Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Tondela apaga a 'Luz' e deixa Benfica sem liderança isolada

Nulo manteve-se em todo o encontro e a equipa de Bruno Lage deixou escapar oportunidade de ouro para se isolar na liderança. O Benfica empata pela terceira vez consecutiva no campeonato e volta a não depender de si próprio para chegar ao título.

Notícias ao Minuto

21:11 - 04/06/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto I Liga

Não houve público na Luz, mas houve desilusão. O Benfica não foi além de um empate a zeros frente ao Tondela, esta quinta-feira, na 25.ª jornada da I Liga. Depois de uma primeira parte pouco conseguida, no segundo tempo os comandados de Bruno Lage aumentaram o ritmo, mas não conseguiram também furar a muralha beirã e somaram apenas um ponto no encontro que marcou a retoma da prova. 

Desta forma, o Benfica sobe à liderança do campeonato, com os mesmos 60 pontos do FC Porto, mas são os dragões que têm a vantagem no confronto direto e, portanto, se a Liga terminasse hoje, eram os azuis e brancos a vencer o título. A equipa da Luz perdeu uma oportunidade soberana de ficar isolada na liderança e volta a precisar de um deslize do FC Porto para poder conquistar o campeonato. Já o Tondela conquista um importante ponto que pode ser precioso na luta pela manutenção, que agora é 13.º classificado com 26 pontos.

Resumo

Num jogo histórico na Luz, o primeiro de sempre sem público, o Benfica até começou bem. Bruno Lage fez Jardel e Gabriel reentrarem no onze, mas foi o inevitável Rafa a poder inaugurar o marcador logo aos 2 minutos. Vinícius serviu-o, mas Cláudio Ramos mostrou o porquê de ser um dos melhores guarda-redes portugueses.

Com uma pressão alta e quase sempre em ataque organizado, o Benfica ia tentando furar a defensiva do Tondela, que mais parecia à prova de falhas. A equipa beirã posicionou-se muito recuada no terreno e as dificuldades da equipa encarnada em contornar essa ‘muralha’ foram evidentes. Foi, portanto, de bola parada que Jardel assustou novamente a formação orientada por Natxo González. O cabeceamento do capitão encarnado, depois do canto de Pizzi, saiu a centímetros do poste.

Porém, por culpa da paragem prolongada, à medida que os minutos iam passando o ritmo foi descendo (e muito). Ambas as equipas não imprimiam velocidade no seu jogo e mesmo a circulação de bola não era feita com muita rapidez. Os jogadores foram ‘mastigando’ o jogo e o intervalo na Luz chegou com um natural 0-0 no marcador, até porque o Tondela terminou os primeiros 45 minutos sem remates à baliza do ‘espectador’ Odysseas.

No segundo tempo, a equipa de Bruno Lage entrou melhor e com mais fulgor. Rafa repetiu o perigo que causou logo no início da 1.ª parte, mas o desfecho foi idêntico. O 27 das águias ficou apenas perto do golo. Mais tarde foi a vez de Pizzi, de trivela, tentar chegar ao primeiro golo da partida, mas Cláudio Ramos mostrou-se mais uma vez atento.

A formação da Luz tentava, tentava… mas os caminhos da baliza beirã estavam quase sempre fechados. O Tondela estava completamente focado nas tarefas defensivas, facto que não deixa surpreender quando o primeiro remate foi apenas conseguidos aos… 70 minutos.

O Benfica foi para cima do adversário nos minutos finais e a falta de inspiração foi notória. Rúben Dias ainda atirou ao poste, Dyego Sousa à trave, mas foi o melhor que a equipa encarnada conseguiu fazer. O nulo manteve-se até ao final dos 97 minutos jogados e o Tondela conquista um precioso ponto na Luz. Já o Benfica volta a não depender de si próprio para chegar ao título.

 

90+7'- FINAL DO JOGO! Benfica e Tondela empatam a zeros na Luz!!!!

90+3'- PETKOVIC! Defesa do Tondela evita o golo de Dyego Sousa em cima da linha.

90+2'- Jota, de primeira, arma o remate e ganha o canto!

90'- Vão jogar-se mais sete minutos na Luz.

87'- É o tudo por tudo do Benfica...

85'- À TRAVE! Dyego Sousa perto do golo!

83'- Substituição na equipa do Benfica: Entra Jota para o lugar de Pizzi.

80'- Seferovic! Nova oportunidade perdida para o Benfica.

79'- Sai Filipe Ferreira e entra Pité na equipa do Tondela.

78'- AO POSTE! Rúben Dias cabeceia ao ferro da baliza do Tondela. Que perigo...

76'- RICHARD!  Grande trabalho do atacante do Tondela, a passar por André Almeida e a assustar Odysseas com o remate ao lado.

75'- Substituição no Benfica: Seferovic entra para o lugar de Vinícius.

74'- Remate de Taarabt com muito perigo. A bola ainda ressaltou num defesa do Tondela.

71'- Nova mexida no Tondela: Sai Ricardo Valente, entra Xavier.

70'- Primeiro remate do Tondela na partida! Richard tenta a sorte, mas o tiro é bloqueado por Rúben Dias e Odysseas defende com facilidade.

68'- ANDRÉ ALMEIDA! Dyego Sousa serve o lateral, que remate à entrada da área por cima das redes do Tondela.

64'- Taarabt vê o amarelo por falta sobre Richard.

61'- VINÍCIUS! Grande arrancada de Rafa que cruza rasteiro para o coração da área. Dyego Sousa não chega, a bola sobra para Vinícius que remata com selo de golo... valeu Philipe Sampaio a desviar!

59'- Alteração também no Benfica: Entra Dyego Sousa, sai Weigl.

58'- Substituição no Tondela: Entra Jonathan Toro, sai Rúben Fonseca.

57'- É agora Taarabt a armar o remate. O guarda-redes do Tondela não agarra à primeira, mas agarra à segunda.

55'- PIZZI! Grande jogada do Benfica com o 21 a rematar de trivela após abertura de Rafa. Nova defesa de Cláudio Ramos!

51'- Remate de Gabriel, em jeito, por cima do alvo. O Benfica a entrar bem neste segundo tempo.

50'- Bom trabalho de Taarabt a desequilibrar a defensiva do Tondela e a cruzar para Pizzi, que remata e ganha o canto para o Benfica.

47'- RAFA! Novamente o 27 das águias perto do golo. Remate cruzado ao lado da baliza defendida por Cláudio Ramos.

46'- Recomeça a partida.

45+1'- INTERVALO!

45'- Vai jogar-se mais um minuto.

42'- Taarabt cai à entrada da área, o Benfica pede falta, mas o árbitro Manuel Mota manda seguir jogo.

38'- O Tondela balanceia-se agora mais para o ataque. O ritmo, no entanto, continua muito baixo...

30'- VINÍCIUS! Cruzamento de Rúben Dias ao segundo poste e o avançado brasileiro a rematar com a canela não consegue fazer golo. Boa oportunidade para as águias.

29'- André Almeida aproveita um mau alívio da equipa beirã para testar a sua meia distância, mas o remate sai muito por cima das redes de Cláudio Ramos.

25'- O Tondela já defende com todos os homens no seu meio-campo. Novo canto para a formação da casa.

21'- Grimaldo cruza para a cabeça de Rafa, mas o remate sai muito ao lado.

16'- O ritmo, como seria de esperar, não é muito elevado... Ambas as equipas não estão a imprimir grande velocidade ao seu jogo.

14'- O Benfica vai controlando e pressiona alto o adversário, mas o golo ainda não apareceu. Posse de bola: Benfica - 64%, Tondela - 36%.

10'- JARDEL! Canto de Pizzi e cabeceamento do central brasileiro a sair muito perto do poste esquerdo da baliza do Tondela.

8'- O selecionador nacional, Fernando Santos, está sozinho nos camarotes do Estádio da Luz.

6'- Primeiro canto para a formação encarnada. O Benfica a mostrar eficácia na circulação de bola.

2'- RAFA!! É a primeira situação de perigo. Desmarcado por Vinícius, Rafa atirou de primeira para defesa de Cláudio Ramos com as pernas.

1'- COMEÇA A PARTIDA NA LUZ!

0'- Tudo a postos para o apito inicial. Antes disso, vai cumprir-se um minuto de silêncio em honra das vítimas da pandemia de Covid-19.

0'- Ouve-se o hino do Benfica e as equipas entram em campo!

0'- A águia Vitória sobrevoa o relvado do Estádio da Luz pela primeira vez sem qualquer adepto para a aplaudir...

0'- É tempo de o Tondela recolher também aos balneários.

0'- Equipa do Benfica já entrou para os balneários. O Tondela continua a aquecer.

0'- As equipas já aquecem no relvado da Luz.

0'- O Benfica colocou os cachecóis de milhares de adeptos nas bancadas, como forma de simbolizar que todos estão presentes a apoiar a equipa.

0'- Bruno Lage promoveu duas entradas no onze. Gabriel regressado de lesão vai fazer dupla com Weigl no meio-campo e Jardel será titular no eixo defensivo ao lado de Rúben Dias, relegando assim Ferro para o banco de suplentes.

ONZES

Benfica: Odysseas, André Almeida, Rúben Dias, Jardel, Grimaldo, Weigl, Gabriel, Pizzi, Rafa, Taarabt e Vinícius.

Suplentes: Svilar, Tomás Tavares, Ferro, Cervi, Jota, Dyego Sousa, Seferofic.

Tondela: Cláudio Ramos, Petkovic, Yohan Tavares, Philipe Sampaio, Filipe Ferreira, João Pedro, Richard Rodrigues, Pepelu, Murillo, Ricardo Valente e Ruben Fonseca.

Suplentes: Babacar Niasse, Jaquité, Xavier, Pité, Thiago, Ricardo Alves e Jonathan Toro.

Antevisão

É o jogo de reentrada do Benfica no campeonato e que oferece já a possibilidade de voltar ao topo da tabela classificativa. Frente ao Tondela, os encarnados querem entrar bem, com uma vitória, para tentar regressar ao 1.º lugar da I Liga, depois da derrota do FC Porto em Famalicão (1-2) esta quarta-feira.

Bruno Lage quis passar a mensagem aos jogadores de que é importante darem tudo pelos adeptos que não podem estar presentes, já Natxo González afirma que nenhuma equipa beneficiou com esta paragem.

Fique connosco e acompanhe as principais incidências do encontro entre Benfica e Tondela. O pontapé de saída no Estádio da Luz é dado às 19h15.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório