Meteorologia

  • 26 OUTUBRO 2021
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

De Buarcos ao topo da Europa. Obrigado pelos 192 golos, Hugo Almeida

595 jogos, 192 golos, 18 anos ao mais alto nível e 13 títulos conquistados. Uma carreira ímpar de Hugo Almeida.

De Buarcos ao topo da Europa. Obrigado pelos 192 golos, Hugo Almeida

E assim se despediu um incontornável nome do futebol português. 595 jogos e 192 golos depois, Hugo Almeida decidiu colocar um ponto final na carreira aos 35 anos. Um trajeto repleto de “muito suor” como disse o próprio, mas também de títulos. Foram, no total, 13 troféus conquistados ao longo de 18 anos.

Onde tudo começou…

Foi no Buarcos onde Hugo Almeida começou a dar os primeiros mais sérios pontapés numa bola. Foram três anos no clube até se mudar para a Naval 1.ª de Maio. Seguiram-se cinco anos no emblema da Figueira da Foz até que o FC Porto viu algo de diferente naquele jovem. Contratado pelos azuis e brancos, foi ainda nas Antas que Hugo Almeida concluiu a sua formação.

A sua afirmação no FC Porto não foi imediata e, pelo meio, teve de sobressair tanto no Leiria, como no Boavista. Só em 2005/06 se fixou no ataque dos dragões, depois de uma época em que realizou 38 jogos e marcou cinco golos.

Notícias ao Minuto© Reuters

Saiu de Portugal com destino ao Werder Bremen e com um currículo de respeito: 2 campeonatos, duas Taças de Portugal, duas Supertaças e uma… Liga dos Campeões.

As melhores épocas da carreira

Na despedida, Hugo Almeida falou de bons e maus momentos na carreira, mas realçou que vai levar consigo todos os momentos bons da sua carreira profissional. Ora, Alemanha e na Turquia foram os locais onde o antigo avançado passou alguns dos seus melhores anos.

No Werder Bremen, a sua veia goleadora veio ao de cima e os números falam por si. Quatro anos e meio e 68 golos em 187 jogos disputados. A juntar ao individual, Hugo Almeida teve também razões para sorrir a nível coletivo: O português conquistou uma Taça da Liga, uma Taça da Alemanha e uma Supertaça.

Em 2010 rumou ao Besiktas e o sucesso esteve novamente presente. Quatro épocas no emblema turco chegaram para marcar 47 golos em 108 jogos, e ainda conquistar uma Taça da Turquia.

Notícias ao Minuto© Reuters

O regresso às origens

Em 2014 deixou o Besiktas e a partir daí seguiram-se apenas fugazes passagens por clubes europeus. Representou o Cesena (Itália), o Kuban Krasnodar (Rússia), Anzhi (Rússia), o Hannover 96 (Alemanha), o AEK (Grécia) e o Hajduk Split (Croácia). Tudo isto, recorde-se, em apenas quatro anos. Ainda assim, em terras gregas, não saiu sem conquistar um título: A Taça da Grécia foi o último troféu que conquistou na carreira.

Em 2018 decidiu que estava na hora de regressar e quis ajudar a Académica de Coimbra a atingir os seus objetivos. Não conseguiu auxiliar a Briosa na tão desejada subida à I Liga, mas abrilhantou o segundo escalão do futebol português com aquilo que melhor sabia fazer: marcar golos. Terminou a sua jornada no futebol com 11 golos em 37 jogos pela Académica.

Notícias ao Minuto© Reuters

Uma referência de quinas ao peito

Hugo Almeida foi uma referência no ataque da Seleção Nacional de futebol. Representou Portugal em quatro grandes competições - Euro'2008, Mundial'2010, Euro'2012 e Mundial'2014 - e contribuiu com 19 golos em 57 jogos.

Ficou a faltar um grande título - não esteve presente no Euro'2016 em França - mas conquistou um título de relevo ainda nas seleções jovens de Portugal. Em 2003, juntamente com 'meninos' como Raul Meireles, Danny ou... Cristiano Ronaldo, Hugo Almeida venceu o seu único troféu de quinas ao peito: o Torneio de Toulon.

"Há momentos bons e momentos maus, mas acima de tudo recordo todos os bons momentos que passei, todo o suor que derramei para conquistar esta minha carreira. Sem o trabalho e a dedicação não era possível a carreira que tive", disse Hugo Almeida na hora da sua despedida dos relvados.

Agora somos nós que lhe dizemos... Muito obrigado, Hugo!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório