Wolverhampton e Basileia carimbaram esta quinta-feira o passaporte para os quartos de final da Liga Europa, após deixarem pelo caminho Olympiacos e Eintracht Frankfurt, respetivamente.
Começando pelo jogo em Inglaterra, 'os lobos' de Nuno Espírito Santo venceram por 1-0 com um golo madrugador. De grande penalidade, o ex-benfiquista Raul Jiménez marcou o golo do triunfo do Wolves.
Rui Patrício, João Moutinho, Rúben Neves e Daniel Podence foram titulares na equipa inglesa, que assim deixou pelo caminho a formação orientada por Pedro Martins. O conjunto grego ainda tentou chegar ao empate que deixaria a eliminatória em igualdade - face ao 1-1 da 1.ª mão - mas sem sucesso.
Na Suíça, o Basileia tinha uma tarefa mais facilitada. Depois de um triunfo por 3-0 na Alemanha, a equipa helvética só teve de ir gerindo o encontro e manter a sua baliza inviolável. Foi isso que fez perante um muito rematador Eintracht.
Com André Silva a titular, tal como Bas Dost, os alemães não se podem queixar da falta de remates, mas sim da própria falta de pontaria. Gonçalo Paciência entrou no início da segunda parte, mas pouco mudou no rumo da partida. O empate que se manteve quase até final qualificaria o Basileia, mas Frei ofereceu o triunfo aos suíços aos 88 minutos, selando assim eliminatória nuns pesados 4-0.
O Wolverhampton vai agora defrontar o Sevilla de Julen Lopetegui nos quartos de final da Liga Europa, enquanto o Basileia terá pela frente o Shakhtar Donetsk, de Luís Castro, o carrasco do Benfica nesta competição.