Powered bySolverde
Disclaimer

Gioavanni Reyna, a nova estrela do Dortmund que pode representar Portugal

Jovem de apenas 17 anos é filho de um antigo futebolista e para além de ter passaporte português é também disputado pelas seleções da Argentina, Inglaterra e Estados Unidos, pela qual já alinhou no Campeonato do Mundo de sub-17.

Giovanni Reyna

© Getty Images

Rodrigo Querido
25/02/2020 08:01 ‧ 25/02/2020 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

Erling Haaland é a estrela do momento no Borussia Dortmund, mas nas fileiras do emblema germânico está despontar um atleta de apenas 17 anos cujo futuro também se prevê brilhante e que tem, curiosamente, passaporte... português.

Giovanni Reyna, de apenas 17 anos, estreou-se com a camisola do Borussia Dortmund no passado dia 18 de janeiro no encontro da Bundesliga diante do Augsburgo. A exibição não foi de encher o olho - viu inclusive um cartão amarelo -, mas chegou para o filho do antigo internacional pela seleção dos Estados Unidos, Claudio Reyna, entrar para a história como o mais novo norte-americano a estrear-se no principal escalão do futebol alemão.

Dias depois surgiu mais um recorde. Lançado no encontro da Taça da Alemanha, Reyna tornou-se no mais jovem jogador do Borussia Dortmund a marcar nesta competição. O cartão de visita? Um golo de levantar o estádio que, ainda assim, não impediu a derrota da sua equipa.

Mas voltemos ao início do texto e à parte em que Reyna possui nacionalidade portuguesa. Gio, como é carinhosamente conhecido, nasceu em novembro de 2002 na cidade inglesa de Sunderland, quando o seu pai representava este clube, mas foi criado no Estados Unidos. Filho de Claudio Reyna e Danielle Reyna, dois antigos internacionais norte-americanos, o jovem de 17 anos cresceu com o futebol em casa. O pai, Claudio, jogou em clubes como Bayer LeverkusenWolfsburgo, Rangers, Sunderland, Manhester City e NY Red Bulls, e foi uma estrela da seleção norte-americana. 

A ligação de Giovanni Reyna a Portugal explica-se através do seu pai. Claudio Reyna é filho de uma portuguesa, Maria Silva, que emigrou para os Estados Unidos e casou com Miguel, um ex-jogador do Independiente, da Argentina.

Ou seja, Giovanni Reyna conta com um avô paterno, que é argentino, e uma avó paterna, que é portuguesa, nacionalidade que utilizou para pedir passaporte europeu e ingressar no Borussia Dortmund em 2019, depois de nas camadas jovens ter representado o New York City FC.

Depois de ter começado a integração na equipa sub-19, Giovanni Reyna tem merecido a confiança do treinador Lucian Favre e foi convocado para seis jogos na Bundesliga, somando mais de 150 minutos com a camisola da equipa principal. Na última terça-feira fez, inclusive, a sua primeira assistência na Liga dos Campeões, ao fazer o passe para o golo de Erling Haaland.

As últimas informações reveladas pela imprensa internacional dão conta de que o futuro internacional deste jovem de 17 anos está a ser alvo de uma disputa acérrima entre Estados Unidos, Inglaterra, Portugal e Argentina. Resta agora saber que país o jovem Gio vai escolher para representar no futuro.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas