Foi uma noite negra para o futebol português. Depois do Sporting de Braga ter caído aos pés do Rangers, a noite de quinta-feira trouxe consigo as eliminações de FC Porto, Sporting e Benfica, deixando as competições europeias sem clubes portugueses logo em fevereiro, algo que não acontecia desde a temporada de 1978/79, ou seja, há mais de quarenta anos.
Portugal iniciou a época com cinco clubes em provas europeias - Benfica e FC Porto na Liga dos Campeões; Sporting, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães na Liga Europa -, mas a chegada do mês de fevereiro trouxe consigo quatro eliminações.
O FC Porto caiu cedo da Liga dos Campeões para a Liga Europa, depois de ter sido eliminado pelo Krasnodar na terceira pré-eliminatória da prova milionária. Seguiu-se depois também a queda do Benfica para a Liga Europa, que ficou em terceiro lugar na fase de grupos.
Na Liga Europa, FC Porto e Sporting de Braga passaram em primeiro dos respetivos grupos, enquanto o Sporting seguiu em frente com o segundo lugar no grupo D. O Vitória de Guimarães foi o último classificado do grupo F.
Passar de país mais representado para nenhum representante
Com a chegada dos 16 avos de final, Portugal era o país mais representado nesta fase da prova com quatro equipas. Mas passadas estas últimas duas mãos o nosso país ficou sem qualquer representante no 'top 16' das competições europeias, interrompendo um ciclo de 40 anos, iniciado em 1979/80.
Um desastre europeu como este tinha acontecido na época 1978/79. Na altura, o FC Porto foi eliminado pelo AEK na primeira ronda da Taça dos Campeões Europeus (1-6 fora e 4-1 em casa) e o Sporting caiu na mesma fase da Taça dos vencedores de Taças perante o Banik Ostrava (dois desaires por 1-0).
Na Taça UEFA, Benfica e Sporting de Braga passaram a primeira ronda, mas caíram na segunda, correspondente aos 16 avos de final: os 'encarnados' face ao Borussia Mönchengladbach (0-0 em casa e 0-2 fora, após prolongamento) e os 'arsenalistas' frente ao West Bromwich (0-2 em casa e 0-1 em Londres).
Os piores registos, com apenas um representante luso nos últimos 16, datavam de 1980/81, 1984/85, 1988/89, 1997/98 a 2000/01, 2005/06 e 2014/15.
Mas há outro dado que salta à vista. A última vez que quatro equipas portuguesas tinham sido eliminadas de rajada aconteceu no final dos anos 80. Em 1988, Benfica, Sporting, Belenenses e FC Porto foram eliminados todos na mesma ocasião.
Há 32 anos que não havia quatro eliminações portuguesas na mesma jornada europeia (apenas jogos a eliminar):2020, 27 Fev: Benfica, FC Porto, Sporting e SC Braga1988, 26 Out: Benfica, FC Porto, Sporting e Belenenses pic.twitter.com/fLxWFIaHFk
— playmakerstats (@playmaker_PT) February 27, 2020
Leia Também: Liga Europa: Quem cai e quem fica além do pesadelo português