Powered bySolverde
Disclaimer

Francisco J. Marques e o caso Marega: "Houve quem tentasse banalizar"

Diretor de comunicação do FC Porto diz que "não vale tudo para atingir os adversários"

"FC Porto enviou uma carta a António Costa e até hoje não houve resposta"

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
19/02/2020 07:27 ‧ 19/02/2020 por Notícias Ao Minuto

Desporto

Marega

O Diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, comentou no programa Universo Porto - da Bancada, no Porto Canal, os insultos racistas a Moussa Marega, no encontro do último domingo no Estádio D. Afonso Henriques entre Vitória de Guimarães e FC Porto.

O dirigente portista sublinha que se apercebeu do que aconteceu até pela transmissão televisiva e diz não entender como tenha havido quem "tenha procurado simplificar e banalizar ou levanta a dúvida" sobre se tratariam ou não de insultos racistas.

"Pela transmissão televisiva deu para perceber o que estava a passar. Eu apercebi-me. Vou até revelar uma troca de mensagens com o Dr. Nuno Brandão, um dos nossos advogados. Ele perguntou-me se os adeptos do Guimarães não entoaram cânticos de macacos contra o Marega entre os minutos 62 e 63. Eu disse-lhe que sim e que já tinha pedido para cortar esse excerto. Ou seja, antes de o Marega ter enchido a paciência, já nós em casa nos tínhamos apercebido que quando a bola estava com ele havia aquele som. Isto vem tornar mais difícil entender algumas pessoas que procuraram simplificar e banalizar ou levantar a dúvida se por ventura estávamos perante um ato racista ou não", começou por dizer Francisco J. Marques.

"Estamos a falar de uma coisa que logo a seguir se vem a perceber quando o Marega diz que não está para continuar a aturar aqueles comportamentos. Mas já antes, quando ele marcou o golo, aquele gesto para a pele que fez tinha de ter significado. Há muitos dados para perceber o que aconteceu. Depois há outra coisa: há uma autoridade da polícia a confirmar que houve insultos racistas. Quantas vezes vimos uma autoridade policial confirmar com tanto desprendimento uma coisa? Ali não há que ter dúvidas. Não aconteceu outra coisa, aconteceu aquilo. O comissário disse que não tinha a mais pequena dúvida", prosseguiu.

"Há um sem número de testemunhos e há o que todos vimos. É uma coisa de uma proporção que não é comum. Nunca tínhamos visto coisas destas. E por isso é que nunca tinha causado uma coisa assim. Um jogador sentir-se humilhado e farto... Em relação ao comportamento dos colegas de equipa, é importante dizer que estavam a tentar tranquilizar o Marega, que estava visivelmente perturbado com aquilo. Quem não ficaria? Há uma linha que não pode ser ultrapassada", atirou ainda.

Francisco J. Marques referiu ainda que o grupo de trabalho se uniu em torno de Marega para ajudar o avançado maliano a ultrapassar esta situação.

"O grupo de trabalho está a prestar todo o apoio ao Marega porque é justo que assim seja. Ele merece. É o tipo de jogador que leva muita pancada e que tem sempre um grande fair-play para com os adversários. Tem um comportamento irrepreensível. Agora, passou por isto há que o ajudar a superar. Toda a gente está a contribuir para isso. E o FC Porto não está a procurar tirar aproveitamento disto. O senhor presidente quando recorda que o atleta recebeu das suas próprias mãos a distinção de dragão de ouro só diz que nós não descobrimos que ele era bom agora. Nós já o tínhamos premiado e nós bem sabemos o atleta e o homem que ele é. Nós, em devido tempo, distinguimos o Marega como um dos melhores entre os melhores. O que eu destacava das declarações é isso", concluiu.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Katia Aveiro volta a defender CR7. "Perseguição obsessiva, doentio"

Katia Aveiro

Katia Aveiro volta a defender CR7. "Perseguição obsessiva, doentio"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Dicas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas