Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

O coletivo foi a maior força do leão. As notas do Sporting-Basaksehir

Exibição muito positiva da equipa de Jorge Silas permitiu triunfo importante na receção aos turcos. Ficou o sabor amargo pelo golo sofrido nos últimos minutos.

O coletivo foi a maior força do leão. As notas do Sporting-Basaksehir
Notícias ao Minuto

08:09 - 21/02/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

Nesta quinta-feira, o Sporting deu um importante passo rumo aos oitavos de final da Liga Europa, ao vencer o Basaksehir por 3-1, na primeira mão dos 16 avos de final da competição.

Os leões assinaram uma exibição de bastante qualidade, provavelmente a melhor no que vai de temporada, e deixaram boas perspetivas para o duelo da segunda mão, agendado para 27 de fevereiro.

Em Alvalade, a equipa comandada por Jorge Silas dominou em quase todos os momentos de jogo, tendo criado diversas oportunidades junto da baliza de Mert Gunok, que evitou que o triunfo leonino ganhasse outras dimensões.

Mais do que as individualidades, o leão apresentou-se forte coletivamente, e foi essa coesão que fez o Sporting sair do encontro com um triunfo, que só pecou por escasso e pelo golo sofrido, de forma totalmente desnecessária.

Destaques do jogo

Figura

Numa exibição em que o coletivo foi o grande destaque, fica difícil enfatizar apenas um jogador do Sporting como o melhor neste encontro. Ainda assim, a exibição de Marcos Acuña chamou à atenção. O argentino não só assistiu no primeiro golo, com a cobrança de um pontapé de canto da direita, como contabilizou diversas arrancadas pela esquerda, causando muitas dificuldades à defensiva do Basaksehir. Foi um autêntico 'trator' na ala esquerda. Ficou ainda na retina um passe que fez para Andraz Sporar, num lance em que lançou a bola do seu meio-campo até à área contrária, deixando o avançado em excelente posição para marcar.

Surpresa

Andraz Sporar marcou o seu primeiro golo de leão ao peito diante do conjunto turco, ao cabo de cinco jogos oficiais pelo Sporting. O esloveno participou ainda em várias jogadas do ataque da sua equipa, demonstrando quase sempre noção dos espaços que ocupava e o que deveria fazer com a bola. A sua prestação merece nota positiva e deixa boas perspectivas para o futuro.

Desilusão

Com 12 golos no total da temporada, Enzo Crivelli é o melhor marcador desta equipa do Basaksehir em 2019/20. O avançado francês, contudo, passou completamente ao lado do jogo em Alvalade, não tendo registado uma única oportunidade de golo, nem participado com relevância nas manobras ofensivas da equipa. Realizou uma exibição para esquecer.

Treinadores

Jorge Silas

O treinador do Sporting tem mostrado muitas dificuldades em assentar esta equipa no campeonato, mas o mérito deste triunfo ninguém lhe tira. Os leões entraram na partida 'a todo o gás' e assinaram mesmo uma das melhores exibições da época. Ficou um sabor amargo pelo golo sofrido, de grande penalidade, naquele que foi o único lance em que os verde e brancos realmente vacilaram e não estiveram bem no plano defensivo. Ainda assim, há que elogiar a exibição da formação lisboeta nesta quinta-feira, e não há como negar que teve 'dedo' de Silas.

Okan Buruk

Esperava-se mais deste Basaksehir em Alvalade. O segundo classificado do campeonato turco teve uma performance bastante aquém do esperado e que facilitou imenso a tarefa do Sporting. Foi surpreendido pela forma como o leão entrou no jogo e não conseguiu mudar o rumo dos acontecimentos. Fez uma substituição ao intervalo, mas, depois, só voltou a mexer aos 70 minutos de jogo. Esperava-se mais.

Árbitro

Anthony Taylor

O juiz inglês realizou uma arbitragem de muito bom nível e sem erros que tenham influenciado o resultado deste encontro. Deixou jogar em muitas ocasiões, bem ao estilo da Premier League, onde apita todos os fins de semana, e isso fez muito bem ao jogo.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório