Foi anunciada a Ford Racing, a nova designação da Ford Performance - numa indicação clara do construtor sobre a sua abordagem à competição automóvel. Daniel Ricciardo será embaixador.
O construtor americano anunciou em comunicado que esta mudança "assinala uma nova missão, mais focada em derrubar o muro entre as equipas de competição e a engenharia" dos automóveis de produção da marca.
Deste modo, segundo a Ford, os "engenheiros e designers irão desenvolver os carros de estrada de desempenho a par dos carros de competição", como por exemplo na próxima Ford F-150 Raptor ou aplicando ao futuro Mustang a experiência em aerodinâmica adquirida nas participações nas 24 Horas de Daytona e nas 24 Horas de Le Mans.
Esta nova abordagem irá mostrar resultados quase no imediato: o primeiro veículo concebido com a filosofia agora anunciada irá chegar já em janeiro do próximo ano, dentro de quatro meses. No mesmo mês, a época da Ford Racing começa no Dakar e nas 24 Horas de Daytona, para além de haver o evento oficial de lançamento.
Daniel Ricciardo é o novo embaixador
Depois de deixar a Fórmula 1 e terminar a carreira de piloto ao mais alto nível em 2024, Daniel Ricciardo tem agora um novo projeto na área dos automóveis. É o embaixador da Ford Racing.
O australiano comentou no site oficial do fabricante: "Quando decidi que era altura de me retirar, pensei muito sobre encontrar a forma mais autêntica de me manter ligado ao mundo do desporto motorizado. Para mim, as corridas sempre foram mais do que diversão. Deixavam-me feliz e criaram memórias que irão durar para sempre. Recordei as minhas memórias centrais com a Ford".
Sobre este desafio, ao qual chega depois de já ter tido muito contacto com a cultura, carros, líderes e funcionários da Ford, Ricciardo afirmou: "Não podia estar mais empolgado por todas as iniciativas que há pela frente com a Ford e por todos os projetos incríveis que a Ford Racing tem na calha. Da F1 ao Dakar e de Le Mans a Bathurst, poucas empresas estiveram assim tanto tempo nisto como a Ford. Pelo que vi, temos um futuro incrível pela frente e estou tão orgulhoso por me juntar à equipa".
Leia Também: CEO da Ford idealiza supercarro eletrificado todo-o-terreno de 1.000 cv