Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Quarentena precisa-se! Famalicão agrava estado de saúde do leão

Famalicão e Sporting defrontam-se, nesta terça-feira, a partir das 20 horas, num duelo relativo à 23.ª jornada da Liga portuguesa.

Quarentena precisa-se! Famalicão agrava estado de saúde do leão
Notícias ao Minuto

21:54 - 03/03/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto 23.ª jornada

Resumo: Precisámos de esperar 26 anos para assistir a novo duelo entre Famalicão e Sporting, no reduto do emblema minhoto, mas a espera não podia ter sido melhor, pelo menos na perspectiva de quem torcia pelo clube anfitrião.

Os pupilos de João Pedro Sousa venceram, por 3-1, o Sporting, no duelo de encerramento da 23.º jornada da Liga portuguesa, agravando a crise de um leão que já olha para o recrutamento de novo treinador.

O clube de Alvalade deixou assim fugir o Sp. Braga que cimentou o terceiro lugar no campeonato, com 43 pontos, mais quatro do que o emblema lisboeta. O Famalicão é sexto, com 36 pontos.

Um início desastroso terminou com mais um final fatídico 

Pior entrada seria impossível. Aliás, há 40 anos que os leões não estavam a perder por 0-2, logo aos oito minutos. Se a conjuntura desportiva deste felino já não era boa, à entrada da presente ronda, afinal as feridas europeias ainda estavam por sanar, a maré ainda se tornou mais negra com o aparecimento deste 'tsunami' minhoto.

O Famalicão não vencia há oito jogos seguidos, mas precisou de oito minutos para tomar o 'boost' anímico de que precisava. Aos cinco minutos, Racic, com um remate de primeira à entrada da área, a arrombar a baliza de Luís Maximiano, para no segundo remate os pupilos de João Pedro Sousa, por intermédio de Diogo Gonçalves, darem nova estocada aos comandados de Silas.A reação surgiu aos 17 minutos por Vietto, mas Roderick salvou as honras do 'convento, para num segundo momento Sporar não ter tido o discernimento necessário para fazer mais e melhor à boca da baliza.

Aos 20 minutos Diogo Gonçalves esteve perto de bisar e na 'barricada' adversária os sinais de perigo surgiam através de alguns remates de meia distância de Vietto. Os homens da frente não mostravam arte nem engenho para balançar as redes de Vaná e daí que fosse necessário chamar o SOS Coates. O internacional uruguaio no último minuto da primeira parte reduziu e, em abono da verdade, após um cruzamento com conta, peso e medida de Acuña.

O leão entrou na etapa complementar mais dominador e, aos 58 minutos, teve soberana ocasião para restabelecer a igualdade, por intermédio de Vietto. Não só falhou um golo cantado, como aos 66' perdeu uma bola a meio-campo que daria origem ao terceiro golo do Famalicão, um remate certeiro com selo de qualidade Gonçalves: Pedro assistiu para o bis de Diogo, na sequência de um ataque fulminante da equipa minhota. 

Relato do jogo:

90+6' - Termina o encontro em Vila Nova de Famalicão!

90+6' - Amarelo para Battaglia.

90+5' - Pedro Mendes já está recuperado!

90+3' - Pedro Mendes está a ser assistido pela equipa médica do Sporting, após um choque com o adversário.

90+1' - Adeptos do Sporting gritam para a equipa: "São uma vergonha".

90+1' - Grande defesa de Luís Maximiano!

90' - Cinco minutos de compensação!

84' - Entra Pedro Mendes, sai Plata.

82' - Toni Martínez cede o lugar a Anderson.

80' - Camacho rende Rosier.

79' - Coates caiu na área, Luís Godinho mandou seguir.

78' - Entra Guga, para o lugar de Fábio Martins.

75' - Alteração no Sporting: sai Eduardo Henrique, entra Francisco Geraldes.

71' - Amarelo para Riccieli. 

66' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FAMALICÃO! DO FAMALICÃO! TRÊS VEZES FAMALICÃO! Contra-ataque fulminante a culminar no golo de Diogo Gonçalves. Vietto perde a bola a meio-campo, Pedro Gonçalves liga o turbo, desmarca Diogo, que ainda leva Coates ao chão e, depois disso, sobe o marcador em prol  dos minhotos. 

61' - Jogadores do Famalicão ficaram a pedir penálti por mão de Coates na bola. O uruguaio corta a bola e depois ressalta-lhe para o braço.

58' - Que perdida escandalosa de Vietto! Sozinho ao segundo poste, o avançado leonino desperdiça o empate. 

52' - Remate de Jovane, mas por cima da baliza de Vaná.

48' - Cartão amarelo para Luís Neto. 

46' - Começou a segunda parte em Vila Nova de Famalicão.

Confira aqui o golo de Coates.

45+2' - Intervalo em Vila Nova de Famalicão.

45+1'GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCA COATES! Acuña cruzou com conta, peso e medida para a cabeça de Coates. O uruguaio assumiu as despesas de ponta de lança e relançou os leões na partida. 

35' - Plata a travar um contra-ataque muito perigoso do Famalicão.

Confira aqui o segundo golo do Famalicão. 

33' - Vietto espreitou um espaço à entrada da área e desferiu um remate que passou perto do poste direito de Vaná!

29' - Rosier a lançar Plata e o equatoriano a cruzar, mas Vaná intercetou e agarrou sem grandes dificuldades. 

24' - Toni Martínez já partia sozinho em direção à baliza leonina, mas estava em fora de jogo. 

20' - FAMALICÃO TÃO PERTO DO TERCEIRO!!! Diogo Gonçalves a rematar cruzado e a bola a sair muito perto do poste direito da baliza de Luís Maximiano. 

17' - Leão perto de reduzir!  Sporar com tudo para marcar, falha o remate à boca da baliza minhota. Antes disso, Jovane cruzou da esquerda e Vietto rematou, para corte cirúrgico de Roderick.

Confira aqui o primeiro golo do Famalicão.

8'- GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FAMALICÃO! Segundo remate, segundo golo da equipa minhota, desta feita por Diogo Gonçalves. Fábio Martins abre, com a parte de fora do pé, em Diogo Gonçalves, que atira em força para o fundo das redes de Luís Maximiano.

5' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO FAMALICÃO! É O DELÍRIO NAS BANCADAS! É UM GOLAÇO! É UM GOLAÇO! É UM GOLAÇO DE RACIC! O médio sérvio disparou de primeira, à entrada da área, para um tiro sem hipótese de defesa para Luís Maximiano. 

O árbitro da partida é Luís Godinho.

1' - Já rola a bola no Municipal de Famalicão.

0' - Os capitães das duas equipas escolhem campo e bola.

0' - As equipas entram no tapete verde no estádio Municipal de Famalicão. 

Depois de cumprir castigo, Fábio Martins está de regresso ao onze da equipa minhota.

- Eduardo é a grande novidade no onze dos leões, devido à ausência de Wendel por castigo. 

Onze do Famalicão: Vaná; Riccieli, Nehuén Perez e Roderick; Diogo Gonçalves, Racic, Pedro Gonçalves e Coly; Fábio Martins, Toni Martínez e Walterson.

Suplentes do Famalicão: Defendi, Cissé, Alex Centelles, Jorge Pereira, Del Campo, Guga e Anderson.

Onze do Sporting: Luís Maximiano; Rosier, Coates, Neto e Acuña; Battaglia, Eduardo, Plata e Jovane Cabral; Vietto e Sporar.

Suplentes do Sporting: Diogo Sousa, Ilori, Borja, Doumbia, Francisco Geraldes, Rafael Camacho e Pedro Mendes.

Antevisão: A equipa minhota, com 33 pontos e na sétima posição, recebe um leão vindo de uma ressaca europeia, com 39 pontos e no quarto lugar.

Depois da eliminação diante dos turcos do Basaksehir, a contestação a Silas subiu de tom, sendo que já estão a ser ventilados os sucessores ao atual técnico. Daí, que a conferência de antevisão à partida, tenha sido dominada pela questão: "Este é o seu último jogo ao serviço do Sporting?".

Uma derrota pode efetivamente ditar o adeus de um treinador que, à margem do terceiro lugar, nada mais tem a lutar numa época que não vai deixar saudades para os homens de verde e branco.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório