Meteorologia

  • 15 AGOSTO 2020
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 26º

Edição

Federação Espanhola propõe II Liga com 24 equipas em 2020/21

A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) propôs à Liga espanhola (LaLiga) que a edição 2020/21 do segundo escalão seja disputada por 24 equipas, mais duas do que atualmente, devido ao imbróglio causado pela partida Deportivo da Corunha-Fuenlabrada.

Federação Espanhola propõe II Liga com 24 equipas em 2020/21
Notícias ao Minuto

21:33 - 31/07/20 por Lusa

Desporto Espanha

Na carta enviada ao presidente de LaLiga, Javier Tebas, e a que a agência EFE teve acesso, o secretário-geral da RFEF, Andreu Camps, referiu que a investigação ao caso não aponta quaisquer indícios de incumprimento das normas sanitárias por parte do Fuenlabrada ou da própria LaLiga, ainda que tenham sido solicitadas mais informações à Polícia Judiciária espanhola, relativamente à viagem da equipa madrilena para a Galiza.

Andreu Camps propõe que, "perante esta situação, a II Liga espanhola adote um modelo com 24 equipas, excecionalmente na temporada 2020/21, tendo de retomar o modelo anterior, com 22, na temporada 2021/22".

Desta forma, das quatro equipas que estão em zona de despromoção, apenas seriam relegadas ao terceiro escalão Extremadura e Racing Santander, enquanto Deportivo da Corunha e Numancia permaneceriam na II Liga.

O Comité de Competições da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) rejeitou hoje a derrota do Fuenlabrada diante do Deportivo da Corunha, que tinha sido proposta pelo instrutor do processo de inquérito que foi aberto ao clube madrileno.

Em caso de derrota na 'secretaria', o clube madrileno, oitavo classificado da II Liga espanhola, com 60 pontos, mas com menos um jogo, perderia a hipótese de lutar por uma vaga no ?play-off' de promoção ao principal escalão, sendo que a mesma seria atribuída ao Elche, que tem 61 e ocupa o sexto posto, o último de acesso àquela fase.

Na semana passada, a RFEF abriu um inquérito disciplinar ao Fuenlabrada, depois de o Conselho Superior do Desporto ter considerado que o clube madrileno incumpriu com as normas sanitárias na visita ao Deportivo da Corunha.

O organismo informou que recebeu "denúncias de vários clubes da II Liga espanhola, face à situação ocorrida antes da partida entre o Fuenlabrada e o Deportivo", que foi adiada, devido aos vários casos de covid-19 entre o corpo técnico e jogadores dos madrilenos.

Em 20 de julho, o encontro entre o Deportivo da Corunha e o Fuenlabrada, da 42.ª e última jornada da II Liga de futebol, foi cancelado, após terem sido detetados vários casos de covid-19 na comitiva da formação de Madrid.

A Liga espanhola de futebol (LaLiga) comunicou que a primeira eliminatória do 'play-off' de subida à primeira divisão foi adiada, até que fique resolvido o caso que envolve o Deportivo e o Fuenlabrada.

O apuramento está em suspenso devido aos 28 casos positivos de covid-19 no Fuenlabrada e à indefinição da última equipa, de um total de quatro, no 'play-off', pelo facto de a última jornada da segunda divisão não ter ficado completa.

A formação galega já não tem hipóteses de manutenção, mas recorreu às instâncias disciplinares sobre este adiamento, enquanto o Fuenlabrada, oitavo colocado, ainda pode chegar ao sexto lugar e, assim, disputar o 'play-off' de subida ao principal escalão.

Espanha é um dos países mais afetados do mundo pelo novo coronavírus, com 28.445 mortos e mais de 285 mil casos de infeção confirmados.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 673 mil mortos e infetou mais de 17,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório