Promessa de Vieira dá que pensar: Águia não voa na Europa desde Jesus

Presidente encarnado apontou à final da Liga dos Campeões, mas a prestação do Benfica nas competições europeias registou declínio com Rui Vitória e Bruno Lage.

benfica europa league

© Getty Images

Notícias Ao Minuto
29/02/2020 08:00 ‧ 29/02/2020 por Notícias Ao Minuto

Desporto

Análise

Ao cair da Liga Europa nos 16 avos de final, já depois de ter sido eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica assinou uma das prestações mais pobres nas competições europeias nos últimos largos anos.

As águias foram eliminadas pelo Shakhtar Donetsk numa fase bastante precoce da prova e fizeram com que a contestação ao presidente, Luís Filipe Vieira, subisse de tom.

A promessa de Vieira

Afinal, o líder encarnado já demonstrou, em mais do que uma ocasião, a ambição de elevar o Benfica a um patamar que levasse o clube a disputar a final da Liga dos Campeões; numa entrevista concedida à TVI, em setembro do ano passado, Vieira afirmou: "Aquilo que podemos sonhar e é um objetivo que temos, é chegar a uma final da Liga dos Campeões. Vamos ter essa equipa para lutar".

Antes, em 2018, Vieira já havia garantido que não sairia do Benfica "sem ser campeão europeu": "Não sairei do Benfica sem ser campeão europeu. O título europeu tem de ser uma realidade para nós. Queremos ser campeões europeus".

A realidade, porém, difere bastante das ousadas palavras proferidas pelo presidente do Benfica, que, nos últimos anos, tem desiludido nas competições da UEFA: desde a saída de Jorge Jesus, que trocou as águias pelo Sporting no verão de 2015, que o Benfica não apresenta regularidade de resultados na Europa, deixando a desejar em quase todas suas participações, tanto na Champions, como na Liga Europa.

Do bom rendimento europeu com Jesus...

Com o atual técnico do Flamengo, que esteve seis temporadas na Luz, o Benfica conseguiu, maioritariamente, resultados satisfatórios nas competições europeias. Logo na sua época de estreia, em 2009/2010, Jesus levou os encarnados aos quartos de final da Liga Europa, tendo alcançado os 'quartos' da Champions dois anos depois - caiu apenas aos pés do Chelsea, que viria a conquistar a competição.

Seguiram-se duas finais da Liga Europa - primeiro, diante Chelsea, e, no ano seguinte, frente ao Sevilla -, embora o Benfica tenha acabado por perder ambas.

Jesus, porém, despediu-se do Benfica com a sua pior prestação europeia desde a chegada à Luz, depois de ter ficado no quarto e último lugar do seu grupo da Liga dos Campeões em 2014/15, atrás de Monaco, Bayer Leverkusen e Zenit.

... ao descalabro desde a chegada de Rui Vitória

A saída de Jorge Jesus só não marcou um claro 'antes e depois' do Benfica nas competições europeias devido ao rendimento da equipa na época de estreia de Rui Vitória - em 2015/16, os encarnados chegaram novamente aos quartos de final da Champions, tendo sido eliminados pelo Bayern Munique, numa eliminatória bastante disputada.

A partir daí, contudo, a prestação do Benfica na Europa começou a ganhar contornos extremamente negativos. Em 2016/17, os pupilos de Rui Vitória caíram aos pés do Borussia Dortmund, nos oitavos de final da Champions, e, na temporada seguinte, registaram a sua pior prestação de sempre na maior prova de clubes da UEFA, ao não somarem qualquer ponto num grupo composto por Manchester United, Basel e CSKA Moscovo.

Na época passada, ainda com Rui Vitória ao leme, o Benfica voltou a vacilar na fase de grupos da Liga dos Campeões, tendo, no entanto, assegurado o terceiro posto do grupo, que lhe valeu o apuramento para a Liga Europa, na qual chegou aos quartos de final - já com Bruno Lage no cargo de treinador, os encarnados foram eliminados pelo Eintracht Frankfurt e disseram adeus à Europa.

Foi, no entanto, na presente temporada que o descalabro europeu do Benfica conheceu o seu apogeu. Depois de não somar qualquer ponto na primeira volta da fase de grupos da Liga dos Campeões, as águias conseguiram assegurar o terceiro lugar do grupo e o respetivo apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa, mas não foram capazes de eliminar o Shakhtar Donetsk, tendo ficado pelo caminho numa fase bastante precoce da competição - pelo menos, tendo em conta as aspirações do clube, que se foram tornando públicas pela voz do seu presidente.

Prestação do Benfica nas competições europeias desde a contratação de Jorge Jesus:

Temporada Prestação nas competições europeias Treinador
2009/10 Quartos de final da Liga Europa Jorge Jesus
2010/11 Fase de grupos da Champions / Meias-finais da Liga Europa Jorge Jesus
2011/12 Quartos de final da Champions Jorge Jesus
2012/13 Fase de grupos da Champions / Final da Liga Europa Jorge Jesus
2013/14 Fase de grupos da Champions / Final da Liga Europa Jorge Jesus
2014/15 Fase de grupos da Champions Jorge Jesus
2015/16 Quartos de final da Champions Rui Vitória
2016/17 Oitavos de final da Champions Rui Vitória
2017/18 Fase de grupos da Champions Rui Vitória
2018/19 Fase de grupos da Champions / Quartos de final da Liga Europa Rui Vitória / Bruno Lage
2019/20 Fase de grupos da Champions / 16 avos de final da Liga Europa Bruno Lage
Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas