Meteorologia

  • 30 MARçO 2020
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 14º

Edição

Boa forma de Sérgio Oliveira pode ser 'travão' à titularidade de Danilo

Médio internacional português tem sido o titular na ausência por lesão do capitão de equipa e tem convencido com exibições muito positivas. Danilo poderá esperar mais tempo para recuperar ritmo de jogo.

Boa forma de Sérgio Oliveira pode ser 'travão' à titularidade de Danilo

O jogo de quinta-feira frente ao Bayer Leverkusen marcou o regresso de Danilo Pereira aos relvados. O médio tem estado ausente desde a final da Taça da Liga frente ao Sporting de Braga por problemas físicos, mas contou com alguns minutos de jogo na derrota do FC Porto na Alemanha, entrando para o lugar de Luis Díaz.

Ainda assim, estes minutos podem não significar um regresso do internacional português à titularidade. Apesar de Danilo precisar de rodagem para o ciclo que terá de enfrentar, o capitão de equipa terá de ultrapassar a boa forma apresentada por Sérgio Oliveira.

O médio, de 27 anos, assumiu a vaga no meio campo ao lado de Uribe na sequência da lesão de Danilo na final da Taça de Liga e a verdade é que tem correspondido com exibições de encher o olho, sendo um dos motores dos portistas nas movimentações ofensivas.

Com Uribe numa posição mais recuada do meio campo, Sérgio Oliveira atua num espaço competitivo que confere maior fluidez ao centro do terreno, o que permite uma transição mais rápida dos azuis e brancos para uma posição de ataque.

Muitas vezes criticado pelos adeptos portistas, Sérgio Oliveira tem aproveitado as oportunidades concedidas por Sérgio Conceição e tornou-se, passo a passo, num dos elementos mais influentes na zona central do terreno. O internacional português tem ganho estatuto na equipa desde os finais de dezembro e as excelentes exibições convenceram Conceição a 'reservar-lhe' um lugar no onze, tendo sido decisivo nos encontros caseiros diante de Gil Vicente e Benfica.

Curiosamente, o grande momento de forma do médio surge após uma lesão de Danilo Pereira, à semelhança do que já tinha acontecido na reta final da temporada 2017/18 e que culminou com a conquista do título.

Danilo vai ter de 'correr' para regressar ao onze

O regresso de lesão de Danilo Pereira irá provocar, certamente, algumas dores de cabeça a Sérgio Conceição. O capitão de equipa vinha a ser um dos atletas com mais minutos jogados desde o início da temporada, mas a lesão no encontro da Taça da Liga com o Sporting de Braga travou essa progressão.

Agora, e já sem limitações, o internacional português terá de convencer o técnico portista de que merece voltar às escolhas iniciais, assumindo o lugar ou de Sérgio Oliveira ou de Mateus Uribe.

A seu favor poderá jogar o facto de precisar de minutos de competição para recuperar a melhor condição física, mas a dupla Uribe-Oliveira tem mostrado credenciais nos últimos encontros, com um meio campo mais criativo e fluído na saída para o ataque, algo que não acontece, por exemplo, com Uribe e Danilo já que são dois jogadores mais posicionais.

Assim, o técnico azul e branco terá de decidir se dá continuidade ao atual 'modelo' ou se faz uma espécie de regresso ao passado, em que Danilo e Sérgio Oliveira formaram uma dupla de sucesso, algo que já aconteceu no início da temporada na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões diante do Krasnodar e em encontros de dificuldade mais elevada, como as recepções ao Sporting de Braga e ao Sporting.

Danilo PereiraDados de desempenhoSérgio Oliveira
28Jogos23
2 284Minutos jogados1 271
5Cartões5
0Golos4
1Assistências4

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório