Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Leão com 'contingente português' como há muito não se via em Alvalade

Último encontro com o Tondela terminou com cinco jogadores nacionais, todos eles da formação leonina.

Leão com 'contingente português' como há muito não se via em Alvalade
Notícias ao Minuto

08:04 - 25/06/20 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

Rúben Amorim é a cara mais visível de uma mudança de paradigma no Sporting. Frederico Varandas prometeu-o no início da temporada, e o ex-treinador do Sporting de Braga agarrou o desafio da aposta na formação leonina com as duas mãos e os resultados estão á vista.

Os quatro encontros que Rúben Amorim realizou ao serviço do clube de Alvalade mostram um Sporting de cara lavada, mais jovem e sobretudo mais... português. Foram precisos apenas quatro jogos para que o antigo futebolista convencesse os jogadores, e os adeptos leoninos, com as suas ideias de jogo, mas também com a ideia de que a aposta na formação é o caminho certo para o título de campeão nacional há muito ansiado por todos os sportinguistas.

O último encontro para o campeonato frente ao Tondela foi a prova viva de que não só a aposta na formação como também a aposta em jogadores portugueses estão para ficar em Alvalade. Depois de ter lançado em encontros anteriores Eduardo Quaresma e Matheus Nunes [e do reaparecimento de Jovane Cabral, que está em grande forma], Rúben Amorim colocou a titular Nuno Mendes, jovem que já tinha entrado em campo diante do Paços de Ferreira. Foi o terceiro jovem lançado pelo ex-treinador do Sporting de Braga desde que chegou ao Sporting, num encontro que terminou com muitos portugueses em campo.

Foram cinco os atletas nascidos no nosso país que terminaram em campo o encontro frente ao Tondela (Maximiano, Eduardo Quaresma, Nuno Mendes, Francisco Geraldes e Pedro Mendes), e todos eles produtos da Academia leonina em Alcochete. A estes junta-se Rafael Camacho que foi titular no encontro, mas que acabaria por deixá-lo à passagem dos 69 minutos para a entrada de Rodrigo Battaglia.

Este é um Sporting português como há muito os adeptos leoninos não podiam ver. Desde as saídas de Rui Patrício, William Carvalho ou Gelson Martins na temporada 2017/18 que não se viam tantos jogadores portugueses não só na equipa inicial, mas também no banco de suplentes dos leões.

Depois de na época passada a aposta em jogadores nacionais e formados na academia ter sido pouco efetiva, o paradigma mudou este ano. Marcel Keizer, ainda na temporada de 2018/2019, deu oportunidade a Thierry Correia, Bruno Paz e Pedro Marques - antes Miguel Luís já se tinha estreado - de vestirem pela primeira vez a camisola da equipa principal dos leões.

Na presente temporada o lançamento de jovens da formação tem sido uma realidade mais constante, e foram já seis os atletas que se estrearam na equipa principal do Sporting. Além de Nuno Mendes, Matheus Nunes e Eduardo Quaresma, Leonel Pontes já tinha apostado em Luís Maximiano (que ganhou a titularidade a Renan Ribeiro) e Pedro Mendes, e o seu sucessor, Jorge Silas, tinha lançado Rodrigo Fernandes, jogador que entretanto perdeu espaço nos leões.

A estes podem ainda juntar-se o defesa central Gonçalo Inácio, o extremo Joelson Fernandes (que esteve no banco de suplentes frente ao Tondela) e o avançado Tiago Tomás, todos jogadores que se têm treinado com o plantel principal desde o regresso aos treinos.

Jovens a entrar, excedentários (e até antigos jogadores) a render dinheiro

Se por um lado os jovens estão a ganhar cada vez mais expressão no Sporting, muitos são os jogadores que neste momento estão emprestados e que não entram nas contas de Rúben Amorim para a próxima temporada.

Abdoulay Diaby é um dos jogadores que deve render alguns milhões aos cofres leoninos no próximo defeso. O senegalês, contratado há duas temporadas ao Club Brugge, tem estado em boa forma ao serviço do Besiktas e os turcos estão dispostos a avançar para a sua contratação a título definitivo, num negócio que pode valer entre três a quatro milhões de euros aos leões.

Quem também já não deve regressar ao Sporting é Misic. O médio encontra-se emprestado ao PAOK, orientado pelo português Abel Ferreira, e o emblema grego já demonstrou interesse em avançar para a sua contratação, ainda que não exista acordo quanto às verbas.

Atletas como Doumbia, Eduardo Henrique (contratado este ano a pedido de Jorge Silas) e até Marcos Acuña, jogador com muito mercado, podem também deixar Alvalade no final da temporada e render alguns milhões à SAD verde e branca.

Quem também ainda pode render dinheiro ao Sporting, apesar de já nem sequer se encontrar no clube, é William Carvalho. O médio do Real Betis tem sido apontado a uma mudança para o Leicester a troco de 25 milhões de euros, num negócio que colocaria 6,25 milhões de euros nos cofres leoninos, a juntar aos 16 milhões pagos pelo emblema espanhol aquando da mudança de William Carvalho para o país vizinho.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório