Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Benfica sofre mas garante regresso ao Jamor três anos depois

Famalicão lutou até final, mas foram as águias quem sorriram. A equipa de Bruno Lage fica à espera do outro finalista que será conhecido amanhã, após o segundo duelo entre FC Porto e Académico de Viseu.

Benfica sofre mas garante regresso ao Jamor três anos depois

O Benfica sofreu, mas garantiu, esta terça-feira, a presença na final da Taça de Portugal depois de empatar no terreno do Famalicão (1-1), em jogo da 2.ª mão das meias-finais da prova rainha.

Depois de uma vitória na Luz (3-2), a equipa de Bruno Lage teve que suar para assegurar um regresso ao Jamor três anos depois da última vez que disputou a final da Taça. Feitas as contas, o conjunto das duas mãos resultou numa vitória favorável às águias (4-3). 

Resumo da partida 

A primeira parte da partida nem sempre foi bem jogada, mas contou com várias oportunidades de golo. Apesar de uma maior pressão do Famalicão, foi mesmo o Benfica quem inaugurou o marcador. Vinícius descobriu Cervi na grande área famalicense e o argentino assistiu de forma primorosa para Pizzi (24') meter a bola no fundo das redes à guarda de Vaná.

Os comandados de João Pedro Sousa não desmoralizaram e foram atrás do prejuízo. Odysseas salvou dois lances que quase deram em golo um de Toni Martínez e outro de Diogo Gonçalves, mas aos 45 minutos nem o guardião grego evitou o golo do Famalicão que, porém, seria posteriormente anulado pelo VAR.

Na sequência de um livre indireto, Patrick William assinou um golaço com um remate cruzado, mas o VAR acabaria por invalidar o lance por fora de jogo a Gustavo Assunção.

A decisão da arbitragem motivou muitos protestos em Famalicão e os ânimos exaltaram-se de forma evidente no regresso ao balneário.

Na segunda parte, o Famalicão manteve os níveis de pressão e nos primeiros minutos dispôs de três boas oportunidades, mas do outro lado continuava a ter como principal barreira o grego Odysseas.

O Benfica, por seu turno, parecia confortável com o rumo do jogo e revelava pouco apetite pela baliza do Famalicão. As águias limitaram-se a defender em bloco baixo e o golo do Famalicão acabou mesmo por aparecer aos 78 minutos.

Diogo Gonçalves ganhou a Grimaldo no corredor esquerdo e cruzou rasteiro para Toni Martínez que só teve mesmo de encostar para empatar a partida e relançar a luta por um lugar no Jamor.

O golo motivou ainda mais os famalicenses, ao passo que as águias acusavam de forma clara o golo consentido já perto do apito final.

Ainda assim, o resultado não mais se alterou até ao final dos 90 minutos e foi o Benfica quem seguiu em frente e está na final da Taça de Portugal. 

Momento da partida: O golo de Pizzi numa altura em que o Famalicão estava por cima do jogo, como esteve aliás praticamente em cada um dos 90 minutos, tornou a missão dos comandados de João Pedro Sousa mais complicada ao mesmo tempo que deixou o Benfica mais confortável na eliminatória. O Benfica arriscou muito, mas acabou por colher o resultado desejado.  

Relato em direto

90'+5- Apito final! O Benfica empata em Famalicão (1-1) e garante um lugar na final da Taça de Portugal!

90'+4- Cartão amarelo para Coly (Famalicão). 

90'+2- Chiquinho atira forte, mas Vaná defende a dois tempos. 

90'+1 - Vão jogar-se mais cinco minutos. 

90'+1 - Última alteração no Benfica. Seferovic sai para o lugar de Vinícius, que ainda viu o cartão amarelo. 

89'- Racic arrisca o remate, mas Odysseas defende sem problemas. 

85'- Última alteração no Famalicão. Entra Rúben Lameiras para o lugar de Fábio Martins. 

Veja aqui o golo de Toni Martínez 

78'- GOOOOLLOOOO!! Toni Martínez não perdoa e empata a partida (1-1) após cruzamento rasteiro de Diogo Gonçalves!! O golo relança a discussão na eliminatória. Neste momento está favorável às águias (4-3), mas um novo golo do Famalicão muda tudo. 

76'- Alteração no Famalicão: Sai Pedro Gonçalves, entra Schiappacasse

73'- Pizzi aparecia isolado por Vinícius, mas acabou por perder o timing do remate. 

70'- Cartão amarelo para Fábio Martins (Famalicão). 

68'- Alteração no Famalicão. Walterson rende Ivo Pinto. 

66'- Alteração no Benfica. Chiquinho entra para o lugar de Rafa

66'- Toni Martínez aparece em boa posição mas a cabeça sai um pouco por cima da baliza do Benfica. O cruzamento foi de Fábio Martins. 

Chiquinho prepara-se para entrar no Benfica... 

64'- Cartão amarelo para Tomás Tavares (Benfica). 

63'- Pedro Gonçalves arrisca o remate cruzado, mas a bola não chega a assustar Odysseas

60'- Cartão amarelo para Franco Cervi (Benfica). 

59'- Corte providencial de Gustavo Assunção! Boa combinação de Cervi e Pizzi, mas o médio do Famalicão afastou a bola para canto. 

51'- Racic atira por cima! Mais um lance de perigo do Famalicão nesta segunda parte! 

50'- Odysseas a negar outra vez o golo de Diogo Gonçalves! 

48'- Diogo Gonçalves à beira do empate! Mais um remate do extremo do Famalicão que ganha um canto a favor dos famalicenses. 

46'- Já se joga a segunda parte em Vila Nova de Famalicão! 

INTERVALO

Veja aqui o golo do Famalicão anulado pelo VAR

45'+4- Jorge Sousa, por indicação do VAR, anulou o golo do Famalicão. A repetição do lance diz que Gustavo Assunção estava em fora de jogo por 31 centrímetros

45'+3- Espera-se a validação do golo por parte do VAR... 

[Lance anulado pelo VAR] 45'- GOOOOLLOOOO!! Patrick William empata a partida (1-1)!! Na sequência de um livre indireto, a bola sobra para o central do Famalicão que assina um belo golo com um remate cruzado. Os jogadores do Benfica ficam a queixar-se de uma alegada falta... 

40'- Patrick William está muito queixoso no relvado após um toque de Carlos Vinícius

39'- Outra vez Odyesseas! Mais uma defesa enorme do guardião grego! Diogo Gonçalves apareceu na cara do golo, mas mais uma vez surgiu o muro grego. 

34'- Que defesa de Odysseas!! Que grande intervenção do guardião grego! Toni Martínez tinha tudo para fazer o empate, mas eis que se ergueu um muro grego na baliza encarnada. 

31'- Gustavo Assunção está a receber assistência médica depois de uma bola dividida com Taarabt

30'- Agarra Odysseas! Diogo Gonçalves aparecia em alta velocidade, mas o guardião grego foi mais rápido do que o extremo do Famalicão. 

28'- Cartão amarelo para Adel Taarabt (Benfica). 

Veja aqui o golo de Pizzi

24'- GOOOOLLOOOO!! Pizzi inaugura o marcador e coloca o Benfica em vantagem (0-1)!! Foi o capitão encarnado quem começou a jogada, Vinícius combinou com Cervi que, de calcanhar, assistiu Pizzi para o golo!

22'- Cartão amarelo para Racic (Famalicão). 

21'- Que corte providencial de Rúben Dias! Toni Martínez aparecia em boa posição, mas o defesa do Benfica esticou-se todo e evitou que o avançado espanhol rematasse à baliza!

21'- Cruzamento venenoso de Cervi, mas ninguém apareceu para desviar a bola para o fundo da baliza famalicense

18- Pedro Gonçalves arrisca o remate fora da grande área, mas a bola sai muito por cima da baliza à guarda de Odysseas

16'- Rafa desperdiça uma situação de contra ataque. O extremo do Benfica tinha Pizzi solto no coração da área mas falhou na hora de passar. 

14'- Tomás Tavares tenta o cruzamento para o segundo poste, mas a bola acaba na bancada. 

12'- Rafa tenta fugir em velocidade, mas Riccieli antecipa-se e corta a bola sem falta. 

Primeiros 10 minutos com muitas pausas e poucas oportunidades de golos. 

0'- Rola a bola em Vila Nova de Famalicão! Já se joga a 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal!

_________________________________________________________________________________________________________________________

ONZE DO FAMALICÃOVaná; Ivo Pinto, Riccieli, Patrick William, Coly; Assunção, Račić, Pedro Gonçalves; Diogo Gonçalves, Fábio Martins e Toni Martínez.

19h43: Florentino regressa ao onze do Benfica. Esta será a primeira 'aparição' do jovem médio português em 2020. Além disso, Tomás Tavares rende o lesionado André Almeida, ao passo que Cervi entra para o lugar de Chiquinho

ONZE DO BENFICA: Odysseas; Tomás Tavares, Rúben, Ferro, Grimaldo; Florentino, Taarabt, Pizzi, CerviRafa e Vinícius.

A Taça de Portugal ficará a conhecer, na noite desta terça-feira, o primeiro finalista da presente edição da prova rainha. Famalicão e Benfica enfrentam-se na 2.ª mão das meias-finais, sendo que as águias partem em vantagem face ao resultado (3-2) da 1.ª mão. 

O pontapé de saída da partida está agendado para as 20h45 e contará com a arbitragem de Jorge Sousa. 

Acompanhe, em direto e ao pormenor, todas as incidências da partida no Desporto ao Minuto. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório