Dirigente do Leixões avisa: Clubes pequenos podem morrer dentro de meses

Paulo Lopo defende que "sem a intervenção dos grandes, da Liga e da FPF, o futebol morre".

Paulo Lopo

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
12/09/2020 18:34 ‧ 12/09/2020 por Notícias Ao Minuto

Desporto

II Liga

Paulo Lopo, atual presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Leixões, deixou este sábado um alerta para o estado do futebol português. Depois do Feirense-Chaves de ontem , o dirigente do clube de Matosinhos pede uma rápida intervenção dos órgãos competentes e também de Benfica, FC Porto e Sporting.

Leia, na íntegra, a mensagem de Paulo Lopo.

"Covid-19: Sem a intervenção dos Grandes, da Liga e da Federação o futebol morre!

Falo-vos, porque não posso continuar calado. Ou alguém defende o futebol, ou os clubes pequenos morrem todos nos próximos meses. E com eles, as competições, em Portugal. O que se passou ontem no jogo Feirense-Desportivo de Chaves foi uma vergonha, uma falta de respeito para com todos os profissionais do futebol e para com a nossa indústria.

A Liga chegou a acordo com DGS, que prevê a existência de casos destes. Existem diretrizes que têm de ser cumpridas. Afastando os jogadores infetados, os jogos têm de se realizar sempre, cumprindo o protocolado, porque estas adiamentos vão matar os campeonatos e os clubes em poucos meses. Resistirão os Grandes, que jogarão um campeonato a três, entre eles. Talvez possam fazer um campeonato a 30 voltas.

Hoje vivemos uma ditadura sanitária promovida por esta senhora que há poucos meses proferiu este brilhante discurso, com a anuência do governo mas também das instituições que gerem o futebol, que se demarcaram, de forma cobarde, da defesa da nossa indústria e que nada fazem para que o público volte aos estádios.

Lamentavelmente estão a destruir o futebol em Portugal, principalmente os pequenos clubes sem que ninguém (ou quase ninguém) exija que tenham um tratamento igual ao resto da economia. Hoje é possível acordar, tomar o pequeno-almoço na pastelaria, ir de transportes públicos para o emprego, almoçar num restaurante cheio de gente, jantar ao final da tarde num shopping, visitar umas lojas e fazer compras no hipermercado, de seguida ver um cinema e se o sono não apertar ainda dar um passinho de dança no Elefante Branco. Tudo tranquilamente desde que não se vá ao futebol!

Chega desta inércia. O futebol é a única atividade que tem mais notoriedade do que a política, e consequentemente somos um alvo a abater! Os clubes ditos grandes têm de assumir a sua importância social, bem como a Federação Portuguesa de Futebol.

Exige-se respeito e que as entidades que regem o futebol, juntamente com os clubes grandes, saiam do sofá e venham defender o nosso negócio!

Estive durante anos à frente da SAD do Leixões e sei o difícil que é para os Clubes da Segunda Liga e, também, para a maioria dos Clubes da Primeira Liga, sobreviver nestas condições. O mínimo que há a fazer, é jogar. E com público nos estádios, como noutras atividades culturais. Onde anda o Presidente do Sporting Clube de Portugal? Onde anda o Presidente do Sport Lisboa e Benfica? Onde anda o Presidente da Federação?

8 Medidas que considero, e sei que a maioria dos Clubes também considera, essenciais para salvar o futebol:

Respeitar o código de conduta assinado entre os vários agentes Respeitar as regras assinadas com a DGS Direções Regionais de Saúde não podem sobrepor-se à DGS, na medida que sofrem muitas pressões de clubes regionais, que as condicionam Joga-se sempre, isolando-se os jogadores infetados, e cumprindo-se os protolocos de saúde Se um clube foi negligente, tem de ser penalizado Se o Clube não se apresentar, deve ser punido com falta de comparência e derrota Ação conjunta de SCP, FCP, SLB, Federação e Liga a exigir público no Estádio Novo protocolo entre Liga e DGS a definir regras para o público no Estádio

Não vou ficar parado, a olhar a indústria do futebol desmoronar-se".

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas