Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Oficial: FPF decreta encerramento das provas de formação

Comunicado emitido esta sexta-feira.

Oficial: FPF decreta encerramento das provas de formação
Notícias ao Minuto

16:31 - 27/03/20 por Notícias Ao Minuto c/ Lusa

Desporto Covid-19

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou, esta sexta-feira, que deu por concluídas todas as provas dos escalões de formação do futebol e futsal português que estão sob a sua alçada. A decisão da FPF surge por força da pandemia do novo coronavírus e "visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol."

"Por tudo o que antecede, deliberou a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol, após auscultar os seus associados, que devem dar-se por concluídas as competições nacionais de todos os escalões de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas, não resultando das mesmas qualquer efeito desportivo imediato", pode ler-se na nota oficial da FPF

A FPF informa também que "não serão atribuídos títulos nas referidas competições nem aplicado o regime de subidas e descidas."

A FPF recorda ainda que o país encontra-se em Estado de Emergência e que será possivelmente prorrogado para lá de 2 de abril.

As restantes competições, que estão sob a tutela da FPF, como Taça de Portugal, Liga Revelação, Campeonato de Portugal, Liga de Futsal ou Liga feminina, "continuam suspensas".

Como estavam as provas?

O Benfica liderava a fase de apuramento do campeão de juniores, após quatro das 14 jornadas, com 12 pontos, mais três do que o Rio Ave.

Em juvenis, as 'águias' venceram a série sul e o FC Porto a série norte, que antecedia a fase final, enquanto nos iniciados os 'dragões' eram os primeiros a norte, o Anadia no centro e o Sporting no sul.

Benfica e Sporting dividiam a liderança da fase de apuramento de campeão do Nacional de juniores em futebol feminino, após uma jornada.

O cancelamento dos campeonatos nacionais de futebol e futsal dos escalões de formação, masculinos e femininos, é acompanhado pelas "22 associações distritais e regionais que vão igualmente dar sem efeito as suas competições destinadas aos escalões de formação de futebol e futsal".

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório