Pedro Proença exige regresso do público aos estádios em 2020/21

Presidente da Liga Portugal disse que o futebol não vai aceitar um "processo discriminatório" em relação a outros setores de atividade.

Notícia

©

Lusa
21/08/2020 18:36 ‧ 21/08/2020 por Lusa

Desporto

Liga Portuguesa

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) exigiu hoje o regresso do público aos estádios em 2020/21 e disse que o futebol não vai aceitar um "processo discriminatório" em relação a outros setores de atividade.

Em discurso proferido na abertura da conferência 'Talks Santander/Record', em Lisboa, Pedro Proença apontou o regresso do público aos estádios como um dos vetores que podem ajudar a mitigar a perda de receitas dos clubes profissionais devido à pandemia de covid-19 e lembrou que o futebol "serviu de montra para as boas práticas no combate à pandemia".

"Exigimos o nosso público. Temos vindo a assistir à reabertura progressiva do país, que não podia mais adiar a retoma económica. Aos restaurantes e hotéis seguiram-se os espetáculos culturais, as touradas, os concertos, as feiras, os festivais e, agora, até eventos desportivos de automobilismo e motociclismo com elevada afluência de público. O nosso aplauso à forma como o governo vai conduzindo o regresso à normalidade e que não pode ser agora interrompida por uma mudança abrupta de critérios quando se fala do futebol", atirou Pedro Proença.

O presidente da Liga garantiu, ainda, que o futebol "jamais colocará os seus interesses à frente dos da saúde pública", mas sublinhou que, à imagem de outros espetáculos, também os "artistas" do futebol "não vivem sem o calor do seu público, sem o som dos seus aplausos ou o pulsar das suas paixões".

"Não negligenciaremos os receios de quem alerta para os perigos de contágio através do comportamento emocional de massas, mas pedimos reflexão e reconhecimento para uma atividade que já deu provas da forma precavida, planeada e responsável com que encara os desafios que esta pandemia nos tem suscitado", assumiu Pedro Proença.

Nesse sentido, o líder do organismo que tutela o futebol profissional reiterou que a Liga já apresentou ao governo e à Direção-Geral da Saúde (DGS) uma proposta para que os adeptos possam regressar aos estádios "de forma gradual".

"Em cumprimento dos planos de contingência específicos para cada infraestrutura e onde serão assegurados circuitos de segurança próprios e outros requisitos para que o acesso e permanência se possa efetuar de forma convergente, com regras e com rigor", enumerou Pedro Proença.

Após a declaração de pandemia, em março, a maioria das competições desportivas foram interrompidas, incluindo os campeonatos de futebol em Portugal.

Em junho, a I Liga obteve autorização do governo para concluir as 10 jornadas que restavam no momento da interrupção, num plano de desconfinamento que previa a disputa de todos os jogos à porta fechada e deixou de fora a II Liga de futebol e várias outras modalidades.

Portugal contabiliza pelo menos 1.792 mortos associados à covid-19 em 55.211 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Grimaldo não esquece Benfica e deseja ultrapassagem ao Sporting

I Liga

Grimaldo não esquece Benfica e deseja ultrapassagem ao Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há um novo Toyota RAV4 a caminho e estas são as primeiras imagens

Toyota

Há um novo Toyota RAV4 a caminho e estas são as primeiras imagens

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas