Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Leão não dura 90 minutos e 'tombo final' vira tendência

Sporting tem sido prejudicado pelos golos que concede nos últimos minutos, sobretudo, dos encontros mais decisivos da temporada.

Leão não dura 90 minutos e 'tombo final' vira tendência
Notícias ao Minuto

08:08 - 01/03/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

Numa temporada que tem sido, no mínimo, atribulada para o Sporting, a equipa orientada por Jorge Silas tem demonstrado uma fragilidade inesperada, ao deitar por terra resultados, à partida, positivos nos últimos minutos dos encontros. Um cenário que começou a ganhar força no início de janeiro, no clássico com o FC Porto, e que conheceu o seu apogeu diante do Basaksehir, para a Liga Europa.

Minutos finais... e fatais

No dia 5 de janeiro, os pupilos de Jorge Silas receberam os dragões em Alvalade, numa partida na qual entraram a perder na sequência do golo apontado por Moussa Marega, logo aos 6 minutos de jogo. Os leões ainda conseguiram empatar, por intermédio de Marcos Acuña, em cima do apito para o intervalo, mas deitaram tudo a perder nos últimos 20 minutos do duelo: aos 73', Tiquinho Soares bateu Luís Maximiano e garantiu a conquista dos três pontos para os azuis e brancos.

Cerca de duas semanas depois, a 17 de janeiro, foi a vez de o Benfica visitar o reino do leão, tendo saído do reduto verde e branco com a vitória graças aos golos apontados, lá está, na reta final do desafio. No encontro em que regressou à competição, depois de várias semanas de baixa devido a lesão, Rafa Silva entrou no decorrer do segundo tempo do dérbi e fez o gosto ao pé aos 80' e aos 90+9', para selar o triunfo encarnado em Alvalade.

Seguiu-se a derrota para o Sporting de Braga, nas meias-finais da Taça da Liga. À semelhança do que havia ocorrido no clássico com o FC Porto, o Sporting começou a perder, restabeleceu a igualdade no marcador, mas acabou eliminado da prova na sequência do tento marcado pelo avançado Paulinho, no minuto 90'.

No início de fevereiro, os leões defrontaram novamente os minhotos na Pedreira, desta vez para o campeonato, e voltaram a deixar escapar o empate na reta final do encontro: à passagem do minuto 76', Francisco Trincão apareceu solto de marcação na área verde e branca e, na recarga a um remate de Galeno, garantiu o triunfo aos arsenalistas.

Leão contrariou a tendência... mas por pouco tempo

Curiosamente, na visita ao Rio Ave, para a I Liga, foi o Sporting a fazer o adversário provar do veneno... que lhe tem sido fatal neste início de 2020. Diante dos vilacondenses, os verde e brancos estiveram quase todo o encontro em desvantagem, devido ao golo apontado por Lucas Piazón, logo aos 2' minutos de jogo, mas conseguiram chegar ao empate perto do apito final, aos 84', graças à grande penalidade exemplarmente convertida por Jovane Cabral.

Frente à equipa de Carlos Carvalhal, portanto, o Sporting foi capaz de contrariar a tendência recente, mas a verdade é que foi sol de pouca dura. Isto porque, na última quinta-feira, os leões voltaram a vacilar nos instantes finais do encontro, desta feita com o Basaksehir, para os 16 avos de final da Liga Europa.

Diante dos turcos, e depois de ter vencido por 3-1 na primeira mão, o Sporting, que aparentava ter tudo para seguir em frente na prova da UEFA, cedeu e deixou o adversário empatar a eliminatória aos 90+'1, com um golo do capitão Edin Visca; a eliminação foi confirmada na reta final do prolongamento, aos 119', apenas um minuto antes do término da partida. Luciano Vietto parou um jogador contrário em falta na área leonina, o árbitro apitou para a marca dos onze metros e  Visca - outra vez ele - marcou o golo que ditou o afastamento do Sporting das competições europeias em 2019/20.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório