Powered bySolverde
Disclaimer

Sindicato chama de "absurdo" processos a Beunardeau e Estrela no Aves

O departamento jurídico avense invocou na sexta-feira a infração do regulamento interno, que inviabiliza declarações à comunicação social sem autorização do clube, enquanto os plantéis principal e sub-23 convivem com dois meses de ordenados em atraso.

Notícia

© Getty Images

Lusa
02/04/2020 10:11 ‧ 02/04/2020 por Lusa

Desporto

Desportivo das Aves

 O Desportivo das Aves abriu processos disciplinares ao guarda-redes Quentin Beunardeau e ao médio Estrela, confirmou hoje à agência Lusa o presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF).

"Os jogadores foram notificados da nota de culpa de um processo disciplinar que visa a aplicação de uma multa, num momento em que estão com vencimentos por receber. É mais um ato absurdo de gestão desportiva, um capricho de quem não tem mais nada para fazer e uma ofensa à nossa inteligência", lamentou Joaquim Evangelista.

O departamento jurídico avense invocou na sexta-feira a infração do regulamento interno, que inviabiliza declarações à comunicação social sem autorização do clube, enquanto os plantéis principal e sub-23 convivem com dois meses de ordenados em atraso.

"Um processo disciplinar contra um trabalhador por exercer a sua liberdade de expressão e se pronunciar sobre factos públicos e notórios, respaldados por uma posição coletiva tomada anteriormente através da sua associação sindical, não merece qualificação sobre o caráter das pessoas que estão a promover isto", prosseguiu.

Em 22 de março, o guarda-redes francês Beunardeau garantiu que as dívidas sobre o iraniano Mohammadi e o brasileiro Welinton Júnior foram repostas pela diretora executiva Estrela Costa antes da derrota com o Sporting (2-0), em 08 de março, da 24.ª jornada.

"Prometeu que nos iriam pagar os dois meses e concordámos em treinar e ir ao jogo, mas a meio da semana ninguém tinha recebido. Soubemos depois que tinha pagado da sua conta pessoal aos dois avançados, que têm maior valor de mercado, e o grupo ficou revoltado. Era para todos ou para ninguém", afirmou à Radio Monte Carlo.

A ideia foi corroborada pelo médio luso-angolano Estrela uma semana depois quando, em entrevista ao diário desportivo Record, admitiu que a falta de condições laborais e salariais contribuíram para "prejudicar e mexer com a cabeça dos jogadores".

"Os salários em atraso não vêm de agora. O presidente [o chinês chinês Wei Zhao] disse que tinha sido por causa do vírus, que agora já cá está e o problema continua por resolver. Além de sermos profissionais e vivermos do futebol, cá fora temos família, mulheres e contas para pagar. Se não conseguirmos isso, qual é a motivação?", atirou.

As manifestações públicas de Quentin Beunardeau e Estrela foram antecedidas por um protesto inusitado do capitão Afonso Figueiredo em 21 de março, ao pausar o desafio com o médio Pepelu, do Tondela, durante dois minutos, numa iniciativa da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) dedicada à simulação virtual dos jogos da 26.ª jornada.

"Relativamente ao Afonso ainda não existe qualquer processo, mas temos de desmascarar estas pessoas que colocam em causa todo o futebol e iremos até às últimas consequências para defender os jogadores", prometeu Joaquim Evangelista, sem saber se Mohammadi e Welinton Júnior receberam pagamento antecipado face ao resto do plantel.

O Desportivo das Aves justificou os atrasos com a paralisação da atividade económica na China, motivada pela pandemia da covid-19, detetada em dezembro em Wuhan, e foi notificado pela LPFP em 18 de março a regularizar todas as dívidas no prazo de 15 dias.

Após 24 jornadas, a formação comandada por Nuno Manta Santos ocupa a 18.ª e última posição da I Liga, com 13 pontos, nove abaixo da 'linha de água', e podem perder dois a cinco pontos caso o atraso salarial não seja corrigido até hoje.

 

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Daniela Melchior namora com Mbappé? As pistas na origem dos rumores

Daniela Melchior,Mbappé

Daniela Melchior namora com Mbappé? As pistas na origem dos rumores

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

MotoGP

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas