Procurar

Scolari relembra defesa sem luvas de Ricardo: "Estávamos todos perplexos"

Momento remonta aos quartos de final do Euro'2004, quando Portugal eliminou a Inglaterra.

Scolari relembra defesa sem luvas de Ricardo: "Estávamos todos perplexos"

© Reuters

Notícias Ao Minuto
30/03/2020 23:26 ‧ há 5 anos por Notícias Ao Minuto

Desporto

Seleção

No Estádio da Luz, em plena decisão por grandes penalidades nos quartos de final do Euro'2004, que se disputou em Portugal, Ricardo decidiu tirar as luvas para defender o penálti de Darius Vassell.

Para surpresa de todos, o guardião luso não só parou a grande penalidade como, de seguida, cobrou o penálti decisivo, que colocou a Seleção Nacional nas meias-finais da competição e eliminou a Inglaterra.

16 anos mais tarde, Luiz Felipe Scolari, então selecionador da Equipa das Quinas, recordou o glorioso momento, revelando que, na altura, não entendeu a atitude do guardião, que acabou por ficar nos livros da história do futebol.

"Não sabia o que é que o Ricardo estava a fazer. Não percebi. Estávamos todos perplexos. Não sei se foi uma forma de inibir o adversário ou se foi um pressentimento que ele teve. Mas ele tirou as luvas, defendeu esse penálti e marcou o último. Às vezes, como treinador, deves deixar os jogadores darem uso à sua personalidade", recordou Felipão, numa entrevista concedida ao The Guardian.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si