Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Afinal, quem é Lyanco, o novo alvo do Sporting para a defesa?

Leões estão a tentar a contratação do central, que representa o Torino. Um jogador com currículo nas seleções jovens brasileiras (e sérvias, note-se) e que chegou à Europa há três anos. O Desporto ao Minuto traçou o perfil daquele que pode ser o novo reforço dos verde e brancos.

Afinal, quem é Lyanco, o novo alvo do Sporting para a defesa?
Notícias ao Minuto

08:00 - 12/08/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

A imprensa desportiva portuguesa tem dado conta do interesse - aparentemente já materializado com uma proposta, de acordo com o jornal A Bola - do Sporting em Lyanco Vojnovic, central brasileiro que representa o Torino e pode estar de malas feitas para Portugal, caso os leões cheguem a acordo com a formação italiana.

Aos 23 anos, o defensor encontra-se a realizar a sua terceira temporada na Europa, tendo sido contrato pelo emblema de Turim ao São Paulo no verão de 2017. Na temporada que agora chegou ao fim, cumpriu 18 encontros oficiais pelo Il Toro - nunca havia jogado tanto desde que se transferiu para a Serie A -, que, em 2018/19, o cedeu ao Bologna. Mas, afinal, quem é Lyanco, o possível novo reforço para o eixo defensivo do Sporting?

Um 'velho conhecido' de Militão, MaiconRenan e Wendel com currículo na canarinha... e não só

Formado na academia do BotafogoLyanco nasceu no Brasil, mais concretamente no município de Vitória, e tem família sérvia. Um dado curioso e que já lhe valeu inclusive algumas chamadas à seleção de sub-19 do país dos Balcãs, embora tenha optado, a partir do escalão de sub-20, por representar a canarinha. Ultimamente, foi mesmo presença habitual na seleção olímpica brasileira, na qual partilhou balneário com Wendel. Mas o médio não é o único 'velho conhecido' de Lyanco no atual plantel do Sporting.

O central deu início à sua carreira profissional no São Paulo, na temporada 2015, e foi no conjunto tricolor que se começou a mostrar ao mundo do futebol, ao lado de atletas como Renan Ribeiro, Éder Militão e Maicon. Acabou por nunca coincidir dentro das quatro linhas com o atual jogador do Real Madrid, mas fê-lo em diversas ocasiões com Maicon, outro ex-FC Porto, e com Renan, atual guardião leonino, assim como com outro nome bem conhecido do futebol português: Matheus Reis, que representa o Rio Ave.

Afirmação 'tímida' na Europa

Apesar de já jogar no 'Velho Continente' há mais de três anos, Lyanco nunca se chegou a afirmar por completo no futebol europeu. Em 2019/20, cumpriu 18 jogos pelo Torino e esse foi o seu melhor registo, em termos de utilização, desde que aterrou na 'bota' transalpina.

Na sua época de estreia em Itália (2017/18), foi praticamente 'invisível', cumprindo apenas seis duelos oficiais, aos quais se seguiram os 17 compromissos, compartidos entre Torino e Bologna, em 2018/19. Números aquém do esperado para um central tido como promissor e que, confirmando-se a sua transferência para o Sporting, esperará jogar com mais regularidade em Alvalade.

Com 1,87 metros, o central de 23 anos, que tem preferência pelo pé direito, mantém vínculo de longa duração - 2024 - com o emblema italiano e tem um valor de mercado a rondar os 6 a 7 milhões de euros. Na última temporada, em 18 jogos, viu 5 cartões amarelos, ganhando, em média, 1,2 duelos aéreos por jogo disputado.

Registo de Lyanco na Europa:

Temporada Jogos Golos
2019/20 (Torino) 18 0
2018/19 (Torino e Bologna) 17 1
2017/18 (Torino) 6 0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório