Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Notas do Vitória SC-Sporting: 'Castelo' de futebol com guardiões a dormir

Golos, expulsões, erros grosseiros dos guarda-redes e emoção até ao fim. Tínhamos saudades de ver um jogo assim.

Notas do Vitória SC-Sporting: 'Castelo' de futebol com guardiões a dormir
Notícias ao Minuto

07:05 - 05/06/20 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Análise

Ficámos quase três meses sem a possibilidade de assistir a um jogo de futebol e o duelo entre Vitória SC e Sporting é o exemplo daquilo que já sentíamos falta: golos, incerteza no marcador e emoção até ao fim.

Pouco faltou num encontro que terminou com um empate a dois entre Vitória SC e Sporting, com os leões a usufruírem por duas ocasiões de uma vantagem no marcador.

Uma partida em que os leões foram globalmente melhores do ponto de vista estatístico: os pupilos de Rúben Amorim ganharam 65% dos duelos (41) e tiveram 82% de eficácia de passe. O Vitória SC levou a melhor apenas nos cantos (3-2) e nas faltas (14-12).

Os dois golos do Sporting foram assinados por Andraz Sporar que fez primeiro bis com a camisola verde branca: foi o 5.º bis nesta temporada, contabilizando já 26 golos em 37 jogos.

Do outro lado da barricada esteve um super Edwards que estabeleceu o resultado final e, concomitantemente, assinou o quinto golo na Liga portuguesa: desde 1998 que um jogador inglês não marcava tantos golos na I Liga.

Uma noite de futebol que ficou ainda pautada pela entrada em falso dos dois guarda-redes: se Douglas ofereceu de bandeja o golo ao avançado esloveno do Sporting, Luís Maximiano fez questão de retribuir a gafe e servir de bandeja a Joseh, numa má reposição de bola, que terminou com o remate certeiro de João Carlos Teixeira para o 1-1.

Confira agora as notas deste Vitória SC-Sporting:

Figura do jogo: Andraz Sporar fez o primeiro bis nos leões e aproveitou este regresso do futebol nacional para assinar uma exibição estelar na noite desta quinta-feira. Importa ainda sublinhar que o avançado esloveno transformou em golo as duas ocasiões de que dispôs.

Surpresa do jogo: Excelente estreia de Eduardo Quaresma. O jovem central leonino, apesar da tenra idade, conseguiu ser o interveniente com mais ações com bola (92), mais passes (80) e mais interceções (4). Na vertente dos duelos aéreos também esteve exímio.  

Desilusão do jogo: Noite bastante infeliz para Douglas que fica associado aos dois golos sofridos. Se no primeiro capítulo arquitectou muito mal a saída da baliza, no segundo golo o guarda-redes vimaranense deixou-se contornar com alguma facilidade pelo avançado esloveno Sporar.

Treinadores

Ivo Vieira: O treinador do Vitória SC promoveu o regresso de Bondarenko que não jogava deste setembro, por lesão e depois por opção, e Joseph que não atuava desde agosto, por lesão. Apesar de um estádio D. Afonso Henriques em absoluto silêncio, Ivo Vieira soube galvanizar os seus jogadores e imprimir os acordes acerto para uma entrada de 'espada em riste'. O castelo acabou por ruir por força de um 'escudo' Douglas débil, mas merece nota muito positiva a entrega de uma equipa que, mesmo com quase três meses de paragem, apresentou um rendimento muito alto frente a um dos 'grandes' do nosso campeonato. 

Rúben Amorim: O técnico leonino promoveu as estreias de dois miúdos, Eduardo Quaresma (defesa-central) e Matheus Nunes (médio). O central de 18 anos encaixou numa defesa a três, com Coates e Mathieu no eixo da defesa, passando no exame com distinção, enquanto o brasileiro, de 21 anos, ocupou o lugar do lesionado Wendel, assinando uma exibição tremendamente discreta. Apesar de uma entrada mais tímida, Amorim montou uma equipa onde já se notam movimentações interessantes no setor mais ofensivo, porém na linha média o leão continua a mostrar algumas debilidades.

Árbitro da partida: Carlos Xistra somou alguns erros no capítulo disciplinar e exagerou na hora de recorrer ao apito, mas não vacilou em lances capitais. Apesar da demora na consulta ao VAR acertou em validar o segundo golo a Sporar.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório