Ponto final no campeonato italiano. Neste domingo, disputaram-se os últimos encontros da edição 2019/20 da Serie A, que se revelaram decisivos para a definição da parte inferior da tabela classificativa, nomeadamente no que à manutenção diz respeito.
À entrada para esta 38.ª e última jornada da prova, Genoa e Lecce eram as duas equipas que lutariam pela permanência no principal escalão do futebol transalpino, e a sorte ditou que fosse o emblema do sul do país a 'cair' para a Serie B.
Com uma esclarecedora vitória na receção ao Hellas Verona, onde atua o luso Miguel Veloso - foi titular e jogou os 90 minutos -, por 3-0, o Genoa passou a somar 39 pontos e manteve o 17.º posto da tabela classificativa, assegurando, assim, presença na próxima edição da primeira divisão italiana.
Por outro lado, o Lecce foi derrotado (4-3), em casa, pelo Parma, do português Bruno Alves, que foi titular, mas acabou substituído ao intervalo. O resultado encarregou-se de manter a equipa na 18.ª posição do campeonato, com 35 pontos, em zona de despromoção ao segundo escalão.
O Lecce está, assim, de volta à Serie B, onde terá a companhia de Brescia (19.º classificado) e Spal (20.º), que já haviam confirmado a descida. O clube havia garantido a promoção à Serie A na temporada passada, depois de ter alcançado o segundo lugar da segunda divisão italiana.
Nos outros jogos deste domingo, a Fiorentina venceu, por 3-1, na visita à Spal, o Bologna empatou (1-1) em casa com o Torino e a Udinese venceu pela margem mínima (1-0) na deslocação ao terreno do Sassuolo.