O Benfica fez, esta quarta-feira, uso da newsletter News Benfica para recriminar o episódio de racismo registado, no passado fim de semana, no estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, que culminou com Moussa Marega a abandonar o Vitória SC-FC Porto.
O clube da Luz recorda que "há muito" que faz "do combate ao racismo uma causa prioritária, participando de forma ativa em diversas iniciativas da UEFA", entre elas "a campanha #EqualGame", com a qual está "totalmente sintonizado".
"Mais do que nunca, confrontados com o deplorável ato de racismo de que o jogador Marega foi vítima, importa recordar as palavras do presidente Luís Filipe Vieira quando, a 23 de outubro de 2019, lançámos uma pioneira iniciativa pela igualdade junto da UEFA", pode ler-se.
Nas declarações em causa, Luís Filipe Vieira enalteceu a "história" do Benfica "como instituição de referência desportiva em Portugal, no resto da Europa e mundo".
"Uma das nossas grandes forças sempre foi sermos um espaço aberto, popular e diversificado de talento, de oportunidades e de humanismo, bastando recordar esse maior símbolo do nosso clube, Eusébio da Silva Ferreira", disse na altura.
"Nas competições desportivas como na vida não pode haver espaço para a discriminação, seja ela de que natureza for. Em campo somos todos iguais, fora dele todos temos de ter oportunidades de dar expressão às nossas diferenças e competências em plena igualdade", completou.