Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Razia europeia como esta só há mais de 40 anos

Portugal passou do país mais representado na Liga Europa para ficar sem nenhuma equipa nas provas europeias.

Razia europeia como esta só há mais de 40 anos
Notícias ao Minuto

07:02 - 28/02/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Liga Europa

Foi uma noite negra para o futebol português. Depois do Sporting de Braga ter caído aos pés do Rangers, a noite de quinta-feira trouxe consigo as eliminações de FC Porto, Sporting e Benfica, deixando as competições europeias sem clubes portugueses logo em fevereiro, algo que não acontecia desde a temporada de 1978/79, ou seja, há mais de quarenta anos.

Portugal iniciou a época com cinco clubes em provas europeias - Benfica e FC Porto na Liga dos Campeões; Sporting, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães na Liga Europa -, mas a chegada do mês de fevereiro trouxe consigo quatro eliminações.

O FC Porto caiu cedo da Liga dos Campeões para a Liga Europa, depois de ter sido eliminado pelo Krasnodar na terceira pré-eliminatória da prova milionária. Seguiu-se depois também a queda do Benfica para a Liga Europa, que ficou em terceiro lugar na fase de grupos.

Na Liga Europa, FC Porto e Sporting de Braga passaram em primeiro dos respetivos grupos, enquanto o Sporting seguiu em frente com o segundo lugar no grupo D. O Vitória de Guimarães foi o último classificado do grupo F.

Passar de país mais representado para nenhum representante

Com a chegada dos 16 avos de final, Portugal era o país mais representado nesta fase da prova com quatro equipas. Mas passadas estas últimas duas mãos o nosso país ficou sem qualquer representante no 'top 16' das competições europeias, interrompendo um ciclo de 40 anos, iniciado em 1979/80.

Um desastre europeu como este tinha acontecido na época 1978/79. Na altura, o FC Porto foi eliminado pelo AEK na primeira ronda da Taça dos Campeões Europeus (1-6 fora e 4-1 em casa) e o Sporting caiu na mesma fase da Taça dos vencedores de Taças perante o Banik Ostrava (dois desaires por 1-0).

Na Taça UEFA, Benfica e Sporting de Braga passaram a primeira ronda, mas caíram na segunda, correspondente aos 16 avos de final: os 'encarnados' face ao Borussia Mönchengladbach (0-0 em casa e 0-2 fora, após prolongamento) e os 'arsenalistas' frente ao West Bromwich (0-2 em casa e 0-1 em Londres).

Os piores registos, com apenas um representante luso nos últimos 16, datavam de 1980/81, 1984/85, 1988/89, 1997/98 a 2000/01, 2005/06 e 2014/15.

Mas há outro dado que salta à vista. A última vez que quatro equipas portuguesas tinham sido eliminadas de rajada aconteceu no final dos anos 80. Em 1988, Benfica, Sporting, Belenenses e FC Porto foram eliminados todos na mesma ocasião.

Leia Também: Liga Europa: Quem cai e quem fica além do pesadelo português

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório