O futebol mexicano está, esta quarta-feira, de luto, devido à morte de Ignacio Trelles, que, aos dias de hoje, permanece como o treinador que mais títulos conquistou na história do país.
O antigo selecionador mexicano, que tinha completado 103 anos de idade no passado dia 31 de julho, perdeu a vida após sofrer um enfarte, segundo informações adiantadas pelo jornalista Heriberto Murrieta, nas redes sociais.
Natural de Guadalajara, Ignacio Trelles deu o 'pontapé de saída' na carreira no mundo do futebol em 1934, quando, enquanto jogador, se estreou pelo Necaxa, antes de somar passagens por América, Monterrey, Vikings de Chicago e Atlante.
Foi, no entanto, como treinador que teve mais sucesso, tendo conquistado um total de 15 títulos ao longo da carreira, mais do que qualquer outro mexicano: sete de campeão nacional (por Marte, Zacatepec, Toluca e Cruz Azul), dois de campeão continental (por Toluca e Atlante), duas Taças (pelo Zacatepec), e quatro Supertaças (por Zacatepec e Toluca).
Ignacio Trelles, que encerrou a carreira com um registo de 463 vitórias, 319 empates e 301 derrotas ao cabo de 1 083 jogos oficiais, orientou, ainda, a seleção mexicana nos Campeonatos do Mundo de 1962, no Chile, e de 1966, em Inglaterra.