E se o FC Porto estava por cima nos primeiros minutos, rapidamente começou a passar por dificuldades. O golo do Sp. Braga afetou, e desnorteou, a equipa de Sérgio Conceição.

22'- Abel Ruiz aparece na cara de Marchesín, remata para o fundo das redes, mas João Pinheiro invalida o lance por posição irregular do avançado arsenalista.

22'- GOLO ANULADO AO SP. BRAGA!

Fique com as imagens do 1-0

21'- GOLOOOOOO DO SP. BRAGA!!! CASTRO!! Remate potente do médio do emblema minhoto sem hipótese para Marchesín. Castro nem festejou, ele que que foi formado no FC Porto.

18'- Vai chovendo com muita intensidade no Dragão.

14'- Tecatito trabalha bem na direita, tira Raul Silva do caminho e cruza para Marega. O maliano amortece e Otávio, em esforço, atira a contar. No entanto, Corona estava em posição irregular no início do lance e João Pinheiro anula aquele que seria o primeiro golo do FC Porto na I Liga em 2020/21.

Fique com as imagens do lance

13'- GOLO ANULADO AO FC PORTO!

11'- Cartão amarelo para Bruno Viana por falta sobre Marega.

11'- Responde o Sp. Braga por Ricardo Horta. Remate do camisola do 21 dos arsenalistas por cima da baliza de Marchesín.

10'- Novamente Marega a rematar às malhas laterais! O FC Porto melhor nestes primeiros minutos.

9'- MAREGA! Avançado maliano recebe bem na área minhota, roda e atira à figura de Matheus.

8'- Livre batido por Alex Telles com Pepe a cabecear muito ao lado da baliza do Sp. Braga. Sem perigo para Matheus.

5'- Remate de Otávio esbarra em Al Musrati e Matheus agarra com relativa facilidade.

2'- Tecatito para Otávio que, já na área, toca de calcanhar para Marega, mas o maliano não consegue o remate.

1'- COMEÇA A PARTIDA!

0'- As equipas já estão no relvado do Dragão e está tudo a postos para o apito inicial do árbitro João Pinheiro.

0'- Do lado dos dragões, Sérgio Conceição apostou num onze inicial sem reforços. Já Carlos Carvalhal viu-se obrigado a abdicar de Paulinho na frente de ataque, por este se encontrar lesionado. Abel Ruiz será o titular esta noite.

0'- FC Porto e Sp. Braga já recolheram aos balneários. Faltam poucos minutos para o apito inicial.

0'- Confira os onzes de FC Porto e Sp. Braga

Antevisão: É, talvez, o jogo de maior carta desta primeira jornada. FC Porto, campeão nacional em título, e Sp Braga, terceiro classificado da época passada, defrontam-se este sábado no Estádio do Dragão a partir das 21h00.

As duas equipas querem começar da melhor maneira, ou seja, com um triunfo, mas a verdade é que o confronto do ano passado nos mostra uma clara tendência a favor dos minhotos. Foram três jogos e três vitórias para os arsenalistas.

No entanto, esta é uma nova temporada, o Sp Braga tem um novo treinador, novos jogadores, tal como o FC Porto também tem vários novos reforços, que podem já ser lançados no pontapé de saída para o campeonato. Taremi é um deles e, recorde-se, é um avançado que Carvalhal bem conhece da época passada.

FC Porto e Sp. Braga arrancam a caminhada nesta I Liga mais logo à noite, às 21h00, e poderá acompanhar as principais incidências da partida aqui em Desporto ao Minuto.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Di María "agradecido" a Lisboa e a Portugal no adeus ao Benfica

Benfica

Di María "agradecido" a Lisboa e a Portugal no adeus ao Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Ato de classe". Gestos de Alonso e Hülkenberg marcaram GP da Áustria

Fórmula 1

"Ato de classe". Gestos de Alonso e Hülkenberg marcaram GP da Áustria

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas