Nasceu em Chaves e foi lá que deu os primeiros passos no futebol. Pedro António Pereira Gonçalves, ou apenas Pedro Gonçalves como é conhecido dentro das quatro linhas, pode chegar a um grande do futebol português aos 22 anos, neste caso, ao FC Porto.
Os dragões estão interessados na contratação do médio do Famalicão, que chegou e brilhou de imediato na equipa sensação da I Liga. Pedro Gonçalves foi, sem dúvida, um dos elementos mais preponderantes na época da equipa famalicense, e os números falam por si: em 40 jogos disputados, o jovem médio apontou sete golos e assistiu para mais oito.
Titularíssimo no conjunto orientado por João Pedro Sousa, Pedro Gonçalves teve oportunidade de demonstrar todo o seu talento, e jogar no Dragão pode ser uma realidade para 2020/21.
A oportunidade que foi agarrada com 'unhas e dentes'
Como já referimos, Pedro Gonçalves começou por se iniciar no futebol na sua terra natal: Chaves. Depois de passar pelo Vidago, o jovem chegou ao principal clube de Trás-os-Montes. Foram dois anos ao serviço das camadas jovens do emblema flaviense e deu, então, o salto para o Sp. Braga.
No Minho ,esteve cinco épocas na sua formação e, já em idade junior, mudou-se de malas e bagagens para o país vizinho. Pedro Gonçalves teve a sua primeira grande aventura no futebol (e na vida) aos 17 anos, quando decidiu assinar pelo Valencia, onde esteve de 2015 a 2017.
A vida de emigrante continuou e Pedro Gonçalves acabou por aceitar um novo desafio, desta vez em terras de Sua Majestade. O médio foi um dos primeiros a juntar-se à armada lusa do Wolverhampton, onde apenas alinhou por uma vez na equipa principal. Foi ao serviço dos sub-23 que Pedro Gonçalves foi somando minutos, até aparecer a oportunidade que, porventura, lhe terá mudado a carreira. O Famalicão subiu à I Liga com um projeto ambicioso, e foi aí que Pedro Gonçalves teve a possibilidade de mostrar todo o seu valor e qualidade.
Jogo em posse? Pedro Gonçalves é o homem certo
No 4x3x3 utilizado pelo Famalicão, Pedro Gonçalves era o médio mais avançado no terreno de jogo. As suas características adequam-se a uma equipa que pratique um futebol de posse, o que neste caso pode servir que nem uma luva ao FC Porto.
É especialista em ligar o setor mais recuado e avançado da equipa, aparecendo muitas vezes entre linhas para iniciar a construção. Aos 22 anos, é dono de uma visão de jogo acima da média e também pode fazer a diferença na meia distância, utilizado o seu potente e colocado remate. Inteligente com e sem bola, Pedro Gonçalves é, ainda, um jogador que atua bem quando está pressionado e que tem uma grande margem de progressão.
Números de Pedro Gonçalves em 2019/20
Jogos | Golos | Assistências | Minutos |
40 | 7 | 8 | 3.232 |