Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Sheffield Utd: O histórico que renasceu das cinzas para lutar pela Europa

Os blades são os quintos classificados da Premier League na época em que regressaram ao principal escalão do futebol inglês.

Sheffield Utd: O histórico que renasceu das cinzas para lutar pela Europa
Notícias ao Minuto

08:06 - 12/02/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

O Sheffield United é um clube com muita tradição em Inglaterra. Não só foi das primeiras equipas a sagrar-se campeã nacional - na já longínqua temporada de 1897/98, no final do século XIX - como conta com um total de 61 participações no principal escalão do futebol inglês.

Os blades, contudo, perderam protagonismo com o avançar dos anos, tendo sido despromovidos ao segundo escalão em 1976, para regressarem à Premier League somente em 1990, 14 anos mais tarde. Voltaram a descer em 1994 e só voltaram a disputar a primeira divisão em 2006/07. Mas foi sol de pouca dura: o Sheffield United voltou a não ser capaz de se manter entre os 'grandes' do futebol inglês, e teve de se contentar com participar nos escalões secundários durante muitos anos.

Foi apenas na temporada passada que o emblema do condado de South Yorkshire, no Reino Unido, confirmou o regresso à Premier League, depois de ter terminado na segunda posição do Championship em 2018/19.

Um regresso 'de ouro'

Doze anos depois, os blades voltaram ao convívio entre os 'grandes' e a verdade é que estão a impressionar tudo e todos, sendo a grande sensação da presente edição da Premier League.

Neste momento, e na sequência do triunfo (2-1) alcançado na receção ao Bournemouth, no último fim de semana, o Sheffield United ocupa um surpreendente quinto lugar da classificação, com 39 pontos conquistados ao cabo das primeiras 26 jornadas do campeonato inglês.

O conjunto orientado por Chris Wilder tem mais um jogo disputado que o Tottenham de José Mourinho, é certo, mas ocupa atualmente a única posição de acesso direto à fase de grupos da próxima Liga Europa via Premier League.

Em busca de um inédito apuramento europeu

Em toda a sua história, e apesar de já ter disputado 61 edições diferentes da primeira divisão inglesa, o Sheffield United nunca celebrou o apuramento para competições da UEFA.

Significa isto que os blades nunca tiveram a oportunidade de disputar a Liga dos Campeões, a Liga Europa (antiga Taça UEFA), a Taça Intertoto, a Taça das Taças ou mesmo a Taça das Cidades com Feira.

Esta época, contudo, os pupilos de Chris Wilder têm a possibilidade de fazer história. A concorrência 'assusta' - Tottenham, Manchester United Everton e Wolverhampton, sobretudo estes quatro, também estão na luta pela quinta posição da Premier League -, mas os blades seguem na corrida pelo acesso direto à fase de grupos da Liga Europa do próximo ano. E isso, para uma equipa que acabou de ser promovida ao primeiro escalão e que não tem qualquer tipo de experiência em provas internacionais, é, por si só, um feito digno de destaque.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório