A Liga Portugal anunciou, em forma de comunicado emitido nas plataformas oficiais ao início da tarde desta terça-feira, que, após reunião extraordinária, foi tomada a decisão de promover Nacional e Farense ao principal escalão do futebol português.
Em sentido inverso, e após a II Liga ter sido dada como terminada devido à pandemia do novo coronavírus, Cova da Piedade e Casa Pia foram despromovidos, pelo que irão disputar o Campeonato de Portugal na próxima temporada.
Na nota, o organismo liderado por Pedro Proença esclarece que, após a decisão do governo, "viu-se constrangido a decidir sobre a suspensão definitiva da II Liga, tendo estabilizado a classificação final da competição segundo os critérios de mérito desportivo recomendados pela FIFA, pela UEFA e pela FPF".
A Liga Portugal anunciou, em simultâneo, que decidiu "aprovar a criação de um Fundo de Apoio aos clubes da II Liga, por forma a atenuar os efeitos da paragem antecipada determinada e que terá o valor total de 1,52 milhão de euros".
"Desta reunião resultou ainda outra medida de apoio negociada pela Liga Portugal com a SABSEG e que prevê a suspensão de pagamento dos seguros de acidentes de trabalho dos jogadores dos clubes da II Liga, a partir de 18 de março, data em que foi declarado o Estado de Emergência no país, o que constitui um apoio extra a estas Sociedades Desportivas, que se soma ao ontem divulgado para as da I Liga", conclui.