Powered bySolverde
Disclaimer

"Nada vai mudar e o contacto entre jogadores vai continuar a existir"

Sporting defronta, nesta quinta-feira, o Vitória SC, no estádio D. Afonso Henriques.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
03/06/2020 17:58 ‧ 03/06/2020 por Notícias Ao Minuto

Desporto

Rúben Amorim

O dia 8 de março assinalou o primeiro e único jogo que Rúben Amorim realizou no comando técnico do Sporting e que na altura culminou num triunfo leonino diante do Desportivo das Aves por 2-0.

Depois de quase três meses de paragem, o emblema de Alvalade volta a entrar em ação, desta feita num duelo relativo à 25.ª jornada da Liga portuguesa, num Estádio D. Afonso Henriques sem público nas bancadas.

Se o Vitória SC ocupa a sexta posição da I Liga, com 37 pontos, o Sporting é quarto com 42.

Nesta quarta-feira, em conferência de imprensa, Rúben Amorim fez a antevisão à partida, deixando dois importantes sublinhados: "Futebol sem público não é bom para ninguém" e o "contacto entre jogadores vai continuar a existir".

Vitória SC: É uma equipa com excelentes jogadores, com um excelente treinador e que vinha atravessando um grande momento de forma. Agora tudo pode mudar. Espero uma equipa difícil e também desejosa por voltar a jogar. É uma equipa de transição e que gosta de jogar futebol e que pode mudar rapidamente o seu estilo de jogo, tendo em conta os atletas que o Vitória SC tem no plantel.

Esquema de três centrais: Isso é irrelevante. Com dois dias mudei o sistema, imagine-se agora com três semanas de preparação. Estou entusiasmado para a maneira como eles vão interpretar as minhas ideias. 

O estádio do Vitória SC é um dos mais fervorosos a nível de ambiente. É benéfico para o Sporting  jogar sem público nas bancadas? Jogar sem público não é benéfico para ninguém. Preferia jogar com um estádio D.Afonso Henriques cheio de adeptos do Vitória SC. O jogo perde muita graça, porque o ambiente faz parte das nossas vidas.

Mudanças no estilo de jogo com a ausência de Wendel? A preparação do substituto foi uma guerra no treino porque toda a gente queria agarrar o lugar. Vai jogar o que estiver melhor para este encontro.

Intervalo mais reduzido entre jogos merece cuidados suplementares na utilização dos jogadores? O cuidado temos de ter sempre e cada caso é um caso. Mas não me preocupam esse tipo de situações, até porque o calendário não me parece muito diferente de outras situações. É difícil falar sobre o futuro quando há tantas incertezas e nem sabemos como os jogadores vão reagir à fadiga do primeiro jogo.

As declarações de Varandas sobre  Matheus Nunes geraram ansiedade no jogador? O Matheus Nunes não mostrou qualquer sinal de ansiedade. É normal que a estreia por um clube desta dimensão possa dar alguma ansiedade, mas depois com o tempo a confiança vai acabar por surgir.

Sinais de interesse em Joaqu´ín Pereyra (jogador do Rosário): Só estou focado nos jogos que aí vêm e neste final de época. Agora estamos muito incertos do que vai acontecer e é difícil falar sobre o futuro. É difícil para nós, como para os outros clubes fazer previsões. 

Matheus Nunes está pronto para ir a jogo? Depende, temos de ver semana a semana. Todos os jogadores que estão no plantel do Sporting estão prontos para ir a jogo. O Matheus Nunes é mais um atleta que temos para a função de médio-centro. Como temos o Doumbia, o Luiz Phillype, entre outros, e quem mostrar mais força e estiver melhor é quem vai a jogo. 

Disponibilidade do Wendel: Ele não vai estar presente para este jogo (traumatismo no joelho direito). 

O futebol vai mudar tendo em conta a questão do distanciamento social? Vai haver receios dentro de campo? Receios até podem existir, mas os jogadores não vão deixar de fazer aquilo que faziam antes, nem sequer a maneira de jogar. Não quero estar a colocar-me em assuntos que não são do meu respeito, mas já passámos por momentos mais críticos do que aquele que enfrentamos agora (curva epidemiológica). Os jogadores são controlados e estão prontos para tudo. O jogo vai ser normal e as polémicas também vão começar. O jogo sem público e a velocidade do jogo até pode mudar, mas no que diz respeito ao contacto entre jogadores nada vai mudar.

O presidente do Sporting referiu que Matheus Nunes acabaria por pagar a sua contratação. Isso aumenta a pressão sobre si ou sobre o jogador? Sobre mim não aumenta qualquer nível de pressão, até porque a pressão já é muita. Já o Matheus Nunes vai pagar uma casa à mãe , vai ajudar a família e ele só se tem de preocupar com isso e em ajudar o Sporting dentro de campo. Temos de dar tempo a este miúdo e ressalvo que é fantástico termos um presidente que acredita, e muito, nos jovens que tem na Academia. 

Diferenças do Sporting de hoje para o de há três meses: A equipa precisava no tempo em que estava de limpar a cabeça e isso foi uma vantagem. A equipa evoluiu, mas eu não tenho um termo de comparação, até porque os treinos colectivos não foram muitos. É preciso voltar a jogar, para aí sim começar a verificar novas nuances tácticas e a evolução de cada jogador.

Vantagens da retirada desta paragem: Tivemos algumas, desde conhecer os jogadores a reparar a maneira como os atletas se encontravam antes da paragem. Não se tratou de uma pré-época, porque não existiram jogos, mas deu para trabalhar afincadamente a nível individual com cada jogador. É bom salientar que os jogadores não estavam habituados a uma paragem tão grande. Mas agora o foco está colocado no Vitória SC e tivemos três semanas de trabalho conjunto para preparar este jogo.

Já se habitou ao teste das Covid-19 ou ainda é complicado? Agora já não custa. Uma pessoa já se habitou e têm de ser feitos para a segunda de todos nós.

Tempo de paragem: Foram três meses atípicos, mas deu-nos tempo para ver como funciona o clube, para como estão os jogadores e deu tempo para fazer trabalho específico com alguns jogadores da formação, que necessitam de trabalhar mais rapidamente do que nós estávamos à espera. Nesse sentido a paragem foi boa e a partir do momento em que se delineou uma data tudo mudou. O foco já está colocado no regresso e é bom salientar que esta equipa vai evoluir no decorrer dos jogos e não apenas com o treino.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rita Ferro Rodrigues critica cobertura do funeral de Diogo Jota e André

Diogo Jota

Rita Ferro Rodrigues critica cobertura do funeral de Diogo Jota e André

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas