Powered bySolverde
Disclaimer

Palanca TV é o novo canal desportivo da televisão estatal angolana

O Governo angolano decidiu transformar a televisão privada Palanca TV, recuperada pelo Estado por ser "constituída por fundos públicos", em canal desportivo da Televisão Pública de Angola (TPA), anunciou hoje o ministro das Telecomunicações e Comunicação Social angolano.

Novos operadores de telecomunicações em Angola vão "melhorar serviços" com "impacto nos custos" -- Governo

©

Lusa
04/09/2020 14:40 ‧ 04/09/2020 por Lusa

Desporto

Angola

Manuel Homem disse que a decisão saiu na sequência do projeto da TPA de "criação de canais temáticos, depois da recuperação pelo Estado da antiga televisão privada fundada com fundos públicos".

O governante falava hoje, em Luanda, no final de um encontro de trabalho com a ministra da Juventude e Desportos angolana, Ana Paula do Sacramento, em que foi abordada a cooperação entre os dois órgãos ministeriais.

Na ocasião, a ministra da Juventude e Desportos manifestou interesse de ver "retratadas na TPA questões ligadas ao setor que dirige, nomeadamente o desporto comunitário e o praticado pelas pessoas portadoras de deficiência.

O canal Palanca TV será lançado oficialmente "talvez no princípio de 2021", segundo o presidente do conselho de administração da TPA, Francisco Mendes, também coordenador da comissão de gestão da Palanca TV.

"Os conteúdos serão feitos por jornalistas e técnicos que neste momento fazem parte do quadro de pessoal da Palanca TV e quadros da TPA", disse Francisco Mendes, em declarações aos jornalistas.

A Palanca TV passou, recentemente, para a esfera do Estado, no âmbito do programa do Governo de recuperação de ativos, juntamente com a Rádio Global, até então detidos, supostamente, por um ex-ministro angolano investigado pela Procuradoria-Geral da República.

O Estado angolano tem igualmente sob sua gestão a TV Zimbo, a Rádio Mais e uma gráfica, que pertenciam ao grupo privado Media Nova, dos generais "Dino" e "Kopelipa" e do ex-vice-Presidente Manuel Vicente, "em virtude de terem sido constituídas com o apoio e reforço institucional do Estado".

Porém, na terça-feira, associações profissionais de jornalistas, emitiram uma declaração pública, a que a Lusa teve hoje acesso, em que apelavam ao executivo angolano a "respeitar a independência editorial" dos referidos órgãos "abstendo-se de quaisquer interferências diretas e indiretas".

"A hipótese de se transformar a TV Zimbo e a Palanca TV em canais públicos especializados em notícias e desporto agride a pluralidade de informação, sujeita os cidadãos angolanos a um monopólio do Estado disfarçado e representaria um retrocesso grave da liberdade de imprensa no país", lê-se na declaração.

Hoje, reagindo ao posicionamento dos jornalistas, Manuel Homem assegurou que a "pluralidade de informação está salvaguardada", observando que existem em Angola "canais privados de rádio e televisão que funcionam com normalidade".

"E é importante esclarecer que a Palanca TV e outros órgãos recuperados pelo Estado foram constituídos com fundos públicos e o Estado tem de ter uma estratégia na sua gestão", sublinhou, quando questionado pelos jornalistas.

Em relação à TV Zimbo, acrescentou que "há uma comissão de gestão do órgão para permitir identificar os problemas que a mesma tem e o trabalho inicial que está a ser feito mostra que o mesmo está com muitas dificuldades".

"Outros canais temáticos serão geridos pela TPA e a qualquer momento também vamos lançar", concluiu o ministro angolano.

 

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Futsal

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Fórmula 1

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas