Meteorologia

  • 08 MAIO 2021
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

"Nunca mais chegávamos à Luz, só víamos placas a dizer Alverca"

Deco recorda chegada a Portugal em 1997.

"Nunca mais chegávamos à Luz, só víamos placas a dizer Alverca"

Deco concedeu uma entrevista, esta sexta-feira, ao antigo jogador brasileiro Ricardo Rocha, em direto na rede social YouTube. O antigo internacional português abordou a chegada à Portugal e a forma como acabou por ir para o Alverca

Chegada a Portugal "Quando chegámos ao aeroporto de Lisboa, estava lá a Imprensa toda e eu disse ao Cajú, que também tinha viajado comigo: 'nossa, estão aqui à nossa espera'. Estávamos com moral. Afinal estavam todos à espera do Paulo Nunes, que era a contratação da época."

Pensava que ia para o Benfica: "Mal chegámos, eu e o Cajú, apresentaram-nos um diretor do Alverca. Entrámos num Renault 19 e nunca mais chegávamos à Luz, só víamos placas a dizer Alverca. O Benfica estava a tentar-se reerguer. Era o clube satélite do Benfica. Não queria ter saído do Corinthians, um grande clube, e ir para o Alverca era um retrocesso. Mas eu nunca fui muito de reclamar".

Graeme Souness não o quis: "O Souness começou a apostar em jogadores mais velhos, alguns jogadores ingleses e não olhava para aquela base que tinha no Alverca. Não era só eu; havia também o Maniche, o Hugo Leal, o Bruno Basto, uma série de jogadores que fizeram carreiras importantes. O Benfica não aproveitou, porque tinha de exercer a opção de compra pelo meu passe. É aí que entra o Jorge Mendes, que foi fundamental na minha carreira."

Jorge Mendes entra em cena: "Em dezembro desse ano [1997], tinha propostas de clubes da I Divisão do campeonato Paulista, entre os quais o Ituano e a Portuguesa Santista. Fiquei na dúvida se devia voltar ao Brasil, porque mesmo estando num clube da II Divisão portuguesa, estava a destacar-me. Lembro-me que na semana em que estava para telefonar ao João Feijó [empresário] para dizer que queria voltar ao Brasil, faço um jogo e marquei dois golos e o Jorge Mendes ficou impressionado, ligou-me e fomos jantar. Foi o ponto de viragem."

António Simões: "Lembro-me que o António Simões queria que eu ficasse, e até disse que foi o maior erro do Benfica não ter ficado comigo, mas naquela época o Souness não deu oportunidade e o Vale e Azevedo fazia o que o treinador mandava. FC Porto entra na jogada e passeis seis meses no Salgueiros antes de ir para lá [FC Porto]." 

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório