SAD do Tondela diz que atitude do Aves "é muito grave" e "viola direitos"

A administração da SAD do Tondela, clube da I Liga de futebol, acusou hoje o Desportivo das Aves de "violar os direitos" do clube beirão ao decidir não jogar na última jornada frente ao Portimonense, uma atitude "muito grave".

Notícia

©

Lusa
18/07/2020 18:43 ‧ 18/07/2020 por Lusa

Desporto

Posição

"Consideramos que a Liga NOS já está desvirtuada e a verdade desportiva adulterada, a partir do momento em que um clube reconhece publicamente que não tem meios para competir em igualdade de circunstâncias e pretende abandonar a competição", começa por defender a SAD do Tondela.

Num comunicado de imprensa, a administração considera ainda que, "independentemente, deste jogo vir ou não a ser disputado, aquela intenção viola o princípio da igualdade, qualificando-se como um episódio muito grave e sem precedentes".

"As intenções do Clube Desportivo das Aves violam os nossos direitos - a apenas 48 horas de um jogo vital para o nosso clube -, e colocam em causa a integridade da competição e o seu modelo sob suspeita", entende o clube.

"Não vamos hesitar um segundo e iremos até às últimas instâncias, mesmo as mais drásticas, para defender os nossos direitos e a integridade da Liga NOS que, com toda esta situação, já estão a ser prejudicados", assume.

Neste sentido, a SAD do clube beirão da I Liga "lamenta profundamente" que o Tondela "seja prejudicado nesta fase decisiva da temporada, isto depois de uma época desportiva muito difícil".

"Graças ao trabalho e esforço dos nossos jogadores, equipa técnica e demais funcionários, fomos um dos clubes que não recorreu ao 'lay-off' para garantir a sua subsistência, continuando a cumprir com as nossas obrigações financeiras", aponta a SAD.

A administração lembra ainda que o Tondela "cumpre com todos os encargos e condições exigidos pela Liga Portugal para se poder inscrever na próxima época" do campeonato de futebol.

"Não podemos assegurar que seja igual com os nossos mais diretos adversários, seja esta época ou no passado, com manobras sombrias de última hora que ninguém pode explicar.", anota.

No comunicado, a SAD garante que o Tondela "está focado em alcançar a permanência em campo nos próximos dois jogos" e, seja qual for o resultado, assume que vão "assumir as responsabilidades".

"Mas uma coisa garantimos, não vamos permitir que adulterem a verdade desportiva e prejudiquem os direitos do nosso clube. Um clube que representa uma cidade como Tondela, pequena em área e população, mas orgulhosa da sua equipa e que é uma bandeira de toda a Região Centro de Portugal", lê-se.

O despromovido Desportivo das Aves ameaçou na sexta-feira faltar ao jogo no estádio do Portimonense, da 34.ª e última jornada da I Liga de futebol, previsto para 26 de julho, de forma a "salvaguardar a transparência na luta pela permanência", uma vez que receia "não reunir jogadores suficientes e, sobretudo, jogadores que garantam uma equipa competitiva" contra os algarvios.

Na 34.ª jornada, o lanterna-vermelha deveria enfrentar o Portimonense, 16.º colocado e primeiro clube acima da zona de despromoção, com os mesmos 30 pontos de Vitória de Setúbal, 17.º e penúltimo, e Tondela, 15.º, envolvidos numa fuga à descida, que ainda engloba o Belenenses SAD (14.º, com 32 pontos) e o Paços de Ferreira (13.º, com 35).

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nicolía arrasador após Benfica-Sporting: "Nem tudo é culpa de Rui Costa"

Hóquei em Patins

Nicolía arrasador após Benfica-Sporting: "Nem tudo é culpa de Rui Costa"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os 10 momentos de Ayrton Senna que ninguém consegue esquecer

Ayrton Senna

Os 10 momentos de Ayrton Senna que ninguém consegue esquecer

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas