Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

'Jogo de loucos' na Escócia acaba com 'conto de fadas' de Rúben Amorim

Rangers deu a volta a uma desvantagem de dois golos, bateu o Sporting de Braga, por 3-2, e colocou um 'pé' nos oitavos-de-final da liga Europa.

'Jogo de loucos' na Escócia acaba com 'conto de fadas' de Rúben Amorim

Ao décimo jogo no comando técnico do Sporting de Braga, eis que Rúben Amorim sofre a primeira derrota, diante do Rangers, por 2-3, no Ibrox Stadium, em, partida referente à primeira mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa.

Os arsenalistas assinaram uma hora de jogo de alto nível, e chegaram mesmo a estar em vantagem no marcador, graças aos golos de Fransérgio e Abel Ruiz. No entanto, os escoceses deram a volta, por intermédio de Ianis Hagi (bis) e Ayodele-Aribo.

Uma primeira parte que prometia tanto…

Depois das oito vitórias nos nove primeiros jogos em solo nacional, sobrava a pergunta: seria este Sporting de Braga, de Rúben Amorim, capaz de dar uma resposta de semelhante nível na Europa? A resposta foi um contundente ‘sim’.

Os minhotos não se deixaram amedrontar pelo adversário, que tinha feito a ‘vida negra’ ao FC Porto na fase de grupos, e entraram ‘mandões’ em campo, trocando a bola com qualidade e pressionando alto quando não a tinham.

O primeiro sinal de perigo surgiu logo aos quatro minutos, quando Raúl Silva cabeceou para defesa apertada de McGregor, e o segundo pouco depois. Francisco Trincão - um dos melhores da noite - combinou com Abel Ruiz e atirou a centímetros da baliza.

O ‘cântaro’ tantas vezes foi à ‘fonte’ que, à terceira… partiu. Fransérgio encheu o pé e desferiu um autêntico ‘míssil’, que quebrou o nulo no Ibrox, e será, certamente, recordado como um dos melhores da presente edição da Liga Europa.

Daí em diante, o jogo só deu Sporting de Braga. Tirando uma ou outra ‘correria’ de Alfredo Morelos, só os arsenalistas foram capazes de criar perigo. Paulinho e Francisco Trincão ‘cheiraram’ o golo, e só por muito pouco não fizeram a festa.

Intervalo trouxe ‘jogo de loucos’

O Rangers regressou dos balneários empenhado em anular a vantagem do Sporting de Braga, e esteve mesmo à beira de o fazer aos 56 minutos, quando, primeiro Matheus, e depois Bruno Viana, tiraram a bola em cima da linha.

No entanto, não demorou a que o ascendente voltasse às mãos dos arsenalistas. Depois de Fransérgio ‘disparar’ à barra da baliza do Rangers, o estreante Abel Ruiz, com um remate cruzado à entrada da grande área, fez o 2-0.

Mas o Rangers não estava disposto a ‘atirar a toalha ao chão’ e respondeu apenas oito minutos depois. Ianis Hagi - sim, o filho do Maradona dos Cárpatos - ‘bailou’ sobre Ricardo Esgaio e bateu Matheus para relançar a partida.

As bancadas do Ibrox voltaram a acreditar, os escoceses encostaram os portugueses às costas, e, aos 75 minutos, surgiu o golo da igualdade. Ayodele-Aribo pegou na bola, ultrapassou uma série de defesas e repôs a igualdade.

O golo que selou a ‘cambalhota’ no marcador surgiu quando faltavam menos de dez minutos para o apito final. Ianis Hagi marcou um pontapé-livre que, após desviar na barreira, encontrou o caminho para a baliza à guarda de Matheus.

O Sporting de Braga sai, assim, da Escócia derrotado. No entanto, os dois golos marcados fora de portas deixam tudo em aberto na eliminatória, cuja segunda mão se joga na próxima quarta-feira, na Pedreira.

Momento do jogo: O futebol também vive da sorte, e Ianis Hagi que o diga. Com a partida empatada a duas bolas, o romeno cobrou um pontapé-livre e fez o golo que selou o triunfo do Rangers, com uma preciosa ajuda da barreira.

Acompanhamento

90' - Apito final no Ibrox. O Sporting de Braga teve uma vantagem de dois golos, mas o triunfo sorriu ao Rangers, por 3-2.

82' - GOOOOOOOLOOOOOOO do Rangers! Ianis Hagi marcou um pontapé-livre, que, após desviar na barreira, encontrou o caminho da baliza do Sporting de Braga.

75' - GOOOOOOOLOOOOOOOO do Rangers! Ayodele-Aribo deixou uma série de adversários para trás e fez o 2-2 diante do Sporting de Braga.

73' - Mudança forçada para o Rangers. Barisic, lesionado, tem sair. É Stewart quem entra para o render.

70' - Rúben Amorim volta a mexer. Sai Abel Ruiz, entra Ricardo Horta.

69' - Novo cartão amarelo. Agora é para Galeno, por entrada dura sobre Barisic.

Eis o tento que relança a partida em Glasgow

67' - GOOOOOOOOLOOOOOO do Rangers! Ianis Hagi, 'bailou' sobre Ricardo Esgaio e atirou para o fundo das redes. Está relançada a partida na Escócia.

Assim foi o golo de Abel Ruiz

59' - GOOOOOOOLOOOOOOOO do Sporting de Braga! O estreante Abel Ruiz, à entrada da grande área, rematou cruzado para fazer o 2-0 para os arsenalistas.

58' - Quatro minutos depois de entrar... Ayodele-Aribo vê o cartão amarelo. O nigeriano acertou com o cotovelo em João Palhinha e o árbitro não perdoou.

56' - O que acaba de desperdiçar Morelos! O avançado, sozinho, atirou à figura de Matheus. Na recarga, deixou-se antecipar por Bruno Viana. Esteve à vista o empate na Escócia...

54' - Alteração no Rangers. Ayodele-Aribo entra para o lugar de Kamara.

51' - Fransérgio esteve à beira do 2-0! O brasileiro, com mais um grande remate de fora da grande área, acertou em cheio na barra da baliza escocesa.

47' - Morelos quase marcou um golaço... sem querer! Na tentativa de cruzar a bola, o avançado do Rangers acabou por atirar ligeiramente por cima da baliza à guarda de Matheus.

46' - Arranca a segunda parte no Ibrox Stadium. O pontapé de saída pertence à equipa portuguesa.

45' - Intervalo em Glasgow. O Sporting de Braga recolhe aos balneários em vantagem graças ao golo de Fransérgio.

41' - O primeiro cartão amarelo da partida é para Morelos. O avançado teve uma entrada dura sobre Bruno Viana, foi punido e falha o encontro da segunda mão, em Braga.

39' - Grande iniciativa individual de Francisco TrincãoO jovem avançado 'bailou' na grande área e atirou muito perto da baliza.

35' - Mais um lance polémico, agora na grande área do Rangers. Quando Abel Ruiz se preparava para rematar, Steven Davies entrou de 'carrinho' e derrubou-o. Mais uma vez, o árbitro mandou seguir.

30' - Nova intervenção do guarda-redes do Sporting de Braga! Morelos atirou, à boca da baliza, mas Matheus voltou a brilhar.

25' - Atenção de Matheus novamente colocada à prova! Morelos escapou à marcação e, isolado, atirou à figura do guarda-redes brasileiro.

19' - Paulinho esteve à beira do 2-0! Francisco Trincão tirou um adversário do caminho e cruzou para o avançado, que cabeceou ligeiramente por cima da baliza.

14' - Lance polémico na grande área do Sporting de Braga. Matheus sai dos postes e derruba Hagi, mas o árbitro limita-se a apontar para o pontapé de canto.

12' - Contratempo para Rúben Amorim... Wallace, lesionado, sai para dar o lugar a Galeno.

Não perca as imagens do golaço de Fransérgio

11' - GOOOOOOOLOOOOOOO do Sporting de Braga! Que maravilha de Fransérgio! O brasileiro encheu o pé e, com um grande remate de longe, bateu McGregor.

7' - Respondem os escoceses! Morelos cruzou para o coração da grande área e Kent, sozinho, por muito pouco não conseguiu desviar para a baliza. Temos jogo no Ibrox!

6' - Os arsenalistas voltam a 'cheirar' a baliza! Francisco Trincão partiu para o contra-ataque, combinou com o Abel Ruiz e atirou a centímetros do poste.

4' - O Sporting de Braga à beira do primeiro golo na Escócia! Raúl Silva rematou para defesa apertada de McGregor e, na recarga, Wallace atirou ao lado. Bruno Viana ainda tentou emendar, mas estava fora de jogo.

0' - Apito inicial no Ibrox Stadium. Já se joga o Rangers-Sporting de Braga,

'Onzes'

Rangers: Allan McGregor, James Tavernier, Nikola Katic, Connor Goldson, Borna Barisic; Steven Davis, Scott Arfield, Glen Kamara; Ryan Kent, Ianis Hagi e Alfredo Morelos.

Sporting de Braga: Matheus; Ricardo Esgaio, Wallace, Raúl Silva, Bruno Viana, Sequeira; João Palhinha, Fransérgio; Francisco Trincão, Paulinho e Abel Ruiz.

Antevisão

Após o arranque 'a todo o gás' no comando técnico do Sporting de Braga, que culminou com um registo de oito vitórias e um empate em nove partidas oficiais, Rúben Amorim tem, esta quinta-feira, estreia marcada nas competições europeias.

Os arsenalistas vão à Escócia defrontar o Rangers, no Ibrox, na expetativa de manter, pelo menos, em aberto as esperanças de carimbar um lugar nos oitavos-de-final da Liga Europa. Uma tarefa que, no entanto, não se adivinha fácil.

Prova disso é que, na fase de grupos, os homens do antigo internacional inglês Steven Gerrard fizeram a 'vida negra' ao FC Porto, tendo 'arrancado' um empate a uma bola no estádio do Dragão e vencido a partida disputada em Glasgow, por 2-0.

O Rangers-Sporting de Braga será ajuizado pelo árbitro espanhol Javier Estrada Fernández e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório