Meteorologia

  • 24 SETEMBRO 2020
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 24º

Edição

"Cebolinha é um dos grandes brasileiros e vai crescer com Jorge Jesus"

Jornalista brasileiro Leonardo Miranda explica o que os jogadores pretendidos pelo treinador ex-Flamengo podem acrescentar ao Benfica.

"Cebolinha é um dos grandes brasileiros e vai crescer com Jorge Jesus"

De regresso ao Benfica com a reconquista do título de campeão nacional na mira, Jorge Jesus prepara uma autêntica 'revolução canarinha' no plantel, ao qual pretende acrescentar vários jogadores que identificou durante a passagem de 13 meses pelo Flamengo.

Pedrinho - contratado em março, ainda durante a 'era Bruno Lage' - e Gilberto são, para já, os únicos jogadores oriundos do Brasil que já chegaram a Lisboa, mas a expetativa é de que mais façam esta travessia dentro em breve.

Everton Cebolinha, do Grémio, deverá mesmo rumar à Luz por mais de 20 milhões de euros, ao passo que Bruno Henrique, Gerson (ambos do Flamengo) e Marcos Paulo (do Fluminense) são outros dos nomes referenciados pelos encarnados.

Para conhecer um pouco melhor estes seis jogadores, o Desporto ao Minuto chegou à fala com Leonardo Miranda, jornalista responsável pela coluna "Painel Tático", do portal brasileiro Globoesporte, que explica o que estes poderão acrescentar ao Benfica de Jorge Jesus.

Pedrinho gerou "debate" sobre a posição

O jogador de 22 anos foi o primeiro reforço oficialmente anunciado pelo Benfica para a nova temporada, tendo motivado um investimento na ordem dos 20 milhões de euros, após dar nas vistas pelo Corinthians, clube no qual completou formação.

Trata-se de "um médio-ofensivo com boa condução de bola, boa visão de jogo e que gosta de jogar rápido e criar tabelas", tendo provocado um "debate" no anterior clube sobre a posição, entre "um extremo que flutuava para dentro" e "um médio criador". No entanto, os "seus melhores momentos foram no centro".

Gilberto foi o "melhor" lateral-direito "no Carioca que Jorge Jesus venceu"

Gilberto chegou a Lisboa precisamente no mesmo dia de Pedrinho, com escassas horas de distância... mas com uma grande diferença de preço, já que, segundo o presidente do Fluminense, o negócio ficou fechado por cerca de 1,5 milhões de euros.

Trata-se de "um lateral de apoio, de visão de jogo e que gosta de jogar em velocidade". Apesar de chegar à Europa aos 27 anos, "passou por quase todos os clubes do Rio de Janeiro, menos o Flamengo". "Consegue ligar muito bem a defesa e o ataque", e Leonardo Miranda recorda que "foi o melhor da posição no Carioca que Jorge Jesus venceu".

Everton Cebolinha chega para "crescer muito" na Luz

À parte de Edinson Cavani, é o nome de maior dimensão que tem vindo a ser associado ao Benfica. Um fator que se traduz no elevado valor - fala-se em 22 milhões de euros por 90% do passe - que a direção liderada por Luís Filipe Vieira terá de pagar para convencer o Grémio a libertá-lo.

O especialista sublinha que o internacional brasileiro "é um dos grandes jogadores brasileiros e vai crescer muito com Jesus": "Primeiro era um extremo pela esquerda que buscava sempre o drible e o golo. Foi circulando por mais regiões do campo, e hoje consegue atrair e dar o passe no momento certo. É um extrema que cria e finaliza".

Gerson e Bruno Henrique podem vingar, "mas com adaptações"

Figuras fundamentais na equipa do Flamengo que se sagrou campeã brasileira e conquistou a Taça Libertadores, a dupla merece a confiança de Jorge Jesus, que desde cedo pediu a Luís Filipe Vieira que os levasse para o Benfica. No entanto, Leonardo Miranda avisa que poderão ser necessárias "adaptações".

Gerson, por quem os cariocas terão exigido cerca de 25 milhões de euros, "é um médio criador que passou a jogar mais recuado com Jesus". Apesar de não ter marcado "tantos golos como Éverton Ribeiro", "conseguia criar jogadas para que o quarteto de frente ficasse nos espaços e pronto a correr e bagunçar a defesa".

Já Bruno Henrique, que poderá custar mais de dez milhões de euros, "talvez seja o jogador de encaixe mais fácil no Benfica, porque melhora o contra-ataque da equipa, dá muita opção de velocidade. Se for contratado, é um extremo que pode jogar com Everton ou a avançado-centro".

Marcos Paulo "é uma joia, ainda"

O nome que, certamente, dirá menos aos adeptos do futebol português, isto apesar de o jovem avançado, por quem o Fluminense já terá rejeitado uma proposta de dez milhões de euros da parte do West Ham, já ter representado a seleção lusa de sub-19 por cinco vezes.

Aos 19 anos, Leonardo Miranda defende que o jogador "é uma joia, ainda", "outro extremo, mas que pode ser adaptado a jogar mais centralizado em algumas condições". O jornalista entende que Jorge Jesus o tenha referenciado "visando mais o futuro ou uma possível venda para o Benfica".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório