Meteorologia

  • 04 AGOSTO 2020
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 31º

Edição

Sporting confirmado na Liga dos Campeões de basquetebol de 2020/21

Os 'leões', que regressaram à modalidade em 2019/20 e na altura da suspensão da Liga nacional lideravam com 43 pontos, mais um do que o 'rival' Benfica, são a única equipa portuguesa a participar na prova europeia da próxima temporada.

Sporting confirmado na Liga dos Campeões de basquetebol de 2020/21
Notícias ao Minuto

12:00 - 03/07/20 por Lusa

Desporto Basquetebol

O Sporting vai disputar a Liga dos Campeões de basquetebol (BCL) de 2020/21, no regresso às competições europeias ao fim de 42 anos, confirmou hoje federação internacional da modalidade (FIBA).

Os 'leões', que regressaram à modalidade em 2019/20 e na altura da suspensão da Liga nacional lideravam com 43 pontos, mais um do que o 'rival' Benfica, são a única equipa portuguesa a participar na prova europeia da próxima temporada.

A última presença do Sporting numa competição europeia de basquetebol remonta a novembro de 1978, nomeadamente na fase de apuramento para a Taça dos Campeões Europeus.

A quinta edição da Liga dos Campeões de basquetebol é a mais forte da história da competição, com um total de 14 atuais campeões nacionais entre os 25 países europeus representados e alguns clubes dissidentes da Euroliga.

Devido às circunstâncias excecionais relacionadas com a pandemia de covid-19, a BCL decidiu conceder uma vaga na fase regular da prova a todas as equipas que ainda disputam o título de 2019/20, confirmando a entrada direta de 28 emblemas.

A Liga dos Campeões de 2020/21 começará em 15 de setembro, com a primeira de duas rondas de qualificação -- que irá contar com a participação da equipa do Sporting -, antes do início da temporada regular, marcado para 13 de outubro.

A fase regular será disputada por um total de 32 equipas, com quatro provenientes da qualificação a juntarem-se às 28 já apuradas, distribuídas por quatro grupos de oito. Os quatro primeiros de cada grupo avançam para a fase seguinte.

"A época de 2020/21 evidencia o crescimento contínuo da BCL, mas permanece fiel à missão de oferecer uma competição europeia competitiva e aberta a todos os clubes que se qualifiquem por mérito desportivo nas suas ligas nacionais", referiu o diretor da prova, Patrick Comninos.

O Benfica participou em 2019/20 na Liga dos Campeões, mas foi afastado da fase principal na segunda ronda de qualificação pela equipa montenegrina do Mornar Bar, com uma derrota por 96-68 e um triunfo por 82-71.

O sorteio das primeiras rondas de qualificação e fase regular decorrerá em 15 de julho.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório