Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

"Dala não é inferior a quem está no Sporting. É estranho não ser aposta"

Bento Valente, que conhece muito bem o avançado que joga no Rio Ave cedido pelos leões, acredita que o angolano seria uma "mais-valia" para a equipa de Jorge Silas.

"Dala não é inferior a quem está no Sporting. É estranho não ser aposta"
Notícias ao Minuto

08:05 - 12/02/20 por Gonçalo Tristão Santos com Carlos Pereira Fernandes

Desporto Exclusivo

Gelson Dala foi contratado pelo Sporting em janeiro de 2017, proveniente do 1.º de Agosto. O avançado angolano chegou a Alvalade acompanhado do compatriota Ary Papel, com ambos a serem integrados na equipa B leonina.

Apesar das expectativas que recaíam sobre a dupla, foi Dala quem mais se destacou, depois de apontar 13 golos em 17 jogos na II Liga. Um registo que impressionou, mas que se revelou insuficiente para as aspirações do jovem avançado, então com 20 anos, que teve somente duas oportunidades de representar a equipa principal leonina - a primeira, durante a sua época de estreia, e a outra na temporada seguinte, antes de seguir para Vila do Conde na condição de emprestado, onde esteve durante um ano e meio.

Ao serviço do Rio Ave, Dala deu nas vistas, sobretudo em 2018/19, quando apontou sete golos em 26 jogos oficiais. Números que não convenceram a direção do Sporting, que o voltou a ceder na presente temporada, desta feita aos turcos do Antalyaspor, onde teve escassas oportunidades para mostrar o seu talento. Em janeiro, regressou aos vilacondenses e precisou de apenas alguns minutos em campo para fazer o gosto ao pé, no seu segundo jogo pelo Rio Ave em 2019/20.

Dala está, por isso, a entusiasmar em Vila do Conde. Em Alvalade, contudo, parecem não contar com ele, de todo. Um cenário que causa estranheza a Bento Valente, antigo membro do scout do Sporting que coincidiu com Dala no 1.º de Agosto, onde desempenhou a função de coordenador da formação do emblema da cidade de Luanda.

"O Gelson Dala é um jogador que tem qualidade para estar no Sporting, até pelas dificuldades que o clube tem neste momento nas posições da frente. Acho que ele não é inferior aos jogadores que lá estão. No meu ponto de vista, não fica a dever nada aos jogadores que vieram no mercado de verão e que ainda não revelaram qualidade suficiente para estar no Sporting. Acho que o Gelson Dala deveria ter oportunidades, ele tem vindo a demonstrar que tem qualidade", afirmou Bento Valente, em declarações prestadas em exclusivo ao Desporto ao Minuto.

"É um jogador com mobilidade, que tecnicamente é evoluído. Joga num espaço curto do terreno, o que caracteriza o ataque do Sporting, que tem de jogar sempre em espaços muito curtos na frente. Estamos a falar de um jogador que pensa rápido, que faz uma boa leitura do jogo e finaliza muito bem. Por isso, acredito que seria uma mais-valia para o Sporting. Não sei por que motivo o Sporting não olha para esta opção. Haverá, certamente, uma razão para não querer apostar, ou ainda não ter apostado, no Gelson Dala. Acho que é estranho. Se estivesse no Sporting, teria com certeza algumas oportunidades e faria os seus golos", prosseguiu, antes de nos explicar as funções que o avançado pode desempenhar dentro das quatro linhas, que não se esgotam na concretização de oportunidades de golo.

"O Gelson Dala não é bem um ponta de lança, é capaz de jogar nas três posições da frente. Mas sim, é um finalizador nato que pode ser aproveitado e ter mais rendimento jogando no centro. No meu ponto de vista, é um jogador que tem mais rendimento no centro, mas que também pode jogar mais encostado às linhas, como extremo, embora seja extremamente raro, ou mesmo atrás do ponta de lança", apontou Bento Valente.

"É um jogador muito habilidoso e tecnicamente bastante evoluído. É muito rápido e forte na concretização. Portanto, é um jogador que aparece em zonas de finalização com muita frequência", sentenciou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório