Cada vez mais assistimos a um crescente número de veículos com as novas matrículas. Carros novos e até mais velhos já as têm, mas é importante referir que nem todos são obrigados a isso.
Apenas os carros matriculados após o dia 2 de março de 2020 têm obrigatoriamente de ter este tipo de matrícula, segundo indica a ‘DECO’.
Muitas das novas matrículas que vemos a circular são uma opção do dono do automóvel, pois a obrigatoriedade é apenas para os donos dos veículos acima referidos. No entanto, se pretende adquirir uma matrícula das novas, opte por um estabelecimento certificado para as fazer, uma vez que se não cumprir as medidas de homologação arrisca a pagar uma multa que pode ir até aos 600 euros. Além disso, o seu carro com uma matrícula que não cumpre os requisitos da homologação pode também chumbar na inspeção periódica obrigatória.
Recorde-se que este novo modelo de matrículas eliminou a data da origem do veículo (ano e mês), tal como a barra amarela lateral e os traços que separavam os grupos de caracteres.